Os principais artigos sobre Aprendizagem Adaptativa

29 de outubro de 2014
artigos sobre aprendizagem adaptativa

“Melhorar a aprendizagem”. Talvez esta seja a frase que melhor define o conteúdo apresentado pelos artigos sobre aprendizagem adaptativa. Mas, do que exatamente estamos falando? A aprendizagem adaptativa é um sistema que busca acompanhar o nível de desempenho do aluno onde, se ele está indo bem, o sistema avança no conteúdo; caso contrário, busca-se proporcionar um reforço individualizado com a finalidade de nivelar o andamento da turma.

As tecnologias de informações e comunicações são essenciais para viabilizar e, definitivamente, colocar em prática o ensino adaptativo. São essas modernizações que possibilitam o acompanhamento do comportamento e evolução dos alunos em todas as matérias de forma automatizada e sistêmica. Já existem técnicas e práticas que tornam esse sistema aplicável e eficaz, mas há muito que evoluir, principalmente em se tratando da rede de ensino brasileira.

Em artigo publicado na Ehow Contributor, traduzido por Luiza Thomaz, aponta-se o desafio dos professores em se conectar com seus alunos e, posteriormente, fala-se da contribuição do ensino adaptativo na promoção desta interação e, por fim, apresenta instruções de como viabilizar esta prática.

Para a colunista do Portal Educação e graduada em psicologia da educação pela UESPI, Lucinete de Sousa Lima, os ambientes virtuais presentes nas plataformas adaptativas “propõem a interação, mesmo para aqueles que estão em casa ou, por algum motivo ou outro, não puderam comparecer ao local da aula.” Esta é uma das vantagens da aprendizagem adaptativa: aprender mesmo fora das salas de aula.

Ao analisar as considerações e fatos apresentados nesses artigos, percebemos a contribuição da aprendizagem adaptativa tanto para o auxilio ao trabalho desenvolvido pelos professores, quanto ao desempenho escolar dos alunos, que passam a ter um acompanhamento mais de perto da sua vida estudantil.

Em matéria veiculada pelo blog do Estadão de São Paulo, o colunista Newton Campos apresenta a relação do Ensino Adaptativo e do Big Data – que diz respeito aos dados e informações captadas no meio online. Para evoluir com as práticas da aprendizagem adaptativa o uso do Big Data, certamente, trará contribuições inquestionáveis.

Tecnologia, métodos de ensino, objetivos pedagógicos, práticas educacionais, são termos que precisam combinar. Não só num texto ou artigo bem escrito, mas na rotina de professores, educadores e gestores educacionais. A evolução das metodologias de ensino nas instituições brasileiras só será viabilizada quando os representes das escolas estiverem inseridos nessa realidade.

Cabe a estudiosos e pesquisadores apresentar novas formas de ensino e sugerir evoluções no aprendizado dos alunos a partir de recursos tecnologicamente avançados. E, ainda que tais pesquisas precisem ser subsidiadas pelo governo ou investidores privados, as instituições também precisam apresentar suas necessidades e serem mais participativas para  que realmente aconteça esse processo de mudança.

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