Por que usar um sistema de gestão de provas para diagramar provas online automaticamente

18 de agosto de 2017

Por que usar um sistema de gestão de provas para diagramar provas online automaticamente

Já falamos aqui no blog sobre como o tempo gasto com provas pode ser melhor aproveitado pelo professor e pelos alunos. É por isso que a tendência nas escolas mais modernas e inovadoras é automatizar esse processo, deixando tarefas como a diagramação para um sistema de gestão de prova. Mas será que você também deve adotar um?

 

O que é um sistema de gestão de provas?

Um sistema de gestão de provas é uma plataforma que permite que o professor gerencie e organize o processo de criação das avaliações, faz a correção automática de questões objetivas e disponibiliza relatórios de desempenho tanto da turma quanto de cada estudante individualmente.

O Sistema de Gestão de Provas (SGP), da Starline Tecnologia, permite que o professor prepare as questões levando em conta o desenvolvimento da turma, avalia o aprendizado individualmente, gera estatísticas para comparação do processo de aprendizagem e possibilita um planejamento pedagógico mais assertivo.

 

Tudo isso, respeitando as individualidades que são refletidas nas avaliações, levando à adoção de um ensino personalizado, que trabalha com mais afinco os pontos de deficiência. Algumas das funcionalidades do sistema são:

  • Biblioteca de questões: é possível gerenciar um banco de questões conforme o tema e a dificuldade de cada uma delas. Isso permite elaborar provas diferentes, mas com o mesmo nível de exigência para alunos de uma mesma turma, evitando que os colegas tenham acesso às respostas durante o teste;
  • Gestão de provas: a ferramenta permite ao usuário formatar e diagramar seus testes de maneiras diferentes, alterando o formato e o número de questões, por exemplo, de acordo com a sua necessidade;
  • Avaliação: logo após o software corrigir os testes automaticamente é possível gerar relatórios personalizados de um determinado aluno ou classe. Dessa maneira, o docente pode acompanhar mais de perto ou comparar o desempenho escolar do estudante.

 

Como o SGP pode ajudar na montagem da prova?

Montar uma prova com o SGP é muito simples. Ao fazer login no app, você encontrará a opção “Criar Avaliação”. Ao clicar nesse botão, o programa te direcionará para a área de Modelo de Avaliação.

Neste setor, você encontrará opções para definir qual é a disciplina, o curso e o professor; além de inserir instruções para os alunos. Em seguida, você deve clicar em “Próximo” e, na tela seguinte, começar a montagem da prova.

Depois de colocar o título da seção, você clicará em “Novo ítem”, e o aplicativo lhe dará a opção de criar uma questão discursiva, objetiva ou mista. Ao escolher uma pergunta discursiva, por exemplo, será aberta uma caixa de texto muito semelhante a dos editores de texto mais conhecidos para criação do enunciado da questão.

Há, ainda, uma caixa onde pode ser definido o peso daquele conteúdo. Na mesma tela, em outra aba, é possível, também, adicionar um espelho da questão.

Você também pode adicionar questões prontas que estão salvas no seu banco de ítens. Nele, as perguntas estarão classificadas por tipo, grau de dificuldade, conteúdo e criador. Para encontrar as suas questões salvas, basta clicar na aba “Listagem de Questões”.

Ao terminar a escolha das questões, você pode pré-visualizar a sua avaliação. Em seguida, basta clicar em “Concluir” e pronto! Em poucos minutos, sua prova está criada.

 

O que a escola ganha com isso?

Ao diagramar provas online, a escola otimiza a utilização do tempo e economiza recursos. Isso porque na diagramação, é preciso garantir a consistência de cada questão, mantendo todos os elementos agrupados e ordenados para certificar-se de que a pergunta será entendida.

Questões quebradas em mais de uma página não são recomendadas, já que interrompem a leitura do estudante. E, ao ser feito manualmente, esse processo requer bastante tempo para ser concluído.

Um simulado do Enem, por exemplo, pode demorar até mesmo meses para ser diagramado manualmente, enquanto com um aplicativo, isso acontece em minutos e com qualidade superior.

Com mais tempo livre, o professor pode se dedicar a preparar aulas mais inovadoras e instigantes, além de investir em sua formação, o que afetará diretamente o desempenho dos alunos.

A escola do futuro foca em desenvolver o aluno e não perde tempo com coisas que podem ser automatizadas. É por isso que tecnologias educacionais estão surgindo cada vez mais e se tornando parte do ambiente escolar.

Ficou interessado em implementar essa mudança na sua instituição? Conheça mais sobre o SGP!