fbpx
  • Posts
  • Materiais
  • Artigos
  • Cases
  • Tutoriais
Tecnologia da informação

Por que o Prova Fácil é importante para a transformação digital na educação?

Você já parou para pensar nas mudanças que aconteceram nos últimos anos? Em uma década, os celulares se tornaram smartphones, os notebooks popularizaram, a internet passou a ser mais acessada pelos dispositivos móveis e os videogames ficaram cada vez mais interativos. Nesse cenário, qual a importância da transformação digital na educação?

A resposta é clara: há uma grande oportunidade para os gestores de instituições de ensino aprimoraram o aprendizado em sala de aula — e fora dela. Mais que as plataformas virtuais e a educação a distância (EaD), o contexto atual é maximização da eficiência, redução de custos de erros e aumento da colaboração entre os profissionais.

Tudo isso é conquistado com o uso de tecnologias adequadas, como o Prova Fácil. Com a capacidade de agregar valor ao conhecimento e às rotinas administrativas de escolas e universidades, o sistema oferece a gestão completa das provas para trazer eficiência ao trabalho do professor.

Nesse momento, você deve estar se perguntando: como esse processo ocorre? É o que explicaremos neste artigo. Continue lendo!

A importância da transformação digital na educação

O setor educacional passou por grandes mudanças nos últimos anos, muito por conta da EaD. Os novos modelos de aprendizagem favoreceram a criação de salas de aula virtuais, aplicativos de aprendizados móveis e soluções que gerenciam as provas e os resultados dos estudantes.

Apesar disso, as instituições ainda precisam modificar seus processos administrativos para adequar a esse novo contexto. Entre as atividades incluídas estão inscrições de alunos, requisição de pedidos, administração de faltas, elaboração de provas, entre outras.

Para chegar a esse patamar, é preciso trabalhar a cultura organizacional e ultrapassar obstáculos. Os principais são:

Resistência dos colaboradores em adotar novas tecnologias

O normal é sempre optar pelo caminho mais confortável, que representa deixar as coisas como estão. Ao implementar novas tecnologias, os colaboradores tendem a ter medo dos possíveis fracassos. Além disso, é comum haver relutância no que se refere ao aprendizado de novos processos e habilidades. Para inverter esse contexto, é preciso mostrar os benefícios das mudanças.

Existência de gap de talentos

A inovação exigida pela transformação digital depende diretamente das competências dos profissionais. No entanto, a falta de expertise e recursos é um desafio, porque os talentos são escassos. É preciso contar com pessoas capacitadas tanto para a sala de aula quanto para atividades administrativas, como segurança e experiência do usuário.

Integração de sistemas legados

Sua instituição já utiliza sistemas que contêm informações relevantes. Os dados precisam ser reaproveitados, seja por compatibilidade entre os sistemas, integração personalização ou atualização.

Implantação dos novos processos

A tradução da estratégia em um plano de ação concreto é crucial para o sucesso. O ideal é trabalhar com processos mais simples e com um volume razoável de trabalho para compreender quanto tempo e esforço são necessários para colocar em prática a transformação digital.

Precisão dos dados

Os dados das instituições de ensino costumam ficar isolados, mas esse patamar precisa ser invertido na transformação digital. A integração e a centralização são fundamentais para tomar decisões acertadas, decidir o melhor rumo a seguir e definir os ajustes necessários para aprimorar o aprendizado dos estudantes.

Diante de todo esse contexto, fica clara a importância da transformação digital para a educação. No entanto, qual é o papel do Prova Fácil nesse cenário? Vamos explicar melhor a partir de agora.

transformação digital na educação-3

Como o Prova Fácil aumenta a importância da transformação digital na educação?

Implementar um novo sistema é insuficiente para efetivar a  transformação digital. É necessário ir além e adotar uma solução que facilite todos os desafios citados anteriormente. É aí que o Prova Fácil se destaca.

Ele é fácil de manusear, faz toda a gestão de provas, centraliza e traz precisão aos dados, além de potencializar os talentos já existentes na sua instituição de ensino. Na prática, isso acontece devido a alguns benefícios garantidos pelo sistema. Confira!

Redução do uso de papéis, ou paperless

A tecnologia traz esse benefício de tornar os arquivos organizados e digitais. Com o Prova Fácil também é assim. As provas podem ser aplicadas online ou no modelo presencial. No segundo caso, os documentos são organizados para que o professor dimensione a quantidade exata de avaliações.

