Gestão escolar: A importância do Diretor no apoio ao Professor

21 de dezembro de 2017

A figura do Diretor Acadêmico é essencial para toda instituição de ensino, afinal, é ele quem estabelece planejamentos e estratégias para uma gestão escolar efetiva. Suas funções envolvem conceber metas, formar quadros de gestores, organizar dados e informações e, de uma forma geral, contribuir para uma melhoria crescente da educação superior.

Um ensino de qualidade é a prioridade de todas as instituições, e para que isso ocorra é preciso que todos os processos sejam bem articulados e todos os profissionais bastante preparados. Nesse sentido, o papel do diretor acadêmico também se faz muito importante: é ele o responsável por criar mecanismos que facilitem a vida dos professores e coordenadores.

A tecnologia entra em cena

Já é fato consumado que a tecnologia é uma grande aliada da Educação. As novas dinâmicas de aprendizagem devem, sem dúvidas, incluir ferramentas e aplicativos digitais como parte da metodologia pedagógica, tanto para proveito dos alunos, quanto dos professores.

Agilidade e praticidade são duas das principais vantagens de se fazer uso de recursos tecnológicos para melhor o desempenho acadêmico. Por isso, é importante que o diretor fique por dentro dessas novidades e as insira no planejamento da gestão escolar.

O Prova Fácil Soluções, desenvolvido pela Starline tecnologia, é um ótimo exemplo que pode revolucionar a forma como professores executam suas inúmeras funções. Ele é, inclusive, uma ótima ferramenta para aproximar professores e coordenadores, melhorando a comunicação e os processos institucionais.

escola do futuro

Mas o que o Prova Fácil faz pela instituição?

São inúmeras as vantagens de se implantar um sistema de gestão de provas. Com ele, sua instituição de ensino pode criar e gerar um banco de questões, diagramar provas objetivas e discursivas, realizar vestibulares online e agendados, corrigir questões automaticamente.

Os alunos, por sua vez, podem acessar as correções, questionar e conferir notas virtualmente, enquanto os coordenadores contam com estatísticas, auditorias e arquivamento digital das provas. Tudo isso em um fluxo que gera economia de tempo e de custos com impressão, logística e tecnologia da informação.

Os benefícios não param por aí! Com o Prova Fácil é possível também criar um banco de questões que esteja de acordo com a matriz acadêmica da instituição de ensino. Ou seja, todos os professores estarão aptos a desenvolver provas alinhadas com a expectativa da sua instituição, independente da disciplina ou da unidade em que trabalha.

Workflow de revisão de provas

Além de tudo o que citamos, a plataforma prevê também um workflow de revisão de questões.

Work o quê?

Workflow quer dizer, basicamente, uma sequência de etapas necessárias para automatizar e concluir determinado processo. Dessa forma, o sistema garante que todas as avaliações sejam conferidas e aprovadas pela equipe de coordenadores, tornando a correção muito mais confiável e segura.

Equipe antenada e articulada

Gerenciar as avaliações de instituições de ensino demanda tempo e cuidado. Não basta garantir provas efetivas para medir os conhecimentos dos alunos. Mais do que isso, é preciso certificar-se de que todo o processo de avaliação (agendamento, preparo, distribuição, aplicação, correção, revisão…) sejam feitos com segurança e qualidade.

Não por acaso, vários grupos educacionais reconhecidos buscam apoio na tecnologia para garantir que a gestão escolar seja otimizada. Mas a tecnologia por si só não pode salvar o mundo: é indispensável que toda a equipe compreenda bem do que se tratam as mudanças, como implantá-las e como mantê-las em funcionamento.

Esse preparo e articulação entre todos os profissionais da instituição deve sempre ter como objetivo comum e final a melhoria da Educação. Cabe ao diretor, portanto, desenvolver projetos coerentes com as necessidades do mundo de hoje e da sua instituição. Mais do que tecnologia, é importante contar com uma equipe empenhada e parceira.

Quer saber mais sobre o Prova Fácil e como ele pode melhorar sua gestão escolar? Então assista ao case de como aumentamos em 30% as notas dos alunos da Bem Mudar: