fbpx
  • Posts
  • Materiais
  • Artigos
  • Cases
  • Tutoriais
Materiais

[Infográfico] História das avaliações: de onde surgiram?

Esse post é um trecho do Infográfico História das Avaliações, um material que mostra um apanhado histórico das avaliações no Brasil e no mundo até a atualidade, bem como sua importância no desenvolvimento da maneira como aprendemos. Baixe nosso material para ter acesso ao conteúdo completo.


Você já se perguntou sobre a história das avaliações de aprendizagem? Apesar de todas as situações levarem a algum tipo de ensinamento, entender como a educação formal foi estruturada no Brasil é uma forma de compreender o presente e vislumbrar o futuro.

Mais que um assunto interessante a educadores, esse tema também é válido a gestores, coordenadores e estudantes. É assim que podemos refletir sobre os aspectos físicos e psicológicos que envolvem o ensino e verificar de que maneira é possível aperfeiçoar as práticas pedagógicas.

Então, que tal saber mais sobre a história das avaliações? Confira este artigo e veja como ela se estruturou e passou a ser aplicada.

A história das avaliações de aprendizagem

O Brasil já era povoado antes de 1500, quando os portugueses chegaram ao nosso País. A organização começou ainda no período colonial. O objetivo era bem diferente do atual e quem tocava o ensino eram os jesuítas. Porém, foi o que levou à definição que temos hoje. Para entender essa linha do tempo, que tal ver suas particularidades?

Período colonial

A educação no Brasil começou com a Companhia de Jesus, na época dos jesuítas, logo após a chegada dos portugueses. Apesar de ter o foco na religiosidade, a fim de catequizar os índios, foi o início da educação no País. A primeira missão começou ainda em 1549.

Em 1759, houve a expulsão dos jesuítas por conta das reformas pombalinas. Foi nesse momento que o ensino laico e público foi criada por meio das Aulas Régias. A implantação oficial foi em 1772.

Período da família real

A chegada da família real portuguesa em 1808 mudou o contexto educacional. Dom João VI criou, ainda no ano — e nos períodos seguintes — que aportou no Brasil:

  • Escolas de Medicina;
  • Academias Militares;
  • Museu Real;
  • Biblioteca Real;
  • Jardim Botânico;
  • Imprensa Régia.

A Escola Nacional de Belas Artes foi criada a partir do convite a artistas franceses em 1816. Ainda assim, a educação tinha uma importância secundária. Na época, não existia faculdade no Brasil, enquanto em colônias espanholas elas já haviam sido fundadas. Um exemplo é a Universidade de São Domingos, fundada em 1538.

Período imperial

As transformações realizadas a partir da chegada da família real foram significativas e culminaram com a declaração de Independência, em 1822. Em 1824, foi elaborada a primeira Constituição brasileira, que mantinha a liberdade de ensino e a instrução primária gratuita a todos os cidadãos — escravos não se enquadravam ainda nessa categoria.

Em 1827, foi aprovada a primeira lei sobre o então Ensino Elementar, que hoje é chamado de Educação Básica. Em vigor até 1946, essa legislação determinava a criação de escolas em todas as cidades e de instituições de ensino voltadas para meninas em municípios mais populosos.

Primeira República

Esse foi um momento de grandes mudanças na educação brasileira. Sob o controle dos militares, o ensino seguia os princípios de centralização, formalização e autoritarismo. Houve iniciativas de formar um currículo unificado.

Era Vargas

O ano de 1930 marcou profundas mudanças, inclusive na educação. Uma delas foi a criação do Ministério dos Negócios da Educação e Saúde Pública. Houve uma reforma do Ensino Secundário e, depois, a organização do Conselho Nacional de Educação.

A Constituição de 1934 determinou a elaboração de um plano nacional. Os intelectuais da época — como Anísio Teixeira (que hoje dá nome ao Inep), Lourenço Filho e Fernando de Azevedo — voltaram suas atenções para a educação e perceberam que o ensino não atendia às exigências do mundo da época.

Regime Militar

Seu início foi em 1964. Cinco anos depois, a disciplina Educação Moral e Cívica passou a ser obrigatória em todos os níveis de ensino. No Secundário era chamada de Organização Social e Política Brasileira (OSPB).

Retorno da democracia

A Constituição de 1988, válida até hoje, determinou o prazo de 10 anos para universalizar o ensino e acabar com o analfabetismo. Até hoje, não aconteceu. No Brasil, 7% da população com 15 anos ou mais ainda é analfabeta, conforme a Pnad Contínua. 

A LDB foi revista em 1996, sendo que um ano antes foi recriado o Conselho Nacional de Educação. Outras questões importantes foram:

  • organização do Sistema de Avaliação do Ensino Básico (SAEB), em 1990;
  • surgimento do Fundo de Manutenção do Desenvolvimento do Ensino Fundamental (Fundef), em 1996 — houve sua substituição pelo Fundeb em 2006.

O Fundef foi especialmente relevante porque obrigou estados e municípios a dedicarem um percentual para a educação.

Futuro da educação

Apesar de toda a evolução verificada no Brasil, a educação ainda tem muito a se desenvolver. Já está sendo implementada a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que apresentará as propostas pedagógicas e os currículos a serem seguidos por todas as instituições de ensino do País.
Além disso, a tecnologia contribui para o alcance de bons resultados. É o caso dos softwares de gestão de provas, Inteligência Artificial (IA), machine learning, Big Data, entre outros. Porém, as tendências em avaliações do futuro e a transformação digital na educação precisam considerar o que aconteceu no passado para que os erros não se repitam.

Assim, a história das avaliações é fundamental para garantir um futuro de qualidade. Modificar o ensino-aprendizagem de acordo com as novas prerrogativas é a expectativa, porque somente dessa forma o conhecimento é construído em bases sólidas.

E você, o que acha? Deixe seu comentário e comente o que acredita ser relevante sobre o passado, o presente e o futuro da educação!


Veja mais

Materiais

[Checklist] da Transformação Digital na Educação

Esse post é um trecho do Checklist da Transformação digital, um material que mostra como os setores – seja da Educação Básica ou Supeior – precisam se atentar se quiser adentrar…

Materiais

[Infográfico] História das avaliações: de onde surgiram?

Esse post é um trecho do Infográfico História das Avaliações, um material que mostra um apanhado histórico das avaliações no Brasil e no mundo até a atualidade, bem como sua importância…

VER MAIS POSTAGENS

Pesquisa

MAIS LIDAS

Conheça quais são os tipos de avaliação de aprendizagemComo elaborar provas que realmente ajudam na aprendizagem?A importância da tecnologia na Educação e como ela impacta na performance​ de alunos e professoresComo criar um banco de questões inteligente?Como evitar cola durante as provas? Veja 4 dicas!O que é correção automática de provas?

As melhores soluções para gerenciar as suas avaliações

SIGA-NOS