Gestão Data Driven na Educação: como um software personalizado pode ajudar

16 de abril de 2021
moça manuseando notebook

Já faz algum tempo que lideranças de diversos setores avisam que “dados valem mais que petróleo”. Ter informações ricas sobre sua própria organização é uma ferramenta fundamental para otimizar suas operações e ampliar a geração de valor do seu negócio, garantindo o seu sucesso no médio e longo prazo.

Na educação, isso não é diferente: o uso de dados na avaliação de alunos e professores e no aperfeiçoamento do processo ensino-aprendizagem é uma tendência cada vez maior, principalmente nesse momento em que o avanço da transformação digital tem acirrado a competição no setor.

Neste texto, você vai entender o que significa gestão data driven na educação, porque isso é uma tendência e quais os benefícios que um software personalizado de gestão pode trazer para sua instituição de ensino!

O que é uma gestão data driven na educação?

Uma gestão data driven é, em outras palavras, uma gestão orientada a dados. Na prática, isso significa que os gestores tomam decisões estratégicas tendo como base não só seus instintos empresariais, mas principalmente as informações disponíveis sobre a realidade concreta, tanto a respeito da sua empresa e seus consumidores como do mercado em que atuam.

Dessa forma, uma gestão data driven na educação é a aplicação dessa cultura orientada por dados ao setor educacional. Com isso, o objetivo maior é tornar o processo de ensino-aprendizagem mais efetivo, personalizado e satisfatório, gerando melhores resultados e aprimorando a experiência acadêmica para professores e alunos.

Contudo, é importante destacar que a data driven education não está restrita à sala de aula, sendo também uma importante ferramenta para tornar as instituições de ensino como um todo melhores e mais produtivas.

No geral, a gestão data driven funciona com base em três pilares:

  • Coleta de dados, como avaliações de desempenho individual dos alunos, taxa de aprovação por turmas e performance de docentes.
  • Análise de dados, processando esse conjunto de informações coletadas para aprofundar o entendimento da realidade e produzir insights acionáveis. 
  • Tomada de decisões, transformando esses insights em ações práticas cujos resultados devem, posteriormente, ser mensurados e avaliados, parametrizando ajustes e subsidiando demais ações no futuro.

Por que a gestão data driven na educação é uma tendência?

A gestão data driven é uma tendência crescente em diversos setores, sendo a educação um dos principais deles. Isso porque o desenvolvimento de software para captura e análise de dados avançou bastante nos últimos anos, gerando soluções mais completas, personalizadas e ao mesmo tempo acessíveis para pequenos e médios negócios.

Ou seja, foi popularizado o acesso às ferramentas de big data e analytics. Com isso, cada vez mais instituições de ensino puderam utilizar a enorme quantidade de dados que produzem diariamente para aperfeiçoar suas operações e melhorar a experiência de ensino, algo que por muito tempo ficou restrito às organizações maiores e mais estruturadas.

Entre os diversos benefícios na implementação de uma gestão data driven na educação, podemos destacar:

  • a tomada de decisões baseada em dados concretos, ao invés de opiniões e intuições pessoais.
  • uma leitura mais abrangente e completa do processo educacional;
  • o ensino adaptativo, possibilitando otimizações a todo momento sobre o que os alunos aprendem e quando;
  • acompanhamento de perto dos resultados de cada ação implementada, entre outras coisas.

Como um software personalizado de gestão de dados pode ajudar as instituições de ensino?

Contudo, para colocar em prática a gestão data driven na educação, você precisa de um sistema capaz de coletar e analisar seus dados, bem como acompanhar indicadores-chave de performance ao longo do tempo. E, apesar de existirem soluções de uso geral disponíveis no mercado, em diversos casos vale a pena contratar uma fábrica de software.

Isso porque a fábrica pode desenvolver um software personalizado às suas necessidades, garantindo a inclusão de ferramentas essenciais para um melhor acompanhamento das suas operações. 

Por exemplo, para uma instituição que faz uso amplo do ensino remoto, ou EaD, é fundamental que o software de gestão data driven possua a capacidade de coletar e processar os dados das avaliações digitais. 

Algumas soluções, inclusive, são capazes de escanear uma prova escrita através da câmera do aluno, digitalizando as respostas, fazendo a checagem com o gabarito do professor e elaborando relatórios de desempenho, tudo isso de forma automatizada. 

Ademais, com um software personalizado é possível definir exatamente quais os dados que sua instituição de ensino deseja coletar, evitando custos excessivos e desnecessários com armazenamento em servidores.

Você pode ainda consultar o seu time de docentes e inserir a visão de quem está na linha de frente das salas de aula no processo de desenvolvimento do software. E isso, além de ampliar o escopo do programa desenvolvido, pode aumentar o engajamento dos professores com a ferramenta em questão, garantindo que ela seja efetivamente utilizada no dia a dia.

Então, quer entender melhor o que um software personalizado de gestão data driven na educação pode fazer por sua instituição de ensino? É só entrar em contato com a Ivory!A Ivory é especialista em transformação digital e desenvolvimento de software, levando para empresas de diversos segmentos as melhores soluções em tecnologia da informação. Acesse o site e conheça nosso trabalho!