fbpx
  • Posts
  • Materiais
  • Artigos
  • Cases
  • Tutoriais
Tutoriais

Fluxo de Revisão: garantindo a qualidade do banco de questões

Por Nickolas Faria

A elaboração de questões é um dos principais fatores para a qualidade das avaliações. Por isso, é necessário formular questões com qualidade a fim de assegurar um instrumento avaliativo efetivo.

Para garantir a qualidade de uma questão, é importante observar alguns aspectos:

  • Coerência entre o conteúdo da questão e estrutura a qual será vinculada;
  • Calibração correta do  nível de complexidade e dificuldade;
  • Comunicação efetiva e vocabulário adequado;
  • Boa didática e concordância com a metodologia de ensino.

Um banco de questões revisado contribui na identificação das lacunas de aprendizagem dos alunos. Além de diminuir as solicitações de revisão de provas, devido à conteúdo divergente da grade curricular ou por questões mal elaboradas.

O que é o workflow de revisão de questões?

Para ajudar a instituição na difícil tarefa de elaborar avaliações de qualidade, o Prova Fácil conta com o módulo de revisão de questões também conhecido como Workflow. Através dele, é possível validar as questões, em quantos níveis de revisão forem necessários, por exemplo: ‘Validação Técnica’, ‘Revisão Ortográfica’, ‘Validação de Conteúdo’, entre outros.

Primeiramente, é necessário definir a estrutura de conteúdo, ou seja, como serão classificadas as questões. Depois, estipula-se a quantidade e quais etapas serão utilizadas para revisão. Feito isso, basta vincular cada usuário (criador e revisor) à sua respectiva etapa e conteúdo (disciplina) correspondente. Cada revisor tem acesso apenas aos conteúdos em que estiver vinculado garantindo que cada especialista seja responsável por validar questões de assuntos que realmente domina realizando ajustes mais efetivos quando necessário.

O cadastro da estrutura de conteúdos e atribuição de usuários responsáveis é feito através do menu: CONFIGURAÇÃO > Conteúdos. À partir de então, ao invés das questões entrarem no sistema já disponíveis para utilização em provas; sempre que um professor criador cadastrar uma questão, a mesma será direcionada ao workflow de revisão, passando por todas as etapas. Dessa forma, ela só ficará ativa após garantir que cada especialista verificou e ajustou aquela questão, garantindo que todos os critérios definidos pela instituição foram atendidos.

Fluxo de Revisão na Prática

Ao acessar o Prova Fácil o revisor verá, no canto superior direito, um ícone azul com a quantidade de questões criadas e disponíveis para serem assumidas das disciplinas e etapas à qual é responsável e um ícone verde com a quantidade de questões que ele já assumiu para revisar. Ao clicar em um dos ícones, o Prova Fácil exibirá a interface “Minhas Tarefas” com a listagem das questões e suas possíveis ações. Esta interface pode ser acessada também através do menu CRIAÇÃO -> Minhas Tarefas.

Visão de tarefas do usuário revisor

Uma vez assumida, a questão entra na fila de tarefas do revisor, sendo liberada para a etapa seguinte após as devidas correções e comentários do mesmo. Se em algum momento, um revisor identificar algum problema não referente à sua etapa e sim, na criação da questão, o mesmo pode retornar a mesma ao criador, com seu parecer justificando o motivo de não aprová-la. Dessa forma, o professor que a criou, pode efetuar as correções e voltar com a questão para o fluxo, onde seguirá novamente nas etapas de revisão.

Edição de questão assumida por usuário revisor

Todas as atividades podem ser acompanhadas pelos coordenadores, à partir de relatórios, que armazena os logs com todos os trâmites de revisão. Além disso, o Prova Fácil envia diariamente um resumo com a situação das tarefas assumidas e as tarefas disponíveis para todos os usuários criadores e revisores cadastrados com e-mails válidos.

Ainda não utiliza o fluxo de revisão ou tem dúvidas em seu funcionamento? Entre em contato com a equipe de suporte da Prova Fácil por e-mail, Mantis ou chat.

 


Veja mais

Vida de professor

10 principais desafios dos professores

Todo começo e metade de ano há um problema a enfrentar: a volta às aulas. Os estudantes estão animados para retornar à escola, mas nem sempre têm o intuito de…

Tecnologia da informação

Por que as avaliações são parte fundamental da gestão de um EaD?

Parece simples, mas a aplicação de avaliações no EaD exige esforço e dedicação. Por ser uma modalidade diferenciada e que requer a intermediação de tecnologias, as provas devem fornecer uma…

VER MAIS POSTAGENS

Pesquisa

MAIS LIDAS

Conheça quais são os tipos de avaliação de aprendizagemComo elaborar provas que realmente ajudam na aprendizagem?A importância da tecnologia na Educação e como ela impacta na performance​ de alunos e professoresComo criar um banco de questões inteligente?Como evitar cola durante as provas? Veja 4 dicas!O que é correção automática de provas?

As melhores soluções para gerenciar as suas avaliações

SIGA-NOS