Entenda a alteração de gabarito no Prova Fácil Soluções

2 de outubro de 2018
alteracao de gabarito

Anteriormente, mostramos como é feita a anulação de uma questão dentro do Prova Fácil Avaliações quando a mesma está errada. Porém, como prosseguir quando há erro no gabarito? Nesse artigo vamos ensinar, portanto, como fazer a alteração de gabarito. Vem comigo!

A alteração de gabarito é feita quando uma questão objetiva é cadastrada no sistema com a alternativa errada. Geralmente esse erro é sinalizado pelo professor que, ao realizar a prova, verifica a inconsistência. Ou então pelos alunos, que têm acesso ao espelho da prova e podem verificar a correção.

Como é o processo de alteração

É feito dentro do menu CORREÇÃO > ALTERAÇÃO DE GABARITO. Para isso é preciso ter em mãos o código de identificação da questão que terá seu gabarito alterado. Caso não o possua, o sistema oferece uma ferramenta de busca, que pode ser feita pelo trecho da questão, pela disciplina, por tipo (objetiva/discursiva), dentre vários outros filtros.

Depois de identificada, o próximo passo é a alteração de fato. O usuário deve então selecionar a nova alternativa que será considerada correta, e tem a opção de deixar um comentário com a razão da alteração. Ao selecionar o grupo de agendamento do qual essa questão faça parte é possível visualizar o número total de provas e de alunos que serão afetados por tal mudança.

É importante ressaltar que essa alteração não afeta o cadastro da questão, ou seja, ela continuará com seu gabarito errado até que a alteração seja feita diretamente em seu cadastro.

Funcionalidades da alteração de gabarito

O sistema refaz automaticamente o cálculo da nota de todos os alunos que forem afetados por essa mudança. Esta ação pode ser feita também antes da digitalização das provas e todas as correções realizadas posteriormente já levarão em consideração a nova alternativa para cálculo da nota.Há também a segurança durante o processo de realização, visto que ele só pode ser feito por usuários que possuam permissão, além de salvar os dados de quem o realiza.