fbpx
  • Posts
  • Materiais
  • Artigos
  • Cases
  • Tutoriais

Importância do Big Data na personalização do ensino

O volume de informações que circulam pela internet diariamente e, consequentemente, o número de usuários que participam desse processo de compartilhamento de informações cresce diariamente: 1 septilhão – esse é o número de bits de informação que já existem disponíveis hoje no mundo segundo a EMC, empresa líder do mercado internacional de armazenamento de dados. Dada a devida dimensão ao volume de informações disponível ao alcance de um clique, fica mais fácil entender o que é o Big Data e sua importância, principalmente para os avanços educacionais e da personalização do ensino.

O Big Data refere-se a um grande armazenamento de dados. Seu software recolhe todos os dados que uma determinada organização gera e permite que os analistas envolvidos no processo usem-os a seu favor. Logo, a verdadeira questão não é apenas as grandes quantidades de dados coletados, mas também o que será feito com eles.

 

 O grande feito do Big Data para a área educacional

 

A personalização do ensino, garantindo a aprendizagem dos alunos de acordo com suas necessidades. Brevemente definindo, isso é possível da seguinte forma: o Big Data coleta rastros de dados e estatísticas de estudantes na web e essas informações são analisadas a fim de criar técnicas de ensino adaptativo.

Obviamente, coletar os dados é apenas o primeiro passo rumo a essa personalização do ensino. Por isso, pesquisadores vêm trabalhando para criar ferramentas tecnológicas que utilizem os dados sobre os alunos para traçar caminhos de aprendizado que façam a diferença em sua formação. O desafio está, exatamente, na tradução dos dados coletados para os professores e alunos. É através dessa análise dos dados que se tornará possível a tarefa de traçar planos de aprendizado personalizados.

Nos Estados Unidos o Big Data já é utilizado em diversas universidades, como a de Connecticut, e a expectativa é que sua expansão aconteça pelo mundo nos próximos anos. Já no Brasil seu uso ainda é tímido e precário, tendo em vista as possibilidades que o sistema pode oferecer de agregar, analisar e tirar conclusões a partir de dados até então espalhados.

Como já se sabe, nem todo dado coletado será relevante ou útil; daí a importância das organizações com acesso a grandes volumes de dados focarem naqueles mais importantes, que poderão ser utilizados nas tomadas de decisão. É preciso saber utilizar as tecnologias para coletar e armazenar dados a seu favor. Ao compreender o sistema e entender seu valor, fica mais fácil extrair da sua operação o que for mais eficiente e rentável.

 

sistema-de-gestão-de-provas


Veja mais

Materiais

[Checklist] da Transformação Digital na Educação

Esse post é um trecho do Checklist da Transformação digital, um material que mostra como os setores – seja da Educação Básica ou Supeior – precisam se atentar se quiser adentrar…

Materiais

[Infográfico] História das avaliações: de onde surgiram?

Esse post é um trecho do Infográfico História das Avaliações, um material que mostra um apanhado histórico das avaliações no Brasil e no mundo até a atualidade, bem como sua importância…

VER MAIS POSTAGENS

Pesquisa

MAIS LIDAS

Conheça quais são os tipos de avaliação de aprendizagemComo elaborar provas que realmente ajudam na aprendizagem?A importância da tecnologia na Educação e como ela impacta na performance​ de alunos e professoresComo criar um banco de questões inteligente?Como evitar cola durante as provas? Veja 4 dicas!O que é correção automática de provas?

As melhores soluções para gerenciar as suas avaliações

SIGA-NOS