OS MELHORES APLICATIVOS PARA SEUS ALUNOS SE PREPARAREM PARA O ENEM

7 de novembro de 2014

Se o fator tempo tem sido a principal desculpa dos seus alunos para não se dedicar aos estudos, auxilie-os na otimização desse tempo utilizando a tecnologia a favor, principalmente na hora de se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Existem, hoje, diversos recursos para auxiliar os candidatos na hora dos estudos que facilitam  a vida dos alunos, onde quer que eles estejam. Os celulares, tablets e mini laptops são aliados importantíssimos para quem quer levar os estudos a sério e não perder tempo.

 

Todos sabem da importância do Enem para os vestibulandos, já que o teste virou porta de entrada para diversas universidades públicas e privadas de todos país. Com isso, a concorrência está cada vez mais acirrada, assim como a busca pela qualificação e especialização profissional. Se a busca pela graduação cresceu, a correria do dia-a-dia também não ficou para trás. Diante deste cenário, a internet e os inúmeros aplicativos para celulares tem sido de grande valia para os candidatos.

 

Se você ainda não está por dentro de como essas tecnologias podem ajudar seus alunos, preparamos uma lista com alguns aplicativos que vão te colocar por dentro dessas novidades. Confira:

  •  1.   AppProva (Disponível para Android e Iphone)

O aplicativo reúne nove mil questões do Enem. Ao errar uma questão, o sistema indica a resposta certa e o conteúdo que o estudante precisa revisar. Com esse recurso você aproveita qualquer tempinho do dia para se preparar um pouco, além de ser muito dinâmico.

  • 2.   Manual Redação (Desenvolvido para Windows Phone – Gratuito)

Apresenta um guia descritivo de cada gênero: dissertação, narração, descrição, carta, estilo jornalístico, crônica, poema, prosa, conto e fábula. O aplicativo também conta com bons exemplos de texto e oferece inúmeras dicas.

  • 3.   LinguaLeo (Disponível para iOS, Android e Windows Phone)

Desenvolvido para ajudar estudantes na prática e aprendizado de inglês. O aplicativo oferece ainda a opção Enem Simulation Program, com questões de edições passadas da prova.

  •  4.   Descubra o Enem (Disponível para iOS)

O aplicativo conta com testes de edições anteriores da prova. Ao concluir o simulado, o estudante indica seu Estado e a carreira que pretende seguir para que o aplicativo ofereça uma classificação em relação aos demais usuários.

  • 5.   Ortografa! (Disponível  para iPhone e iPod)

O aplicativo Ortografa! é direcionado a pessoas que se preocupam com o bom uso da língua portuguesa e querem estar atualizadas sobre suas novas regras de ortografia. Ele corrige as palavras de acordo com a nova reforma ortográfica.

  •  6.   Gabaritar

O app oferece um cronômetro digital, associado às disciplinas a serem estudadas para um determinado concurso. Através de gráficos de acompanhamento, pode-se identificar se quantidade de horas de estudo por disciplina estão sendo suficientes ou não.

  •  7.   Quase lá (Disponível para Android e iOS)

O aplicativo oferece testes das versões anteriores do Enem e ainda incentiva o usuário a resolver as questões lidando com a pressão do prazo. É possível escolher cinco níveis de resolução: hiperativo, normal, quase lá, completo e missão impossível.

 

 

Esses são alguns aplicativos que podem auxiliar diretamente seus alunos – e até mesmo complementar suas aulas. Descubra quais são os melhores e mais aplicáveis à realidade das suas turmas; depois, é só repassar a novidade aos futuros universitários.

 

[Infográfico] Como adaptar a Educação Básica ao novo mundo?