Módulo de Agendamento de avaliações: por que sua Instituição precisa utilizar esse recurso

18 de março de 2022
módulo de agendamento

Estamos em uma época de transformação para a educação. Antigos padrões e práticas estão sendo revistos, enquanto metodologias novas estão sendo desenvolvidas. Entre as novas possibilidades que se abrem para as Instituições está o Módulo de Agendamento de avaliações.

Todas as mudanças recentes no mundo da educação nos conduzem à mesma direção: o empoderamento do aluno, que passa a ser colocado como agente principal e participativo do aprendizado, ao invés de mero ouvinte e observador.

Esse é o objetivo, por exemplo, do Aprendizado Centrado no Aluno, metodologia moderna que vem sendo aplicada com sucesso em diversas Instituições. Leia mais sobre ela aqui!

Indo de encontro com esta filosofia, a Prova Fácil oferece o Módulo de Agendamento de avaliações. 

Esta é uma solução que busca empoderar o aluno e trazer mais autonomia durante o processo pedagógico, permitindo que ele escolha o dia e a hora em que irá realizar suas avaliações. Sejam elas provas regulares ou de vestibular.

Mas, na prática, como isso funciona?

O que o módulo de agendamento permite? 

Sabemos que organizar a logística de aplicação de uma avaliação não é fácil. No modo tradicional, é preciso escolher a melhor data, horário, local, e ainda lidar com possíveis reclamações, imprevistos e atrasos de alunos.

Para auxiliar nesta logística, evitar os contratempos e ainda propiciar uma melhor experiência aos estudantes, existe o Módulo de Agendamento de avaliações.

Com ele, é possível tornar as provas mais inclusivas, melhorar o desempenho dos alunos, além de evitar erros e problemas de organização, já que tudo é feito pelo sistema.

Pode parecer complexo à primeira vista, mas o fato é que esse investimento se faz cada vez mais necessário, como veremos a seguir.

Qual a importância de obter o módulo de agendamento? 

módulo de agendamento

O mercado atual pede flexibilidade e individualização dos processos 

Como já dissemos, foi-se o tempo em que os alunos eram vistos, ensinados e analisados de maneira coletiva. 

Atualmente, não apenas os estudos apontam que a individualização é o melhor caminho, mas o mercado também clama por isso.

Instituições que oferecem uma experiência personalizada ao aluno apresentam uma clara vantagem competitiva.

Essa flexibilidade tornou-se praticamente obrigatória após o início da pandemia de COVID-19, quando o ensino remoto e híbrido precisaram ser implementados, mas já era uma tendência devido à rotina cada vez mais corrida da maioria dos estudantes.

Leia mais sobre a importância do ensino híbrido em 2022!

O módulo de agendamento ajuda a melhorar a experiência do aluno 

Um dos princípios de uma educação moderna é o entendimento de que os alunos possuem necessidades, hábitos e maneiras de aprendizado diferentes.

Alguns estão mais concentrados no período da manhã, outros à tarde. Muitos têm uma rotina atribulada durante a semana, outros trabalham apenas aos sábados e domingos.

Esse entendimento já foi absorvido pelos cursos EAD (Educação a Distância), que oferecem maior liberdade para o aluno montar a própria rotina, mas devem ser internalizados por todos, independente da modalidade de curso ofertada.

Seguindo esta lógica, o Módulo de Agendamento permite que todos sejam contemplados e ninguém saia prejudicado.

Veja abaixo mais algumas vantagens em ofertar o agendamento de avaliações:

  • O aluno se sentirá valorizado, pois verá que a instituição pensa em suas necessidades e estimula sua autonomia.
  • O aluno fará a prova mais preparado, já que poderá escolher uma data que lhe permita mais tempo de estudo.
  • O aluno entrará na avaliação mais tranquilo, pois escolherá um dia no qual não tenha outros compromissos, além de evitar o trânsito e a correria típicos dos dias em que ocorrem avaliações coletivas.
  • Os resultados sairão em menos tempo, devido ao fato de não haver uma imensidão de provas para serem corrigidas ao mesmo tempo. Isso evita estresse e apreensão. 

Atingir mais alunos e aumentar a escalabilidade

No tópico anterior, citamos a importância do aluno se sentir valorizado. Pode não parecer, mas principalmente quando falamos de captação de alunos, esse pode ser um fator determinante para o aumento de receita da Instituição.

Muitas IES procuram marcar seus vestibulares no mesmo dia de suas concorrentes, imaginando que assim estarão desfalcando as outras instituições. Essa estratégia não poderia estar mais equivocada.

O aluno quer se sentir livre para escolher a faculdade ou universidade que ele preferir, e tentar impedi-lo de cogitar outras possibilidades não é um bom começo.

Pelo contrário, se você trouxer o diferencial dele poder escolher o dia e a hora em que fará a prova, você não apenas estará respeitando a liberdade de escolha, como estará ofertando empatia, modernidade e conforto.

Saiba mais sobre os vestibulares online e agendados!

Oferte provas agendadas com o Módulo de Agendamento Prova Fácil

O Módulo de Agendamento de Avaliações é apenas uma das vantagens do Sistema de Gestão de Provas, uma solução Prova Fácil para impulsionar o ensino da sua Instituição.

Além da possibilidade de avaliações agendadas, o Sistema de Gestão de Provas ainda te ajuda na elaboração e aplicação de provas, otimiza a correção e exibe resultados detalhados para que você possa traçar as melhores estratégias pedagógicas.

Leve o Sistema de Gestão de Provas para a sua Instituição e comece a oferecer aos alunos uma educação mais moderna, empática, tecnológica e revolucionária!