Desempenho dos Alunos: Como Automatizar a Correção de Provas Melhora o Rendimento das Turmas

30 de junho de 2017
Desempenho dos alunos

Desempenho dos alunos: Como automatizar a correção de provas melhora o rendimento das turmas

 

A correção de provas geralmente tem dois tempos: do professor, sozinho em casa, e com a turma, na frente da lousa. Não é que esses sejam tempos desperdiçados, mas podem ser melhor aproveitados para aumentar o rendimento de ambos e otimizar a aprendizagem. Veja como!

 

Como as automatizações de correção podem te ajudar a aproveitar o tempo

 

A logística da aplicação de provas é um dos maiores desafios das instituições de ensino. Essa tarefa envolve a digitação da avaliação, organização das questões, diagramação, impressão, correção e lançamento das notas em um sistema interno.

 

Todo esse processo consome tempo e energia, mas pode ser otimizado, a fim de que esse esforço seja gasto de forma mais produtiva. E como fazer isso? Automatizando!

 

As ferramentas digitais dinamizam e facilitam o trabalho de profissionais de diversas áreas e na escola não poderia ser diferente. Um aplicativo de correção de provas, como o Prova Fácil, transforma em minutos as horas, ou até mesmo dias, que um profissional gastaria para corrigir centenas de provas de suas várias turmas.

 

Além de ser menos desgastante para o docente, a automatização pode melhorar o desempenho dos alunos e é bom para a instituição, que não precisará pagar tantas horas extras pelo trabalho de correção.

Um aplicativo de correção de provas pode, ainda, ajudar a aproximar o gestor escolar da sala de aula. Isso acontece porque a ferramenta também gera relatórios personalizados a partir da nota de cada aluno. Com o gráfico em mãos, é possível verificar a evolução dos resultados dos estudantes ao longo do tempo.

Assim, diretores e coordenadores pedagógicos podem centrar o foco nos alunos que apresentam maiores dificuldades de aprendizado e elaborar medidas para um acompanhamento mais próximo.

É bom para o desempenho dos alunos…

 

Nunca falha: todas as salas de aula têm seus alunos “apressadinhos”, que não deixam o professor em paz até receber a nota da prova. Com a automatização da correção, o resultado pode estar disponível instantes após a entrega do teste. Assim, é possível receber a nota muito antes da próxima aula, pelo sistema escolar ou até mesmo por um link enviado ao seu e-mail.

 

Além do mais, as ferramentas de correção geram um feedback com taxas de acerto por questão e porcentagem de alunos que marcaram respostas corretas ou erradas. Com isso, é possível fazer uma avaliação individual do estudante e disponibilizar informações que o auxiliam a saber quais conteúdos e habilidades deve preservar ou melhorar.

 

Também é possível comparar os resultados individuais com os da classe, o que permite compreender as maiores dificuldades da turma como um todo. Isso ajuda a identificar quais habilidades foram trabalhadas corretamente durante as aulas e as lacunas que ficaram no processo de aprendizagem e precisam ser supridas.

 

Com os resultados mais rápidos, o professor pode retomar os temas em que os estudantes apresentaram mais dúvidas logo após o teste. Com uma revisão recente, as chances de aprendizagem e retenção dos conhecimentos são maiores e o desempenho dos alunos melhora.

 

… e bom para o professor!

 

Sem dúvida alguma, o professor é um grande beneficiado ao se adotar um sistema de correção de provas. A economia de tempo é a vantagem mais óbvia da utilização desse tipo de aplicativo. A ferramenta acaba com a rotina de passar dias e mais dias debruçado sobre pilhas de provas e economiza muitas horas de trabalho.

 

Com mais tempo livre, o professor pode se dedicar a preparar aulas mais inovadoras e instigantes, investir em sua formação e, claro, passa a ter mais qualidade de vida.

 

Além do tempo gasto, corrigir uma grande quantidade de provas também pode causar pequenos erros de atenção, prejudicando a nota e o feedback dado ao aluno. Num aplicativo como o Prova Fácil, não há esse problema.

 

A correção automática anula a chance de erros, pois opera de maneira exata, correlacionando todas as questões com uma folha-resposta já estabelecida pelo professor. Também é automática a soma de pontos, de acordo com o valor de cada resposta, tornando essa tarefa certeira.

 

A praticidade também é evidente: nada de carregar montes de papel, correndo o risco de perder alguma avaliação, ou colocar nota por nota no sistema interno da escola. Após feita a correção, todos os arquivos são disponibilizados digitalmente e podem ser acessados por gestores, professores e alunos.

 

Outra vantagem é que, com o feedback disponibilizado pela plataforma, fica mais fácil para o professor dar atenção diferenciada a cada aluno ou turma. É possível analisar indicadores e verificar se o desempenho de determinado estudante vem caindo ou mesmo observar se as notas dos alunos de uma determinada sala são muito díspares de alunos de uma outra turma da mesma série.

 

A automatização da correção de provas é uma tendência para os próximos anos que pode trazer infinitas vantagens para todas as turmas, como aumento do desempenho dos alunos, aproximação entre gestão escolar e estudantes e economia de tempo para os professores.

 

Quer saber mais sobre os benefícios de adotar um sistema de gestão de provas na sua instituição?
Então leia nosso post