O que é plataforma adaptativa?

13 de junho de 2014

As novas gerações que vêm ao mundo, cada vez mais tecnológicas, acabam “forçando” as instituições a pensar novas possibilidades de ensino. É preciso inovar também na educação para que os jovens tenham cada vez mais interesse por aprender e, de fato, absorver todos os conteúdos. 

Dito isso, uma das principais iniciativas tecnológicas que vem tomando conta do mercado educacional são as plataformas adaptativas, softwares inteligentes capazes de propor atividades diferentes para os alunos, feitas sob medida para cada fase do conhecimento. Isso é possível através de uma análise em relação às respostas e reações dos alunos às tarefas propostas, que podem aparecer em diferentes formas – desde jogos a atividades em grupo.

Na plataforma adaptativa é possível experimentar o conhecimento em forma de vídeo, textos, exercícios e outras mídias, com a grande vantagem do feedback em tempo real. Ou seja: cada aluno recebe na própria plataforma a mensuração do seu próprio desempenho – e, a partir daí, recebe novos conteúdos a cada atividade, que podem aparecer de forma interdisciplinar para o avanço individual.

Essa é uma grande revolução na maneira como o ensino brasileiro é visto e tratado, uma vez que todos nós, de gerações anteriores, não tivemos acesso a esse tipo de ferramenta. Através do software, que é feito por empresas que entendem do mercado e das necessidades latentes dos alunos, é possível melhorar o sistema de ensino e de absorção de conteúdo, que antes era feito “na marra”, através da “decoreba”.

É impossível, hoje, tratar os alunos de diversas idades da mesma forma com que fomos tratados no passado – caso contrário, nenhuma instituição vai conseguir prover um ensino de qualidade à altura das expectativas da nova geração. Por isso a plataforma adaptativa é utilizada por todas as casas de ensino que querem, além de fornecer um bom aprendizado, surpreender seus alunos nesse processo.

plataforma adaptativa

Como Escolher a Melhor Plataforma

Como a Aprendizagem Adaptativa é mais facilmente otimizada através de um software, é necessário personalizar a plataforma de acordo com a necessidade de cada instituição de ensino, priorizando o aprendizado de seus alunos. Por isso, a pesquisa por uma plataforma adaptativa sob medida é essencial.

Através do contato com uma entidade séria é possível firmar a parceria para colocar o ensino adaptativo em prática da melhor maneira possível. Afinal, a busca pela divulgação de materiais intermidiáticos deixou de ser um luxo das instituições para virar uma verdadeira missão de vida, já que a forma de aprender das novas gerações pode desafiar – e muito – as possibilidades do ensino tradicional.

O Prova Fácil

Tendo em vista o caminho rumo a uma educação mais personalizada e moderna, a Starline Tecnologia desenvolveu um software completo para a gestão de provas nas instituições de ensino com os mais diversos perfis, o Prova Fácil Soluções. Afinal de contas, a melhor forma de perceber o nível de compreensão de cada aluno sobre determinados temas se não as avaliações. 

É possível, por exemplo, contratar a plataforma tanto para administrar as provas regulares das instituições utilizando banco de questões parametrizado com a árvore de conteúdo e correção automática via scanner, quanto para aplicar vestibulares presenciais ou online, por exemplo. Neste último caso, o Prova Fácil possibilita desde a inscrição do aluno, com geração de boleto e baixa bancária até a matrícula, passando por ensalamento, lista de prédios, aplicação de provas randomizadas e correção automática.

Já para quem é essencialmente EAD, é possível também aplicar provas online com reconhecimento facial dos candidatos inscritos e browser travado, garantindo também a aplicação de provas online reduzindo a possibilidade de fraudes. Outras possibilidades são a de aplicação de pesquisas online ou presenciais sobre cursos, disciplinas e/ou palestras e a aplicação contínua de simulados para preparação de candidatos para exames.

Leia mais: Como fazer avaliação no EAD? Tire suas dúvidas!

Conhecer bem as necessidades do seu processo avaliativo é o início do caminho, em que você pode ser acompanhado por nossa equipe comercial para te auxiliar qual solução melhor se adequa ao seu perfil – inclusive com a possibilidade de realizar um piloto na sua instituição. Não deixe de conhecer!