fbpx
  • Posts
  • Materiais
  • Artigos
  • Cases
  • Tutoriais
Vida de professor

Por que ter um Banco de Questões ajuda a melhorar o desempenho dos Professores?

Aprenda a criar um banco de questões para as suas avaliações

Quem é professor sabe como é trabalhoso o processo de elaboração de provas, especialmente no que diz respeito à seleção de questões para compor a avaliação. Se o profissional estiver lecionando em uma disciplina há mais tempo, encontrar conteúdos inéditos pode ser ainda mais difícil.

A tecnologia a favor da produtividade

Alguns anos atrás, antes de termos recursos tecnológicos à nossa disposição, esse levantamento de questões tomava ainda mais tempo, já que cada professor tinha que montar seu próprio banco de questões baseado no conteúdo que vinha sendo estudado. E tempo é um fator muito precioso para os professores, certo?

Felizmente, com o advento das tecnologias educacionais, várias tarefas foram otimizadas por sistemas digitais e automatizados. Etapas como a correção de provas, a diagramação e, inclusive, a criação de um banco de questões, são executadas com muito mais rapidez. Hoje, além de se ter acesso a um número muito maior de informações na internet, e de maneira mais fácil, existem ferramentas que oferecem esse recurso e agilizam muito a vida dos professores.

Os aplicativos e plataformas desenvolvidos neste ramo foram pensados para tornar toda a dinâmica de avaliação mais prática e ágil, desde o momento de concepção das questões, até a hora de corrigir e dar feedback aos alunos. O resultado sobre o desempenho e a produtividade dos professores é inquestionável. Consequentemente, alunos e a instituição de ensino como um todo também saem beneficiados.

E como criar um banco de questões para minhas avaliações?

É o que você deve estar se perguntando. Existem vários motivos pelos quais os professores devem estar antenados nas tecnologias educacionais, e a economia de tempo é um dos principais. Criar um banco de questões por conta própria e começando do zero

Na era do Big Data — o imenso volume de dados que é armazenado na internet — é possível buscar e encontrar bancos de questões gratuitos. Cabe ao professor avaliar a qualidade e selecionar aquelas que atendam às suas necessidades. Uma dica importante é dividir as questões por conteúdo e por níveis de dificuldade. Assim, o material se mantém organizado e o momento de elaboração será ainda mais produtivo.

No entanto, plataformas como a Prova Fácil disponibilizam aos seus usuários bancos de questões indexados às respectivas matrizes de conteúdo. O próprio aplicativo faz uma curadoria da web e filtra para sua base questões de fontes confiáveis. Além disso, o Prova Fácil oferece atendimento personalizado, bem como funcionalidades de diagramação, correção, relatórios e estatísticas das avaliações.

Benefícios que vão além do tempo

A otimização de cada etapa da concepção de uma prova é e o consequente ganho de tempo são, provavelmente, as maiores e mais óbvias vantagens ao utilizar um banco de questões pago. Mas existem vários outros benefícios que vão revolucionar a rotina dos professores.

Ao optar por esse tipo de serviço, você garante a procedência das questões, mantém seu conteúdo sempre atualizado e tem uma gestão melhor e mais completa das informações. Ainda, você acumula referências e enriquece seu repertório de sites, autores e materiais.

Se você é professor, essa é a hora de usar a tecnologia a seu favor!
Faça um teste no aplicativo do Prova Fácil
e desfrute de todas as funcionalidades que a plataforma oferece.


Veja mais

Materiais

[Checklist] da Transformação Digital na Educação

Esse post é um trecho do Checklist da Transformação digital, um material que mostra como os setores – seja da Educação Básica ou Supeior – precisam se atentar se quiser adentrar…

Materiais

[Infográfico] História das avaliações: de onde surgiram?

Esse post é um trecho do Infográfico História das Avaliações, um material que mostra um apanhado histórico das avaliações no Brasil e no mundo até a atualidade, bem como sua importância…

VER MAIS POSTAGENS

Pesquisa

MAIS LIDAS

Conheça quais são os tipos de avaliação de aprendizagemComo elaborar provas que realmente ajudam na aprendizagem?A importância da tecnologia na Educação e como ela impacta na performance​ de alunos e professoresComo criar um banco de questões inteligente?Como evitar cola durante as provas? Veja 4 dicas!O que é correção automática de provas?

As melhores soluções para gerenciar as suas avaliações

SIGA-NOS