Importância de um leitor de gabarito para as instituições de ensino

9 de novembro de 2020

Leitor de gabarito. Aí está uma solução que professores dos séculos passados poderiam imaginar que existiria no futuro, o que certamente pouparia muito de seu valioso tempo.

Em uma sociedade tão intrinsecamente ligada com a tecnologia e a conectividade como a que vivemos hoje em dia, essa é uma funcionalidade que realmente não poderia deixar de existir. Ao mesmo tempo em que é “simples”, os benefícios em utilizá-la são muitos.

Quando pensamos sobre o tema, é quase que imediato remeter a como os professores terão sua rotina otimizada por meio de um leitor de gabarito de prova, já que ele os poupa de uma atividade manual tão cansativa e repetitiva.

É claro que tudo isso é verdade, mas há outro personagem fundamental nessa história que não podemos deixar de comentar: as próprias instituições de ensino. Elas também têm muito a ganhar com a correção automática de provas.

Pode ser que você ainda não tenha entendido exatamente como isso acontece, mas fique tranquilo, pois veio ao lugar certo. Continue conosco para compreender o quão importante é que as escolas, faculdades, centros universitários, universidades e outras instituições de ensino utilizem tal tecnologia.

O que uma instituição de ensino tem a ganhar com o uso de um leitor de gabarito?

Muitas coisas, o que afeta positivamente da organização do corpo docente até um potencial aumento de faturamento a médio e longo prazo, fatores que endossam a grande importância de adotar tal tecnologia.

Nós comentamos em outro artigo sobre o que é e como funciona o leitor de gabarito de provas, onde explicamos com maiores detalhes o funcionamento dessa tecnologia e, além disso, pincelamos também sobre as vantagens que, principalmente, os professores e alunos podem desfrutar.

Neste conteúdo, porém, vamos abordar a questão sob um viés mais institucional, que mostrará que a adoção de um leitor de gabarito de prova é um verdadeiro investimento para a instituição.

Algumas das principais vantagens neste sentido são as seguintes:

Melhores condições de trabalho para o corpo docente

Nós acabamos de comentar que o foco deste conteúdo é os benefícios que o leitor de gabarito traz para as instituições de ensino, mas não podemos deixar de falar sobre o que ele pode oferecer aos professores, coordenadores e outros membros do corpo docente.

De acordo com o TALIS 2018 Results (Volume II)”, de que também comentamos no artigo sobre o funcionamento do leitor de gabarito de prova, 40,8% dos professores entrevistados afirmaram que a correção de atividades dos alunos é uma de suas principais fontes de estresse.

Outro dado relevante é que a correção de atividades dos alunos é responsável por ocupar, em média, 4,2 horas por semana dos professores, o que se converte em quase 17 horas por mês e mais de 150 horas ao longo de um ano, o que é muita coisa.

Ao passar a utilizar um leitor de gabarito, as avaliações objetivas poderão ser corrigidas automaticamente, o que poupa muito tempo dos professores e, por isso, permite que eles se sintam mais felizes e satisfeitos com suas condições de trabalho.

Em larga escala, isso pode significar que os melhores talentos da sua docência e coordenação terão uma motivação adicional para continuar na instituição. Já pensou em como seria prejudicial perder um bom profissional porque ele não está satisfeito?

Leia também: 10 principais desafios dos professores

Estabelecimento de uma imagem positiva em termos de inovação tecnológica para o mercado

Adotar novidades tecnológicas está deixando de ser uma opção e se transformando cada vez mais em uma obrigação na área da educação, o que também atua como um diferencial competitivo no mercado.

De acordo com um estudo da Grand View Research, o mercado global de transformação digital foi avaliado em US$ 284,38 bilhões em 2019 e é estimado a crescer, em média, 22,5% ao ano entre 2020 e 2027, o que o faria atingir o enorme valor de US$ 1,442 trilhão em 2027.

A questão é tão relevante que há estudos, como este da IT Intelligence Markets, que abordam a transformação digital na educação superior, em uma tendência que só tem a crescer com o passar do tempo.

