Plataforma adaptativa e o ENEM

3 de setembro de 2014
plataforma adaptativa e o ENEM

Uma instituição que foca no desenvolvimento individual dos alunos assume a responsabilidade de formar cidadãos críticos e formadores de opinião. O aluno sabe da sua responsabilidade com o vestibular, o ingresso à faculdade e a busca pela profissionalização, mas sem a ajuda dos professores e da instituição ele fica suscetível a erros e dúvidas não esclarecidas. A aprendizagem adaptativa é um método que pode auxiliar diretamente no bom desempenho dos estudantes em provas de seleção como o ENEM e demais vestibulares Brasil afora.

A aprendizagem adaptativa tem como principal objetivo alcançar todos os alunos, independentemente do seu nível de ensino. Através dele é possível instruir cada aluno com base em suas necessidades individuais. Considerando que as instituições já sabem desde o início do ano quais provas os alunos vão prestar, ao adotar esse método de ensino os alunos serão mais bem preparados.

A tecnologia é uma importante aliada na aplicação da aprendizagem adaptativa. Através de recursos tecnológicos, acompanhar o desenvolvimento individual dos alunos se torna um processo simples e automatizado. Plataformas de aprendizagem adaptativa são excelentes ferramentas para auxiliar os estudantes na preparação para as provas. Através dessas plataformas é possível buscar conteúdos sobre assuntos específicos e simulados, relacionar erros e acertos, além de receber indicações do que o aluno precisa estudar mais.

plataforma adaptativa e o ENEM

Conciliado às plataformas adaptativas, o Prova Fácil, aplicativo para correções de provas de múltipla escolha, funciona de forma simples e sistematizada. Com apenas uma câmera de smartphone o professor consegue digitalizar sua prova e o sistema automaticamente reconhece as alternativas certas e erradas, ao mesmo tempo em que os alunos recebem relatórios explicando e detalhando os erros e oferecendo um diagnóstico completo de desempenho.

Exemplos de Plataformas Adaptativas

1-Plataforma Adaptativa de Matemática (PAM)

É uma plataforma adaptativa de matemática uruguaia voltada para estudantes do ensino fundamental e médio, que oferece um sistema de avaliação integral com relatórios de desenvolvimento para alunos e professores.

2- Geekie Games

Plataforma brasileira que oferece ensino personalizado por meio de games para ajudar estudantes a se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio. Depois que cada estudante realiza os simulados online os algoritmos vão identificar suas necessidades e dificuldades, a melhor maneira de ensiná-lo e apresentar essas informações para que o professor também possa adaptar suas aulas.

3- Knewton

Considerada a maior plataforma adaptativa do mundo, oferece conteúdo personalizado de diferentes formas para alunos dos ensinos fundamental e médio.

aprendizagem adaptativa e o ENEM