Perceba que essa é uma grande vantagem, porque universidades e escolas utilizam uma enorme quantidade de papel, que é encaminhada por diferentes departamentos e estágios. Ao trocar esses processos pelo digital, as informações se tornam mais seguras e o fluxo de trabalho é mais ágil.

Com isso, o aluno tem acesso às notas em pouco tempo e descobre seus pontos fortes e fracos. Para o docente, é a oportunidade de ter acesso a relatórios detalhados, que indicam quais conteúdos precisam ser reforçados.

Automação das operações

O Prova Fácil é um sistema de gestão de provas — por isso, faz todo o gerenciamento das avaliações. Essa medida inclui a geração de documentos, o ensalamento automático e a elaboração de relatórios a partir da correção dos testes.

O docente também tem a chance de gerar provas automaticamente a partir de regras preestabelecidas pela instituição. Os parâmetros são definidos pela escola ou universidade e o docente segue as diretrizes referentes ao tamanho da avaliação e à dificuldade das questões.

Por sua vez, as provas são geradas com base no banco de questões, parametrizado com a matriz de conteúdo da instituição. Assim, é garantida a qualidade das avaliações aplicadas.

Outro aspecto favorecido pela automação é a correção das perguntas. Em vez do professor despender tempo com a atividade, o processo é realizado automaticamente. Isso também vale para as questões discursivas, que são digitalizadas e avaliadas por profissionais qualificados.

Correção pelo celular

O docente pode corrigir as provas diretamente pelo celular com o Prova Fácil Professor. A análise é feita individualmente e em poucos segundos. De quebra, o sistema oferece acesso aos relatórios de desempenho dos estudantes e comparativo das turmas.

Esse conhecimento leva a tomadas de decisão estratégicas, que aperfeiçoam o ensino-aprendizagem. É o caso de perceber que determinado conteúdo de Biologia precisa ser reforçado, porque mais de 50% dos alunos errou a(s) questão(ões). Assim, é possível traçar ações que contribuam com a preparação do aluno, como oferecer uma aula em vídeo.

Armazenamento em nuvem

Os documentos do Prova Fácil são hospedados no modelo de tecnologia da computação em nuvem. Isso significa que um servidor externo e altamente seguro contém as informações do sistema. Assim, também são mantidas várias cópias para evitar qualquer perda — por isso, o chamado cloud computing é tão interessante.

Essa tecnologia ainda garante agilidade na auditoria, porque as diferentes versões estão armazenadas. Assim, sempre que o estudante solicitar uma revisão da nota, o professor tem acesso aos dados e pode verificar o que foi solicitado.

Assim, o Prova Fácil vai muito além de uma alteração no modo de elaborar ou aplicar avaliações. Ele é um instrumento de grande importância para a transformação digital na educação, porque realiza alterações nas rotinas operacionais e agiliza o trabalho diário do professor e outros colaboradores.

Além disso, clientes do Prova Fácil indicam 35% de redução dos custos operacionais, 70% de diminuição do tempo gasto com correções de testes e 92% menos pedidos de revisão de avaliações.

E você, também quer obter esses benefícios e iniciar a transformação digital na sua instituição de ensino? Agende uma demonstração gratuita e sem compromisso do software e veja como ele facilitará o dia a dia da sua instituição! 

o que é transformação digital na educação-1


Veja mais

Vida de professor

10 principais desafios dos professores

Todo começo e metade de ano há um problema a enfrentar: a volta às aulas. Os estudantes estão animados para retornar à escola, mas nem sempre têm o intuito de…

Tecnologia da informação

Por que as avaliações são parte fundamental da gestão de um EaD?

Parece simples, mas a aplicação de avaliações no EaD exige esforço e dedicação. Por ser uma modalidade diferenciada e que requer a intermediação de tecnologias, as provas devem fornecer uma…

VER MAIS POSTAGENS

Pesquisa

MAIS LIDAS

Conheça quais são os tipos de avaliação de aprendizagemComo elaborar provas que realmente ajudam na aprendizagem?A importância da tecnologia na Educação e como ela impacta na performance​ de alunos e professoresComo criar um banco de questões inteligente?Como evitar cola durante as provas? Veja 4 dicas!O que é correção automática de provas?

As melhores soluções para gerenciar as suas avaliações

SIGA-NOS