Macetes ainda são a saída para aprender as matérias mais difíceis?

26 de novembro de 2014

Macetes, técnicas, dicas… tudo é válido na hora de aprender aquela matéria que insiste em tirar seu sono. Mas existem diversas técnicas, pré-históricas, que ainda são usadas nas escolas para passar determinado conteúdo e que, por vezes, incentivam o aluno a decorar, ao invés de discutir, debater ou expor suas opiniões. Será que elas funcionam mesmo?

 

Alguns professores já perceberam que a mudança no sistema de ensino é quase que uma obrigação. Modernizar os recursos usados em sala de aula se tornou uma necessidade, já que a tecnologia se faz cada vez mais presente e o uso de aplicativos, programas e sistemas vêm facilitando a vida dos professores e despertando o interesse dos alunos.

 

O uso da tecnologia a favor da educação jamais substituirá anotações, rascunhos das assimilações feitas em sala de aula, livros ou grupos de discussão. Pelo contrário, o objetivo é, exatamente, facilitar essas práticas. Mas, antes de tudo, é preciso lembrar que, diante de uma matéria difícil, o aluno precisa querer aprender. Ter dificuldade é uma coisa; ter resistência é bem diferente. Para aprender algo, com ou sem ajuda de recursos tecnológicos, é preciso querer e acreditar que pode.

 

Aplicativos e serviços para auxiliar na hora dos estudos:

  • Evernote: Esta é uma excelente opção para anotações em aula, principalmente pela sincronização automática de dados que faz entre vários dispositivos. As notas ficam armazenadas num servidor que suporta o upload de até 40 MB mensais – mediante uma mensalidade, essa capacidade aumenta para até 500 MB.
  •   Google Docs/Drive: Serviço de armazenamento e sincronização de arquivos, apresentado pela Google. Permite a edição conjunta de arquivos, que ajuda (e muito) na hora de escrever um trabalho ou montar uma apresentação.
  •   Office Web Apps: São complementos online do Word, Excel, PowerPoint e OneNote que possibilitam trabalhar com documentos do Office de qualquer lugar.
  •   Dropbox: Esse serviço armazena arquivos na nuvem e possibilita o compartilhamento dos itens e diretórios entre vários usuários. Os usuários podem acessá-los e editá-los nas próprias máquinas.

A tecnologia é uma aliada dos professores na hora de passar uma matéria ou mesmo rever algum conteúdo. Além disso, acabam por incentivar os alunos a estender os estudos para além da sala de aula. Tudo que foi passado está ao alcance das mãos, seja pelo celular, computador e tablets. Descubra como usar todos esses recursos em suas aulas e torne seus alunos mais participativos e atentos.

 

 

 

Banner 728 x 90 - APP