Entenda tudo sobre Matriz de Referência do ENEM

28 de outubro de 2014
matriz de referência do Enem

Você sabe o que é uma matriz de referência e quais suas vantagens?

A matriz de referência é um documento estruturado com base no conteúdo que será exigido de um aluno em determinada prova, levando em consideração as habilidades de cada série e disciplina. Trata-se de uma medida que viabiliza melhoras no modo com que os estudantes fazem as avaliações. Quando as questões de uma prova são bem formuladas e indexadas a uma matriz é possível avaliar conhecimentos diversos e, principalmente, o nível individual de cada aluno.

matriz de referência do Enem

Por que estamos falando disso?

Se você é professor de uma turma que vai prestar vestibular, a matriz de referência precisa fazer parte da sua vida a partir de hoje, afinal ela é uma das ferramentas usadas pelo ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) para democratizar as oportunidades de acesso às vagas de ensino superior.

Você deve estar se perguntando como vai usar a Matriz de Referência durante as aulas para auxiliar na aprovação dos seus alunos, certo? Pois bem: antes de qualquer dica, que fique claro que as matrizes em momento algum substituirão propostas curriculares ou objetivos pedagógicos, afinal elas contemplam apenas questões pontuais. Esclarecido esse ponto, vamos ao que interessa: o uso da matriz de referência como auxílio pedagógico.

Todo ano o ENEM se baseia em uma matriz de referência para realizar suas provas. Ao fazer um levantamento desses documentos, o professor pode analisar quais os resultados obtidos naquele ano e aplicar isso a seus alunos. Se basear numa matriz real para elaborar as provas pode contribuir, por exemplo, na identificação de gaps de aprendizado em determinada classe ou instituição. Além disso, as matrizes podem auxiliar no planejamento das suas aulas, onde o corpo docente pode reorganizar suas prioridades de conteúdo a partir do resultado das provas realizadas.

Saber identificar as dificuldades de cada um da turma também é um ponto indispensável na hora da análise que o professor faz. Para tanto, pode-se realizar trabalhos em conjunto com demais professores, afim de alinharem o estudo, uso e aplicação da matriz de referência como aliado no acompanhamento dos alunos.

Ao sintonizar as perspectivas de todos os responsáveis pela educação de qualidade dentro da instituição, os alunos saem ganhando. Pensar na preparação das aulas com base nos interesses dos estudantes é fator decisório para a realização de uma boa prova.

matriz de referência do Enem

Como ter acesso às matrizes de referência do ENEM?

Através do portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (INEP), qualquer um tem acesso às matrizes de referência do ENEM para cada área de conhecimento exigida na prova. Acesse o Portal e fique por dentro das questões para ajudar seus alunos a obter aprovação no exame – e entrar em uma instituição superior de renome e qualidade.