Gestão de tempo: Como melhorar sua produtividade

5 de novembro de 2014
gestão de tempo

A gestão de tempo é um método onde os gestores são responsáveis pela organização do seu tempo. Definitivamente, saber fazer esta gestão nos dias de hoje é, sem dúvida, uma estratégia infalível para se sair bem à rotina corrida que todos os profissionais levam. Por vezes temos a sensação de que há pouco tempo para tantos afazeres; contudo, isso pode ser apenas falha na forma como você divide e organiza seu dia. E é disso que vamos falar neste post.

Se a forma com que você organiza seu tempo parece ser pouco importante no quesito “resultados”, é bom analisar com mais cautela. A gestão de tempo impacta diretamente no andamento do trabalho e, claro, potencializa a produtividade e seus efeitos. Uma equipe de professores, independente da faixa etária para a qual lecionam, precisam igualmente receber a grade de horários; então, fazemos a pergunta: se você precisa dividir o tempo dedicado aos alunos em sala de aula, por que não dividir seu tempo se preparando para tal ocasião?

gestão de tempo

A forma como o tempo é organizado pode contribuir, e muito, para os resultados obtidos por um corpo docente. E isso não precisa ser feito de forma individual; pelo contrário, discutir o assunto com aqueles que compartilham de situação semelhante é benéfico para os interesses do grupo. Sendo assim, realizar reuniões para debater este assunto é de suma importância: a experiência de um com a falta de gestão do tempo pode contribuir para o outro, ou mesmo um exemplo positivo, em que um docente tem domínio de suas horas, possa ser absorvido por outros membros do grupo.

A gestão de tempo exige algumas decisões e posturas dos indivíduos que nem sempre são fáceis de entender ou cumprir. São elas:

  • Classificar a prioridades das atividades/tarefas;
  • Executar uma tarefa de cada vez;
  • Elencar a ordem com a qual as atividades vão acontecer;
  • Determinar em quanto tempo você pode se dedicar a cada tarefa.

Estas são apenas algumas fases, que parecem óbvias, mas ao longo do dia passam despercebidas – com isso, se torna um hábito adiar demandas. Saber gerir o tempo propicia ao professor leveza e tranquilidade para desempenhar sua função, e considerando que este profissional tem a importante missão de transferir e trocar conhecimentos, sua dedicação precisa ser total. Nesse sentido o tempo conta muito.

Se com todas essas dicas você está se perguntando por onde começar, é preciso lembrar que não há uma regra específica para dar início a esse novo método: a gestão de tempo é uma questão de prática. Sendo assim, comece agora mesmo a se organizar. Além de ser essencial para sua saúde, pode apostar que você estará investindo no seu rendimento profissional.

gestão de tempo