• Posts
  • Materiais
  • Artigos
  • Cases
  • Tutoriais

6 maneiras de aumentar a retenção de alunos em uma Instituição de Ensino!

6 maneiras de aumentar a retenção de alunos em uma Instituição de Ensino.

Especialmente durante o fim e o início de ano, época de encerrar e dar início a um novo ano letivo, as instituições de ensino (IES) lançam estratégias e se empenham para captar novos alunos.No entanto, outro desafio que deve ser igualmente considerado é a retenção dos alunos já matriculados, visto que de nada adianta atrair novos estudantes se existe um grande fluxo de evasão, certo?

As ações, além de serem focadas em novos públicos-alvo, devem ser pensadas também para prevenir a saída de alunos. Para isso, é preciso entender por quais motivos um estudante — ou seus responsáveis — optam por sair de uma escola e ir para outra.

Neste post, vamos listar 6 dicas de práticas que você pode adotar na sua instituição de ensino para garantir que o corpo estudantil se mantenha em um bom número.

  • Trace o percurso de ensino já no momento da matrícula

Estabelecer um plano de estudos para além de um ano letivo e dar um panorama completo sobre a jornada do aluno são questões importantes para alinhar as perspectivas do estudante com as da instituição. Além disso, é uma forma de esclarecer todos os métodos de ensino e os benefícios que um percurso contínuo em uma mesma escola traz ao processo de aprendizagem.

  • Invista em estratégias de relacionamento

Na Era Digital, existem vários canais possíveis de comunicação, e utilizá-los como estratégias de relacionamento é fundamental para a fidelização dos alunos. Vale ressaltar que uma instituição de ensino deve estabelecer contato direto com os vários núcleos envolvidos: alunos, pais, professores e funcionários.

Nesse sentido, a tecnologia é uma ótima aliada. E-mails, comunidades em mídias sociais, fóruns de discussão — tudo isso contribui para maior proximidade da escola com sua comunidade.

  • Autorize negociações financeiras

No caso de instituições privadas, um dos motivos mais recorrentes que prejudicam a retenção de alunos é a dificuldade de se manter em dia com as mensalidades. Para solucionar esse problema e evitar a saída de alunos, a instituição pode encontrar formas de ajudar o aluno e sua família a quitar suas dívidas.

Dentre as possíveis medidas, estão a renegociação e parcelamento das mensalidades atrasadas, o incentivo através de bolsas de estudos e descontos proporcionais ao desempenho do estudante.

  • Incentive atividades extraclasse

Desenvolver atividades complementares, que saiam do formato sala de aula e proporcionem experiências novas aos alunos, desperta o interesse e aumenta o envolvimento da classe com a escola como um todo. Promover eventos, festivais ou lanches coletivos, por exemplo, além de contribuir para o fortalecimento de novas habilidades, são um incentivo ao aluno.

  • Crie recursos como reforços e grupos de estudos

Outro ponto que pode ser determinante para um aluno deixar uma instituição, é a dificuldade em relação às notas e ao desempenho em avaliações. Acompanhar o ritmo de um professor ou de uma disciplina em específico pode contribuir para a falta de envolvimento com a escola.

As soluções para esse problema é mostrar que a instituição tem a preocupação de proporcionar a melhor performance de aprendizagem possível, garantindo que seus estudantes absorvam o conteúdo e estejam preparados para seu futuro. Grupos de estudos e reforços semanais, com professores e monitores, são ótimas e eficientes práticas.

  • Aprenda com os casos de transferência

Pesquisar, recolher e analisar dados são fases essenciais a qualquer pesquisa de mercado. Aproveite os casos de transferência para compreender as principais motivações que levaram alguém a deixar sua IES e, então, adotar as soluções cabíveis e estratégicas para a escola.

O fluxo de evasão, bem como o de captação e retenção, faz parte da realidade de toda instituição. Antecipar necessidades, inovar e criar um ambiente receptivo a todos são pontos que já vão te deixar à frente!

 

Achou nossas dicas interessantes?
Deixe sua opinião nos comentários e curta nossa Página no Facebook e fique por dentro de conteúdos essenciais para você e sua instituição!


Veja mais

VER MAIS POSTAGENS

Pesquisa

MAIS LIDAS

Por que a transformação digital no Ensino Superior é um caminho sem volta?Importância de um software para elaborar prova nas instituições de ensinoAvaliação diagnóstica: entenda a importância para a sua instituiçãoConheça as instituições que já utilizam software para elaborar provasSistema de geração de provas e correção automática no movimento paperlessPor que o Prova Fácil é importante para a transformação digital na educação?

As melhores soluções para gerenciar as suas avaliações

SIGA-NOS

ASSUNTOS