Gestão do conhecimento e inovação: parceiros de sucesso

27 de outubro de 2014
gestao do conhecimento e inovaçao

Já pensou se seus alunos se tornassem colaboradores no processo de melhorias previstos para sua instituição? Ou melhor, se eles se envolvessem de tal forma em suas aulas que que as ideias fossem para além da sala?

Pois isso não só é possível como só depende de você, educador, professor ou gestor querer fazer a diferença. Estamos falando da gestão do conhecimento e seus benefícios para a instituição.

A gestão do conhecimento refere-se à criação, identificação, integração, recuperação, compartilhamento e utilização do conhecimento dentro da instituição ou organização. A partir deste procedimento o professor tem maior condição de aproveitar as expertises dos alunos, canalizando-as em prol da escola e dos demais estudantes. O método nada mais é do que uma forma de entender o que cada envolvido no processo tem de melhor a oferecer, organizar as ideias e estruturá-las em ações e projetos.

gestão do conhecimento e inovação

Para melhor entender do que estamos falando, conheça três formas de utilizar a gestão do conhecimento a favor da sua instituição:

  • Aulas Coletivas: promova aulas em grupos, onde os alunos são convidados a montar projetos em conjunto. Proponha discussões e debates para que conheçam os trabalhos uns dos outros e, consequentemente, exponham suas ideias.
  • Jogos tecnológicos: proponha jogos que trabalhem a lógica e o raciocínio dos alunos. Os incentive a pensar analiticamente, observando sempre as reações de cada um frente aos desafios. Durante esses momentos de dinâmica os alunos tendem a se concentrar nas atividades e acabam por revelar um pouco mais de suas habilidades, personalidades e potencialidades. Esteja atento para canalizar todas as informações de forma que possa desfrutar delas mais a frente.
  • Cheque a possibilidade de utilizar sistemas de gestão de provas em sua escola. Assim você consegue sistematizar o processo facilitando tanto seu trabalho, enquanto professor, quanto identificando nas provas percepções sobre seus alunos que manualmente seria muito mais difícil, talvez impossível, de captar.

Conseguiu perceber a lógica da gestão do conhecimento como aliado às novas práticas educacionais?

Os alunos são partes interessadas no progresso das escolas, afinal são eles os maiores beneficiados. Sendo assim, é preciso saber identificar potenciais alunos e ideias com o objetivo de propor melhorias gerais. A gestão do conhecimento possibilita ainda aprimorar o profissional que está diariamente em sala de aula, pois este tem seus méritos reconhecidos ao identificar no crescimento do aluno seu esforço e dedicação.

gestão do conhecimento e inovação