• Posts
  • Materiais
  • Artigos
  • Cases
  • Tutoriais
Vida de professor

Desempenho das aulas: Técnicas para aprimorar o ensino

Desempenho das aulas: Técnicas para aprimorar o ensino

O resultado de uma sociedade digital e completamente conectada é uma série de transformações que acontecem cada vez mais rapidamente e impactam cada vez mais pessoas e áreas do conhecimento. O setor tecnológico é o que mais avança, trazendo mudanças também para a saúde, o mundo das finanças, a comunicação e, sem dúvidas, para a Educação.

Já faz tempo que “tecnologia em sala de aula” significa muito mais do que um laboratório de computadores, por exemplo. Hoje em dia, o uso de ferramentas e aplicativos já é parte fundamental do processo de aprendizagem e, comprovadamente, são estratégias muito importantes para melhorar o desempenho das aulas.

Isso porque todas as tarefas, de professores e alunos, são otimizadas quando tecnologias educacionais entram em cena. Os conteúdos se tornam mais dinâmicos, as aulas inovadoras e os alunos passam a ter um papel muito mais ativo sobre seu próprio aprendizado, visto que têm acesso a milhões de sites e referências.

 

Tecnologia é aliada pedagógica

Professores, alunos, coordenadores e diretores devem ver a tecnologia como uma importante aliada pedagógica: nem desmerecer e negar sua relevância nos dias de hoje, nem centralizar todo o ensino nela. Ela complementa as práticas já tradicionais de ensino falando a mesma linguagem dos estudantes, o que motiva a participação em sala de aula.

 

Para melhorar o desempenho e aprimorar os métodos utilizados em aula, primeiramente o professor deve elaborar um plano pedagógico coerente a turma, suas dificuldades e habilidades. Nesse plano, devem estar descritas as formas de avaliação que serão aplicadas, o cronograma de atividades, o conteúdo a ser transmitido, a bibliografia a ser consultada e tudo aquilo que for indispensável ao desenrolar da disciplina.

 

Além disso, o professor deve estabelecer objetivos gerais e específicos para saber como avaliar os alunos, quais resultados são esperados e como eles serão atingidos. Manter uma boa comunicação também é fundamental, de forma a receber feedbacks que possam ser úteis para implementar as aulas e adaptá-las de acordo com as necessidades da turma.

 

Listamos também algumas dicas mais práticas que, assim como o uso das tecnologias educacionais, vão te ajudar a produzir aulas mais proveitosas e participativas, confira:

 

Elabore provas argumentativas

As provas ainda são a principal ferramenta de avaliação, por isso é indispensável que ela esteja bem elaborada, para que então possa, de fato, medir o conhecimento dos alunos. Crie questões que exijam reflexão e argumentação, e que não se baseiam apenas na decoreba.

 

Dê exemplos práticos

Tudo fica mais fácil de ser compreendido quando se está mais próximo da nossa realidade. Por isso, busque exemplificar os conteúdos com coisas que façam parte do universo dos estudantes, como jogos, filmes, músicas, etc.

 

Planeje aulas dinâmicas

Vá além do modelo expositivo de aulas. Crie dinâmicas, apresente novidades e faça com que os alunos se sintam motivados a participar da aula.

Revise os conteúdos

Depois de apresentar o conteúdo, é muito importante revisá-lo. É nesse momento que vão surgir dúvidas e o aluno vai poder fixar melhor aquilo que foi aprendido. Para tanto, crie uma periodicidade para a revisão.

Avalie de várias formas

Nem sempre a prova é a maneira mais eficaz de avaliar as habilidades de um estudante, que podem se manifestar em diferentes formatos. Por isso, é muito válido buscar diversificar as metodologias de avaliação: trabalhos orais, debates e fichamentos são bons exemplos do que mais pode ser feito.

 

Deixe nos comentários mais alguma dica que você conheça!


Veja mais

Posts
16 de janeiro de 2019

Como promover a transformação digital no EaD através dos dados?

Ingressar na transformação digital significa alterar os modelos de negócio tradicionais para atender às demandas dos consumidores por meio de dados e tecnologia. Essa definição é válida para qualquer segmento…

VER MAIS POSTAGENS

Pesquisa

MAIS LIDAS

Como seu candidato pretende melhorar a educação brasileira?Antes e depois: quem é o professor moderno da educação 3.0?[GUIA] 32 ferramentas gratuitas valiosas para avaliações onlineComo nossos clientes adotam o Prova Fácil Avaliações para o EADVeja como economizar recursos usando o Prova FácilComo levar o Prova Fácil para sua instituição?

As melhores soluções para gerenciar as suas avaliações

SIGA-NOS