5 pontos importantes do Ensino Médio em 2022 para gestores

9 de fevereiro de 2022
ensino médio em 2022

A educação é viva e se transforma a cada dia. Porém, especialmente quando pensamos no Ensino Médio em 2022, a quantidade de mudanças que teremos pela frente é grande e a preparação deve começar o quanto antes.

2022 sucede dois anos pandêmicos onde a educação foi obrigada a se reinventar para continuar existindo. Além disso, novas tecnologias e métodos de ensino surgem a cada dia, gerando uma necessidade de adaptação constante.

Para completar o quadro de mudanças deste ano atípico, um novo modelo de Ensino Médio está prestes a ser implementado, gerando dúvidas em alunos, professores e gestores.

Diante de tudo isso, separamos alguns pontos que ajudam a resumir e explicar o que será o Ensino Médio em 2022. Além de dicas para que este não seja mais um momento de incertezas, mas de transformação e evolução.

5 pontos importantes do Ensino Médio em 2022 

ensino médio em 2022

Novo Ensino Médio em 2022 

O Novo Ensino Médio já vinha sendo discutido desde que foi aprovado pelo Congresso Nacional, por meio da Lei nº13.415, de 16 de fevereiro de 2017.

Mas será somente agora, a partir do dia 2 de março, que suas diretrizes entrarão em vigor para todas as escolas. Mas, afinal, como isso impactará o Ensino Médio em 2022?

Trazendo mudanças que vão desde a carga horária anual até a possibilidade do aluno escolher parte do seu currículo, essa nova realidade exigirá que as instituições olhem para a educação com novos olhos.

Pensando nisso, a adoção de metodologias de ensino modernas, além do  entendimento da escola como um veículo de preparação do aluno para todos os aspectos da vida adulta, são um ótimo começo.

Baixe nosso E-book gratuito com todas as informações sobre o Novo Ensino Médio!

Possíveis defasagens 

Também é importante que estejamos atentos às defasagens causadas pela pandemia e busquemos estratégias para revertê-las. 

Entre os principais problemas encontrados está a evasão escolar.

Segundo relatório da organização Todos Pela Educação, cerca de 244 mil crianças e adolescentes entre 6 e 14 anos estavam fora da escola em 2021. Isso representa um aumento de 171% em relação a 2019.

Além disso, também é importante identificarmos possíveis gargalos do ensino remoto, já que a falta de acesso à tecnologia ou de um ambiente familiar saudável, prejudicou o aprendizado de muitos alunos durante os dois últimos anos.

Falando em português claro, agora é a hora de correr atrás do prejuízo.

Veja quais serão os principais desafios da educação em 2022!

Educação midiática 

É fato que a relação da escola com os dispositivos eletrônicos mudou nos últimos anos. Celulares e tablets deixaram de ser rivais da educação e passaram a ser ferramentas de ensino.

Mesmo assim, é preciso ter atenção ao que os alunos consomem no ambiente digital e saber tratar disso em sala de aula.

Uma dica valiosa é manter um diálogo aberto com os estudantes, trazendo temas da atualidade para debate. Essa é uma maneira de estimular o pensamento crítico e ajudá-los a não cair nas temidas fake news.

Confira dicas de como lidar com fake news no ambiente escolar!

Preparação para o ENEM 

O ENEM é um dos momentos mais importantes da vida do aluno. E justamente por isso, a preparação para o exame deve começar no primeiro minuto do ano letivo.

Além de incentivar o aluno a manter uma rotina de estudos, é importante que a escola invista na aplicação de simulados que acostumem os estudantes ao ambiente, regulamento e tipos de questões que eles encontrarão na hora do ENEM.

A aplicação de redações e outras atividades que estimulem a escrita também são fundamentais neste processo.

Muitas instituições têm receio de aplicar simulados por acreditar que o processo de correção tomará muito tempo de seus professores. 

Por isso, a Prova Fácil oferece um software de correção de provas via inteligência artificial, que pode ser usado tanto nas tradicionais questões alternativas quanto na redação.

Entenda como funciona a correção através de inteligência artificial!

Avaliação Diagnóstica da Aprendizagem 

Já falamos sobre a importância de identificar os gargalos do ensino e os pontos de defasagem trazidos pelo período remoto.

Além disso, como muitas escolas adotarão pela primeira vez o modelo híbrido para o Ensino Médio em 2022, é preciso estar atento à eficácia dos métodos escolhidos neste período de adaptação.

Uma excelente forma de se obter esses dados é através das avaliações diagnósticas. 

Nessas avaliações, quem está sendo testado não é o aluno, mas a escola. É através delas que as instituições identificam problemas em suas estratégias de ensino e podem corrigir a rota.

Leia mais sobre a importância da Avaliação Diagnóstica!

Conte com a Prova Fácil para ofertar um Ensino Médio em 2022 com qualidade 

Tantas mudanças de uma só vez podem assustar, não é mesmo?

Mas fique tranquilo, porque a Prova Fácil tem uma série de soluções para tornar esse período de transição menos turbulento.

Nossas soluções vão desde a formulação de questões e correção de provas, até o fornecimento de dados específicos e detalhados, capazes de te ajudar a escolher os melhores métodos para transformar o Ensino Médio em 2022 no ensino do futuro.

Então não perca mais tempo e comece a usar a Prova Fácil na avaliação e preparação dos seus alunos!