O que sua instituição de ensino tem a ganhar com os exercícios online?

17 de julho de 2020

Escolas, faculdades, centros universitários e universidades também podem ser beneficiados pela escolha

A aplicação de exercícios online existe há um bom tempo, já que, de certa forma, acompanha as aulas ministradas pela internet. A Universidade de Toronto foi a primeira a oferecer um curso inteiramente online, em 1986, o que significa que as atividades pela internet se iniciaram em algum ponto daí em diante.

No cenário educacional atual, em que a tecnologia e a conectividade estão cada vez mais presentes, aplicar exercícios por meio de plataformas digitais é uma possibilidade real, e embora costumemos pensar de imediato nos benefícios para os alunos, as instituições de ensino também têm muito a ganhar.

Continue conosco para saber quais são essas vantagens e, assim, entender ainda mais profundamente como a adoção das novas tecnologias é uma excelente decisão.

Quais são as vantagens dos exercícios online para as instituições de ensino?

Depois de conhecer esses benefícios, o desejo pela implementação de soluções modernas e conectadas só tende a aumentar!

Pioneirismo na transformação digital

A transformação digital na educação já é uma realidade. Este é um contexto que visa maximizar a eficiência das instituições de ensino, reduzir seus custos e a ocorrência de erros e aumentar a colaboração entre os profissionais.

Em suas aplicações práticas temos as plataformas virtuais das escolas, faculdades, centros universitários e universidades, além da educação a distância e de outras soluções alinhadas com a crescente demanda por tecnologia no mundo, entre as quais se enquadram as atividades online.

De acordo com um estudo da MarketsandMarkets, o mercado global de transformação digital foi avaliado em US$ 290 bilhões em 2018 e é estimado a atingir US$ 665 bilhões em 2023, com uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 18,1% neste período, e a educação faz parte desse número.

Embora já seja um conceito comentado há algum tempo, muitas instituições de ensino ainda não adotaram a transformação digital em seu dia a dia. Ao colocá-la em prática, o que também passa pelos exercícios online, você contribui para o desenvolvimento da educação a nível nacional e global.

Diferencial competitivo

Pegando o gancho do que comentamos no tópico anterior, é evidente que a adoção de novas tecnologias e processos será algo muito bem percebido pelos alunos da instituição, bem como por aqueles que procuram por um novo lugar para estudar.

O mundo todo avança rumo à digitalização e modernização, e se isso ainda é um diferencial hoje, pode ser uma necessidade dentro de não tanto tempo. Logo, quanto antes você adotar técnicas e práticas inovadoras, melhores serão os resultados e mais rapidamente eles tendem a aparecer.

Veja também: Como as instituições de ensino devem investir em tecnologia educacional?

Preparação para emergências

A pandemia do novo Coronavírus veio para mostrar que nem sempre as situações estão ao nosso controle como pensamos. Se estar em sala de aula para estudar era algo comum e que acontecia todos os dias, hoje o raciocínio já não deve ser esse.

Ao adotar a aplicação de atividades online, a instituição estará preparada para lidar com situações da magnitude de uma pandemia, mas que também podem ser mais simples, como os dias de aula normal.

Dessa forma, quando alguma situação que estiver fora do controle acontecer, uma parte importante do planejamento já estará resolvida e, assim, sobrará tempo para cuidar de outras questões fundamentais.

Confira também: Iniciativas na educação para o controle do Coronavírus: envie gratuitamente exercícios online para seus alunos

Junção da tecnologia com um dos melhores métodos de estudo

Nós já comentamos por aqui sobre quais são os melhores métodos de estudo atualmente, e os exercícios, testes e simulados apareceram como opções inigualáveis para memorizar o conteúdo e, assim, garantir o aprendizado.

Isso foi comprovado através do estudo “Improving Students’ Learning With Effective Learning Techniques: Promising Directions From Cognitive and Educational Psychology”, publicado no periódico Psychological Science in the Public Interest.

Ele mostrou que quaisquer formas que permitam aos alunos testarem a si próprios, como testes práticos e questões, são ótimos neste sentido, ou seja, mais um ponto para as atividades online, que ainda se beneficiam do poder da tecnologia para torná-las mais práticas e eficazes.

Apoio ao corpo docente

Aplicar exercícios na lousa ou no quadro branco é algo com que os professores já estão acostumados, mas a correção não é tão simples assim, já que torna-se necessário analisar os cadernos e anotações de cada aluno, o que toma um tempo importante, seja para correção dentro ou fora da sala de aula.

Ao optar pelos exercícios escolares online, que também podem ser utilizados em instituições de ensino superior, os professores têm a tecnologia ao seu auxílio, de modo que todos eles estejam disponíveis em uma plataforma digital, centralizados na mesma seção.

Adequação à nova realidade dos alunos

A internet é usada para pagar contas, pedir comida, ouvir música, assistir a filmes, jogar, se comunicar com pessoas de todo o mundo e fazer inúmeras outras atividades. Não há dúvidas de que ela está plenamente inserida em nossa sociedade – e, de certa forma, também ajuda na definição de suas bases.

Tendo isto posto, não há como deixar as atividades online de fora disso. Os alunos vivem em um mundo conectado, e a tendência natural é de que isso se espalhe cada vez mais, rumo à transformação digital global.

Ao perceberem que podem fazer seus exercícios pela internet, os alunos também terão um sentimento de pertencimento, ou seja, que fazem parte daquilo, além de passarem a ter uma avaliação mais positiva da instituição em que estudam. Tal satisfação pode ajudar até mesmo com o seu engajamento em relação aos estudos!

Tudo isso, de fato, contribui também com a imagem positiva que a escola, faculdade, centro universitário ou universidade transmite para a sociedade.

Atividades online: uma realidade da qual não podemos deixar de participar

O mundo caminha a passos largos para a conectividade, tecnologia e modernidade. Quem fica amarrado a processos antigos pode ser taxado como se estivesse parado em meio a tantas transformações, o que certamente não é nada positivo.
Se você deseja fazer com que os exercícios online façam parte da realidade da sua instituição de ensino, conte com o Prova Fácil Professor, ferramenta que traz essa e outras funcionalidades, como banco de questões compartilhado, correção de provas online e muito mais. Dê um grande passo rumo à transformação digital!