Como organizar uma jornada acadêmica?

29 de maio de 2020

Evento pode atrair holofotes para a instituição de ensino, além de engajar e motivar as equipes docente e discente.

A jornada acadêmica é um dos principais eventos que podem ocorrer em uma IES, já que se trata de uma excelente alternativa para que os alunos coloquem seus conhecimentos em prática e se atualizem sobre os mercados em que desejam atuar profissionalmente.

Porém, para que traga bons resultados, é importante que sua organização seja muito bem realizada, de modo a trazer o melhor aproveitamento possível a todos os envolvidos, o que se aplica do núcleo gerencial da instituição de ensino superior aos alunos.

Se você não sabe muito bem em que consiste tal evento, bem como o que fazer para organizá-lo, saiba que veio ao lugar certo! Vamos debater sobre o tema para esclarecer as dúvidas e ressaltar sua grande importância para a comunidade acadêmica como um todo.

O que é jornada acadêmica?

É um evento extraclasse e extracurricular que tem por finalidade ajudar no desenvolvimento dos alunos e em sua proximidade em relação ao mercado de trabalho, bem como ao ambiente de pesquisa e extensão, de modo que estes estejam mais preparados para lidar com o que o futuro os reserva.

Nela, reúnem-se grupos profissionais da região em que será realizada, os quais debatem assuntos pertinentes à sua área de atuação. Com isso, pode-se guiar o caminho que os trabalhos seguirão, além de impactar diretamente na forma com a qual os trabalhadores se relacionam com suas atividades.

A jornada acadêmica, cuja duração varia de acordo com os objetivos propostos e o número de participantes, é um dos vários tipos de eventos acadêmicos, grupo que também contempla congressos, encontros, simpósios, fóruns, seminários, cursos e worskhops, entre outros.

As atividades extraclasse são um assunto de grande relevância e que deve ser encarado por todas as instituições de ensino superior, algo que infelizmente ainda está longe de acontecer, o que é, inclusive, comprovado estatisticamente.

O estudo “Engagement Insights – Survey Findings on the Quality of Undergraduate Education”, da National Survey of Student Engagament, trouxe números interessantes sobre a questão, que se não são diretamente relacionados à jornada acadêmica, também acabam por englobá-la.

Foram feitas perguntas a mais de 55 mil alunos de 132 instituições, sendo que uma delas foi a extensão a que os cursos substancialmente enfatizam as atividades inclusivas e culturalmente engajantes por nível de classe.

O compartilhamento das perspectivas e experiências dos alunos e o respeito à expressão de ideias diversas foram as principais respostas para alunos do primeiro ano da graduação. O mesmo se aplicou a quem já estava no quarto ano, seguido do desenvolvimento de habilidades para efetivamente trabalhar com pessoas diversas.

Ainda que o objetivo da pesquisa não tenha sido exclusivamente a realização de atividades extraclasse, é evidente que são consideradas como atividades importantes para os alunos, as quais indubitavelmente podem ajudar no seu desenvolvimento acadêmico, profissional e pessoal.

Quais são as vantagens de uma jornada acadêmica?

Além de ser relevante para os alunos, há vários outros motivos que endossam sua realização, como os seguintes:

  • Aumento no engajamento do corpo docente e demais colaboradores. Como a organização da jornada acadêmica depende dos professores, coordenadores e diretores, sua realização aumentará o engajamento da equipe e também melhorará os relacionamentos, já que será necessário pensar em algo fora da sala de aula, o que ajuda a quebrar a rotina.
  • Envolvimento do corpo discente. Ainda que a organização venha da IES, os alunos podem participar do evento com trabalhos, pesquisas, projetos e outras atividades que enriqueçam a jornada para todos os participantes.
  • Potencial de apresentação de trabalhos científicos. O evento pode se transformar em uma jornada científica caso haja a submissão de artigos de diversas áreas do conhecimento, o que é capaz de elevar ainda mais o nível do evento.
  • Destaque da IES perante a sociedade. Seja para moradores da região, profissionais da área, alunos de outras instituições de ensino ou mesmo a mídia, um evento do porte de uma jornada acadêmica tende a colocar a IES em um patamar de destaque perante a concorrência.
  • Economia para sua realização. Embora não seja uma regra, a instituição não precisa gastar muito para colocar o evento em prática, já que poderá utilizar seu próprio campus para a realização. Além disso, como o evento tende a atrair vários interessados, as chances de que isso se reverta em uma potencial renda no futuro são grandes.