A transformação digital nas instituições de ensino é desafiadora, mas quanto maior for sua abertura para a implantação de tais novidades, maior também tende a ser o impacto positivo que isso causará no mercado.

Inclusive, a título de curiosidade, a falta de inovação não escolhe apenas pequenas empresas, diferente do que podemos pensar. Basta olhar para exemplos como Blockbuster e Kodak, empresas mundialmente conhecidas e com faturamentos enormes, mas que definharam no mercado por não adotar a tecnologia.

Veja também: 10 ferramentas tecnológicas para Educação

Economia aos cofres de toda a instituição

Um ditado popular diz que tempo é dinheiro. Este aforismo, atribuído a Benjamin Franklin, foi usado em um artigo publicado em um livro de 1748, chamado “The American Instructor, or Young Man’s Best Companion”.

É inegável o quão verdadeiras são essas palavras. Mesmo que elas tenham mais de 270 anos, refletem exatamente o que vivemos atualmente, em que cada segundo conta muito.

Se os colaboradores da instituição de ensino, entre eles o corpo docente, economizarem seu tempo, poderão dedicar o que restar a outras atividades mais importantes, o que aumentará sua produtividade e, assim, beneficiará todos os envolvidos.

O uso de um leitor de gabarito pode ajudar muito nisso, já que a atividade consome quase 5 horas por semana para cada professor, como vimos anteriormente. Quanto menos tempo eles perdem, mais a instituição ganha!

Solidez nos processos avaliativos

Imagine ter uma instituição de ensino super reconhecida no mercado pela excelência de ensino e de seus processos internos, mas que apresenta dubiedade em suas avaliações. É fato que isso colocaria toda a sua credibilidade a perder.

Em outras palavras, de nada adianta ter uma escola, faculdade, universidade ou outra instituição de ensino que deseja ter qualidade em todos os seus processos se não houver clareza nos métodos de avaliação, que são tão importantes para os alunos.

Por vezes, isso acontece não por má fé dos docentes ou da instituição, mas sim por falhas humanas, as quais todos estão sujeitos a cometer. Porém, quando elas são recorrentes, isso também refletirá na credibilidade daquela empresa.

Com um leitor de gabarito de prova, você aumenta significativamente os níveis de assertividade das correções, o que garante que as avaliações estão realmente cumprindo seus papéis: avaliar o conhecimento individual, o trabalho em equipe e a capacidade de aprendizagem, entre outros.

Veja mais: O que muda usando tecnologia em sala de aula?

Leitor de gabarito: um grande incremento para as instituições de ensino

Portrait of a young attractive student girl sitting at the desk working with a laptop, education concept photo, lifestyle

Adotar a transformação digital na educação é fundamental. Os novos alunos, crescidos em um ambiente conectado, estão habituados com soluções inteligentes e modernas, o que também se aplica às escolas e outras instituições de ensino.

Se os professores, os alunos e as instituições saem ganhando, então não há motivos plausíveis para deixar de adotar o uso de um leitor de gabarito de prova, em um investimento que certamente será recompensado.

O software Prova Fácil Avaliações Regulares é perfeito para isso, já que oferece um leitor de gabarito prático, seguro e eficiente, além de vários outros recursos inteligentes para instituições de ensino que querem se modernizar.

Para utilizá-lo, basta ter uma impressora com resolução de 300 dpi e que as provas tenham sido criadas e/ou processadas no nosso software.

O leitor de gabarito pode ser utilizado tanto de forma individual pelo professor, por meio do aplicativo Prova Fácil Professor, quanto pela instituição como um todo, por meio do software Prova Fácil Avaliações Regulares, que faz todas as etapas do processo de gestão de avaliações, inclusive a leitura dos gabaritos.
Conheça o software Prova Fácil Avaliações Regulares e o aplicativo Prova Fácil Professor e comprove, na prática, tudo de bom que eles podem proporcionar!