O que fazer para ter uma ótima nota no Enade?

23 de outubro de 2014
nota no Enade

Um dos principais problemas do Ensino Superior brasileiro tem nome e prazo para acontecer: o Enade, ou Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, que visa dar ao MEC um cenário realista dos cursos superiores no Brasil. Com a nota no Enade, o Ministério da Educação pontua cada curso e pode até fechar aqueles que não têm nota satisfatória.

Afinal, se o estudante não conseguiu se sair bem no exame de desempenho, significa que a faculdade, universidade ou centro universitário não deu a ele todo o aparato técnico e de conhecimento para que ele possa atuar no mercado de trabalho ou academia, certo?

alunos precisam da aprendizagem adaptativa

Nem sempre.

Muitas vezes os alunos não fazem o Enade com foco e a dedicação necessária, já que eles não “devem” mais nada à instituição de ensino que os acolheu e assinou o diploma. E o fato de os alunos serem escolhidos aleatoriamente, por sorteio, dificulta ainda mais o engajamento quanto à seriedade dessa prova, ainda mais porque a presença do aluno escolhido chega a ser obrigatória na prova, com possibilidade de punições.

Mas nem tudo está perdido. Dá pra melhorar o engajamento dos alunos e a nota dos cursos da sua instituição no Enade através de passos muito simples, porém humanistas, que te dão grandes chances de ver sua IES sair com nota máxima na prova.

Veja abaixo.

     1     Promova grupos de estudos lúdicos

Saiu a lista dos alunos que vão fazer o Enade? Junte o pessoal em um happy hour para que todos se conheçam e, assim, possam se sentir mais tranquilos e à vontade com a seleção da prova. E, sempre que possível, conte com os demais alunos para promover grupos de estudos de maneira lúdica, para que cada curso consiga guardar bem a matéria que será abordada.

     2     Conceda benefícios

Ir fazer a prova em um fim de semana, por exemplo, já chateia qualquer um. Que tal pagar o transporte dos alunos até o local de prova e oferecer um lanche? Assim como vestibular, Enade leva tempo. Quanto mais benefícios você der, mais tranquilo o aluno se sentirá.

     3     Valorize o esforço do aluno

Mostre que sua instituição de ensino se importa com o aluno e o agradece imensamente pela participação no Enade. Isso pode ser feito de várias formas; o importante, mesmo, é reconhecer o esforço do aluno, para que ele se sinta abraçado pela instituição, independente da nota que virá.

     4     Valorize o desempenho do aluno

As notas foram ótimas? Agradeça aos alunos que fizeram o Enade. Agora é hora de mostrar pra eles que eles são realmente importantes para a instituição: conceda benefícios como bolsas de pós graduação ou desconto na matrícula, caso o aluno tenha recém ingressado na sua IES.

     5    Prepare seus professores

Não adianta nada dar mundos e fundos para as pessoas se o ensino praticado for realmente fraco. Por isso, valorize e prepare sempre seu corpo docente para que os estudantes tenham base teórica e argumentativa dentro de qualquer teste que venham a passar na vida, Enade incluso. A capacidade didática dos professores da sua instituição é a principal arma para que a IES tenha notas cada vez maiores, ano após ano.

índices educacionais