Como organizar uma jornada acadêmica?

Mesmo com tantos benefícios, um planejamento bem realizado permite que a realização do evento, que é trabalhosa, de fato, seja mais simples do que se imagina. Basta seguir a essas dicas:

  • Defina uma data com antecedência. O ideal é que o planejamento se inicie meses antes do evento, especialmente quando se trata de uma jornada científica, que demanda ainda mais tempo e esforços por parte de todos os envolvidos. Quanto melhor for a preparação, maior tende a ser sua qualidade.
  • Evite conflitos com o calendário de provas. A participação da jornada acadêmica é facultativa, ou seja, se a data estiver próximo à de suas avaliações, é bem provável que o foco maior (ou exclusivo) vá para a preparação das provas. Ao evitar este tipo de conflito, os interessados podem se dedicar sem prejudicar seu desempenho acadêmico.
  • Escolha o tema do evento. A jornada pode englobar basicamente assuntos de qualquer curso ou área do conhecimento da instituição, cabendo aos organizadores definir qual é o mais viável. Para trazer um impacto ainda maior, vale a pena analisar quais temas estão em voga na sociedade e trazê-los para o evento.
  • Selecione os responsáveis pelo evento. Depois de definir o tema, veja quais são os professores e coordenadores que melhor se adequam a ele e monte uma excelente equipe, o que impactará diretamente na qualidade da jornada acadêmica.
  • Elabore as regras de participação. Para que os alunos saibam como participar, é essencial que haja um regulamento ou pelo menos um conjunto de orientações. Isso criará uma padronização importante para ajudar nas avaliações dos responsáveis.
  • Divulgue o evento para a comunidade. Depois de tudo planejado, é chegada a hora de tornar o evento público e convidar seu público-alvo, como equipes de empresas que atuam na área, alunos de outras instituições, professores da área de conhecimento escolhida e até a comunidade local. Também é interessante estender o convite às mídias, já que a cobertura será muito benéfica para a IES.
  • Ofereça todo o apoio necessário. Por se tratar de um evento extracurricular de grande porte, os alunos devem ter acesso à equipe organizadora, de modo a tirar suas dúvidas e obter as orientações necessárias em prol de participações ainda mais relevantes e interessantes.

Faça da jornada acadêmica uma rotina em sua instituição de ensino superior!

A organização é trabalhosa e demanda esforços, inclusive financeiros. Porém, dados os potenciais benefícios, é evidente que compensa investir na realização deste evento, o qual pode ter presença garantida no calendário semestral ou anual da instituição.

Este é um bom momento para apresentar um caso de sucesso da Prova Fácil: o da Universidade de Fortaleza (Unifor), que aumentou a nota do seu curso de direito com o auxílio do nosso software.

As jornadas acadêmicas são oportunidades valiosas para melhorar a imagem de uma instituição de ensino superior perante a sociedade, além de valorizar seus alunos e comprovar sua qualidade de aprendizagem, o que pode aumentar a procura por novos alunos e, consequentemente, o faturamento.

Para que ela possa ser realizada, é essencial que as demais atividades da IES estejam bem organizadas, de modo que haja tempo hábil e as devidas condições para empregar os esforços que o evento demanda.
Se você precisa de ajuda em relação a isso, conte com as soluções da Prova Fácil e ganhe muito em termos de praticidade, agilidade e segurança, o que consequentemente traz economia à instituição. Assim, a jornada acadêmica poderá se transformar em uma realidade bem mais próxima do que imagina!