Ferramentas que gigantes da educação usam para crescer

8 de abril de 2015
moça manuseando um celular e sorrindo

O setor de educação privada é um dos que mais crescem no mundo. Nos últimos dez anos, fusões, aquisições, aberturas de capital na bolsa, movimentaram cifras astronômicas. Mas não é apenas o volume financeiro que impressiona. Com esse segmento em expansão, há também um novo perfil educacional que vem se desenhando. No mercado, existem cerca de 1800 instituições de pequeno e médio porte, sinalizando um vasto território de crescimento.

Uma das características dos principais grupos de educação do país é o investimento na inovação dos materiais didáticos. O grupo Kroton, que adquiriu o grupo Anhanguera no ano passado, tornando-se o maior do mundo numa transação bilionária, tem um amplo portfólio de cursos para educação a distância, entre graduação e pós-graduação. Na rede Anhanguera, a biblioteca virtual é um dos destaques para promover a acessibilidade à produção científica e cultural. O grupo também é dono da rede Pitágoras de ensino, que disponibiliza, a partir do 6º ano, lousa virtual e netbooks individuais para criação de sala de aula interativa.

A Estácio possui, aproximadamente, 300 mil alunos em toda a rede. É amplamente conhecida também pelas inovações tecnológicas que oferece. Os alunos têm à disposição todo o material didático no ambiente virtual, além de biblioteca e campus virtual. O Ensino a Distância possui três modalidade: o tradicional, o ampliado (para quem precisa de mais tempo para conclusão) e o telepresencial, que une o curso presencial e a distância. O grupo lançou no ano passado, no Rio de Janeiro, o Espaço Nave, uma pré-aceleradora para fomentar o empreendedorismo entre alunos, o que indica que mais ferramentas interessantes podem surgir daqui para frente.

Fechando essa pequena lista, a Abril Educação, que teve início nos anos de 1960, detêm alguns nomes de peso da educação, como Sistema Anglo de Ensino, Sistema Ser, Sistema PH de Ensino e GEO. No Anglo, por exemplo, um dos diferenciais é a TV Web, com programação feita pelos professores. O PH fornece em seu site cadernos virtuais e exercícios virtuais, bancos de questões para os professores, entre outros. O grupo ainda trabalha no desenvolvimento de tecnologias e soluções inovadoras para ensino, oferecidas para escolas públicas e privadas.