Dicas para fazer uma boa avaliação

20 de abril de 2015
mão de um aluno preenchendo o gabarito de uma prova

Uma avaliação desperta variadas sensações nos alunos. Alguns ficam mais tranquilos, outros se deixam levar pelo nervosismo que pode prejudicar bastante na hora da prova. O importante é frisar para eles que o conhecimento que eles têm, mesmo nesses momentos mais tensos, não vai embora, por isso devem procurar mecanismos para controlar a adrenalina e se concentrar no exame.

Há sempre dicas que podem ajudar o estudante nesses momentos. Uma delas é orientá-los a criar uma rotina de estudos que deve ser seguida à risca, mas não a ponto de limar a vida social do aluno. Ter um local adequado para estudo, estabelecer metas a curto, médio e longo prazo são formas de organizar a mente. Incentive a prática de atividades esportivas ajuda a aliviar o estresse. Na véspera de uma avaliação, lembre a eles de não mudar os hábitos, virar a noite sem dormir estudando e outras coisas que podem passar batidas, como uma alimentação diferenciada que pode aumentar o nível de estresse ou desencadear um mal estar. Manter os hábitos ajuda a controlar a ansiedade.

Muitos falam do poder do pensamento e eles estão certos! Reforce a importância de afastar os pensamentos negativos e a concentração em coisas positivas, que inspirem confiança e segurança. Com certeza, os alunos se sentirão mais inspirados e motivados ao longo dos estudos.

Nesse período, é comum a comparação de desempenho com outros colegas. Os professores devem estar atentos a essa prática entre eles, pois não é isso que fala sobre a dedicação individual aos estudos. Lembre a eles a valorização do percurso, as conquistas. Atenção àqueles que são críticos demais consigo mesmos. A pressão não vai ajudar em nada no processo.

Oriente sobre a dinâmica das provas. Se acharem uma questão difícil, aconselhe fugir da insistência e passar para a próxima. Resolver as mais fáceis primeiro dá mais confiança e só então eles devem retornar aos tópicos que apresentaram dificuldade. E se o resultado do exame não saiu como previsto, não deixe que desanimem. Com o resultado em mãos, fique em exercícios personalizados para que o desempenho seja melhor na próxima avaliação.

Baixe nosso guia com 32 Ferramentas Gratuitas para Avaliação Online