Gestão de provas: um facilitador na vida de professores e alunos

29 de junho de 2014
moça jovem com notebook sobre a mesa digitando

Se antes os professores gastavam horas com a correção de provas de diversas turmas, agora essa realidade mudou – e para melhor. Já falamos aqui sobre correção automática de provas pelo smartphone, mas a facilidade não para por aí: agora é possível, também, contar com um software de gestão de provas para realizar os processos de maneira muito mais otimizada e inteligente.

O Sistema de Gestão de Provas permite que o corpo docente crie, aplique e corrija as avaliações de maneira simples e automática, com 100% dos documentos auditados pelo sistema. Além disso, é possível criar automaticamente uma biblioteca de questões e itens, e ainda promover uma indexação com a matriz de referência da instituição, o que auxilia os professores na concepção de novas avaliações.

Com o sistema de gestão de provas também é possível diagramar as avaliações de forma padronizada e imediata, agendando a geração de testes dentro desse modelo específico. A correção automática das provas em segundos, por scanner, claro, é a cereja do bolo do SGP.

A Gestão de Provas e a Gestão do Conhecimento

Com o SGP é possível, também, criar um link com a Gestão do Conhecimento, uma vez que o sistema é capaz de identificar gaps de aprendizado e gerar relatórios personalizados de desempenho das turmas. Além disso, é atrelado ao conceito de Gestão do Conhecimento que o SGP funciona como uma plataforma de Ensino Adaptativo, integrado a LMSs, melhorando ainda mais a absorção dos conteúdos divulgados em sala.

Por mais que as escolas tendam a se manter tradicionais, no quesito caderno, livro, papel e caneta, a tecnologia sempre auxilia professores e alunos no desenvolvimento coletivo de uma turma, e não deve ser rechaçada nem pela mais tradicional instituição de ensino. O Sistema de Gestão de Provas é um dos grandes motores para quem sonha em unir o bom e velho ensino em sala com tecnologia de ponta, fazendo uma verdadeira ponte entre as horas de ensino com papel e caneta e a otimização de todas as etapas do processo logístico que envolve as avaliações.

Com a tecnologia do SGP, todos os documentos gerados (inclusive as provas) são identificados por um QR code diferente, o que ratifica a confiabilidade das informações e o mínimo índice de erro na correção das provas. Professores e alunos vão agradecer, sempre, a adoção desse tipo de tecnologia.

 

Acesse grátis o infográfico “História das avaliações: de onde surgiram?”