Conheça todos os benefícios dos exercícios online

3 de dezembro de 2015

Durante as últimas décadas, o método de ensino tradicional no Brasil previa atividades que colaboravam pouco para o estímulo ao conhecimento, raciocínio e independência dos alunos. Um deles era a decoreba. Até a década de 90 o currículo escolar das aulas de Geografia, por exemplo, exigia que os alunos do ensino médio soubessem o nome de todos os afluentes do Rio Amazonas – tanto da margem direita quanto da margem esquerda. Felizmente, o entendimento sobre o ensino evoluiu a ponto de considerar mais importante que o aluno consiga ter um pensamento crítico e resolver problemas do que, simplesmente, aprender a decorar regras – embora, em alguns casos, não todos, elas continuam sendo fundamentais, claro.

A evolução na questão do ensino atende a critérios técnicos estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e também à evolução da tecnologia. Em todas as áreas – da medicina à comunicação; do esporte à alimentação – o desenvolvimento de novas tecnologias alterou o ambiente em que as práticas já pareciam consolidadas. No caso da educação, não foi diferente. A partir, sobretudo, da última década, alguns desses métodos tradicionais foram revistos, muito em função do surgimento de novas ferramentas – smartphones, tablets, vídeos, aplicativos – todas elas ligadas basicamente à invenção e evolução da internet.

A vida online mudou a forma de relacionamento e convivência dos jovens e as regras de amizade. Mas, para além da questão comportamental, a educação se viu obrigada a dialogar com crianças e adolescentes também por esse novo meio. São diversas as opções que passaram a ser oferecidas a partir do momento em que o ambiente online se tornou tão fundamental na vida dos nossos jovens (e de adultos e idosos também) quanto o offline, das interações pessoais. No meio educacional surgiram novos conceitos como ensino à distância, sala de aula invertida, b-learning, dentre outros, sempre focados na questão da tecnologia. No artigo de hoje vamos falar dos benefícios dos exercícios online, uma das mais recentes inovações tecnológicas para a área da educação. Boa leitura!

exercícios online

Exercício online como forma de aproximar o professor do aluno

Os tempos mudaram e, com ele, a educação, os professores e os próprios alunos. Um estudante sentado em uma carteira de escola no século XX não é o mesmo estudante de posse de um smartphone no século XXI. Neste contexto, é importante saber falar a língua do aluno, entender sua sede de conhecimento e, principalmente, a melhor forma de garantir que ele aprenda, independentemente do conteúdo passado.

Os alunos interagem com seus colegas em ambiente virtual, utilizam a internet em suas pesquisas para atividades acadêmicas e, sobretudo, para comunicação. É claro que essa mudança de hábitos e perfis não justifica um deslocamento total dos processos de aprendizado para o ambiente online. No entanto, especialistas têm chegado a conclusões que é importante inovar na forma de aprender e de ensinar.

O exercício online é uma maneira de agilizar o processo de aprendizado por meio avaliativo. O contato entre professor e aluno, além da sala de aula, pode se dar por outras plataformas – como o e-mail – em que o professor disponibiliza exercícios de questões fechadas ou abertas e, após receber o gabarito preenchido pelo estudantes, já tem acesso praticamente automático à sua nota.

Ferramenta que dá conta do recado

A praticidade de se aplicar exercícios online só é possível por conta das ferramentas que executam praticamente todo o trabalho – desde a diagramação e o formato do teste, passando pelo número de questões e o nível de dificuldade de cada uma delas, até na apuração dos índices de erros e acertos. A empresa brasileira Starline, especializada em tecnologia para a educação, é uma das companhias que se especializaram em criar ferramentas para dar conta da elaboração de provas e exercícios online. O Sistema de Gestão de Provas (SGP) é um software que faz essa ponte entre o professor e o aluno na aplicação dos testes.

Funciona da seguinte maneira: pela ferramenta o professor escolhe um formato de prova ou faz a diagramação do próprio exercício. Ao resolver o teste, ele salva as respostas das questões fechadas em uma espécie de “gabarito oficial” e envia o teste com as questões, por email, para o aluno. Após receber o exercício preenchido, o software compara as marcações com a do gabarito feito pelo professor e, automaticamente, revela a nota obtida pelo aluno. Há ainda outras vantagens:

  • Banco de questões: Você não precisa elaborar uma prova por vez. Ao contrário, pode adicionar a uma espécie de biblioteca virtual, questões elaboradas (ou encontradas em alguma outra prova) ao longo do semestre letivo. Separar as questões conforme o seu nível de dificuldade é uma maneira de criar provas diferentes para aplicar a uma mesma turma;
  • Formato: É possível formatar e diagramar seus testes de maneiras diferentes, alterando a forma, a distribuição e o número de questões, de acordo com a sua necessidade;
  • Avaliação: Logo após o software corrigir os testes automaticamente é possível gerar relatórios personalizados. Dessa maneiras, você pode acompanhar mais de perto ou comparar o desempenho escolar do estudante;
  • Integração e segurança: Você pode integrar o sistema utilizado na sua escola com o utilizado para elaborar suas provas, tudo isso em um ambiente online e seguro.

exercícios online

Pensando na qualidade de vida

Todos nós sabemos que a rotina de um professor é atribulada. É preciso conciliar a carga horária de trabalho – aulas dentro da classe, aplicação e correção de provas e exercícios, planejamento das aulas – com a vida particular. Faz parte da rotina elaborar um quadro de horários para não se perder entre as turmas, séries e escolas diferentes por onde circula. Além de tudo isso, um obstáculo é praticamente inevitável: levar trabalho para casa.

Chegar em casa com uma pilha de papeis de provas ou exercícios que os alunos responderam durante o dia e não houve tempo para correção dentro do horário de trabalho no colégio é algo tão certo como acordar no dia seguinte para mais uma maratona de aulas. Para reduzir problemas como esses, causados pela falta de tempo e excesso de trabalho é preciso recorrer a essas ferramentas que facilitam a resolução de tarefas burocráticas, como a correção de exercícios fechados. Utilizar uma ferramenta para agilizar e garantir maior praticidade nesse aspecto é fundamental. Tanto para que o professor não comprometa sua qualidade de vida, quanto para o aluno, que não corre risco de ter a qualidade da aula afetada pelo desgaste do docente. O Sistema de Gestão de Provas é utilizado em mais de 1.000 instituições de ensino de todo o país.

exercícios online