Entenda como um Sistema de Gestão de Provas garante a segurança dos dados e provas na sua Instituição

23 de outubro de 2017

Sobrecarga de tarefas, noites de sono perdidas, sumiço de documentos, vazamento de questões por falta de segurança das provas… Essas são situações totalmente possíveis de afetar a vida de professores, especialmente em período avaliativo.

Graças às tecnologias educacionais, eles já podem ficar mais tranquilos: existem plataformas que agilizam a vida e o tempo do professor, tanto em relação à velocidade de correção de questões, quanto no que diz respeito à confidencialidade das informações. São os chamados sistemas de gestão de prova (SGP) que, de maneira online e automatizada, auxiliam em todas as etapas de uma prova.

Sistema seguro e confiável

Sistemas como o do Prova Fácil, por exemplo, são pensados com base na praticidade — para que a experiência do professor seja positiva e eficiente —, e na segurança, para que o acesso seja confiável e os dados e provas de cada um mantenha-se em sigilo. Ainda assim, é comum a dúvida sobre a real segurança desses sistemas.

Uma vez criado o acesso, único e exclusivo para cada usuário, o sistema armazena todas as provas e questões, permitindo o acesso nos momentos necessários aos professores.

A correção dessas questões é digital e automática, ou seja, livre de erros ou possíveis confusões. Além disso, todas as provas, gabaritos e documentos gerados são identificados por um QR Code diferente, o que é indispensável para correção e confiabilidade das informações.

Ainda, com o armazenamento feito em nuvem, é praticamente impossível que os dados possam ser violados. Os documentos estão muito mais seguros no ambiente online!

Crie, aplique, corrija e armazene

Agora que você já sabe alguns dos motivos que garantem a segurança das informações da sua instituição, confira outras vantagens de se usar um sistema de gestão educacional:

  • Diagramação automática

O sistema organiza todo o conteúdo da prova, já fazendo a diagramação para o professor da maneira mais adequada para a leitura dos alunos. Não mais é preciso dedicar tempo à etapa de organizar questão por questão.

  • Correção automática

O momento de corrigir questões objetivas manualmente, uma por uma e prova por prova, é dispendioso, cansativo e pode, com o excesso de volume de informações, apresentar erros que passam despercebidos. No Prova Fácil, você estabelece o gabarito oficial das questões e o sistema faz a correção automática pra você, em questão de segundos e de maneira super confiável!

  • Banco de questões

O Prova Fácil faz uma seleção de questões na internet, em sites e fontes confiáveis, e cria um banco de questões para que você escolha quais deseja incluir em sua prova, facilitando o momento de pesquisa e elaboração.

  • Relatórios personalizados

Após a correção, o sistema gera estatísticas e relatórios personalizados para cada avaliação. Essa função é importante para melhorar a relação entre professor e alunos, detectar áreas que precisam ser mais revisadas e agilizar o feedback para a turma.

  • Criação de turmas

Você pode criar turmas específicas digitalmente! Assim, é possível organizar dados e estabelecer análises comparativas do rendimento de cada turma ou aluno.

Você já sabia de todas as vantagens que um sistema de gestão de provas oferece? Considere o investimento na sua instituição de ensino e conte pra gente os resultados!

Baixe grátis o [Ebook] Como as IES mantêm a qualidade do EAD através de avaliações