5 Dicas para otimizar o processo de correção de provas

23 de abril de 2015
processo de correção de provas

O ano ainda está longe de terminar, mas se você é professor e sofre nesse período, pois as atividades de rotina se juntam ao período de correção das provas finais, é hora de se planejar.

Já existem técnicas e recursos tecnológicos para auxiliar no processo de correção de provas. Aqui mesmo no blog você já deve ter visto artigos sobre o Starline SGP, um excelente aliado para esses dias corridos. Hoje, além do SGP, você receberá algumas dicas de como passar pelo processo de correção de provas sem stress.

Planejamento

Faça um planejamento de suas horas e, principalmente, de suas atividades. Quando estiver próximo das provas, evite dar atividades que exijam correções posteriores. Opte por discussões em sala de aula ou outras atividades que a avaliação seja imediata.

Atividades em grupos

Se for indispensável aplicar atividades avaliativas que exijam correções posteriores, otimize o seu tempo propondo atividades em grupos. Além de ser uma ótima oportunidade para interação entre os alunos, você propõe um momento de debate e reduz o número de atividades a serem corrigidas.

Tecnologia

processo de correção de provas

Viabilize a utilização do Starline SGP em sua escola. Assim, você estará otimizando tempo, recursos e alcançará melhores resultados. Compartilhe a ideia com os outros professores e analisem os benefícios que todos receberão. Saber que tipo de tecnologia utilizar na educação e o momento certo, é essencial para aqueles profissionais que querem evoluir.

Provas orais

Além de ser uma ótima opção para passar a matéria com os alunos, as provas orais economizam seu tempo e ainda contribuem para o meio ambiente, já que não será necessário realizar impressões.

Calendário

Tenha um calendário seu. Nele você se organizará sempre com prazos de entregas de pelo menos uma semana de diferença dos calendários da escola. Assim, você conseguirá visualizar quanto tempo tem para cada entrega sem perder nenhum prazo.

Colocar estas dicas em prática parece simples, mas exige dedicação e organização. Seguir o planejamento inicial e cumprir os prazos do seu calendário são indispensáveis, mas nem sempre entra como prioridade nos dias corridos de um ano letivo.

Se ainda cabe uma última dica, pegue agora seu smartphone, ou mesmo seu computador, e cadastre lembretes que vão te ajudar a cumprir os passos do seu planejamento nas datas previstas. Saber organizar seus lembretes e lembrar de executá-los pode tornar sua rotina bem mais tranquila e os resultados virão, consequentemente.