• Posts
  • Materiais
  • Artigos
  • Cases
  • Tutoriais
Vida de professor

Por que ter um Banco de Questões ajuda a melhorar o desempenho dos Professores?

Aprenda a criar um banco de questões para as suas avaliações

Quem é professor sabe como é trabalhoso o processo de elaboração de provas, especialmente no que diz respeito à seleção de questões para compor a avaliação. Se o profissional estiver lecionando em uma disciplina há mais tempo, encontrar conteúdos inéditos pode ser ainda mais difícil.

A tecnologia a favor da produtividade

Alguns anos atrás, antes de termos recursos tecnológicos à nossa disposição, esse levantamento de questões tomava ainda mais tempo, já que cada professor tinha que montar seu próprio banco de questões baseado no conteúdo que vinha sendo estudado. E tempo é um fator muito precioso para os professores, certo?

Felizmente, com o advento das tecnologias educacionais, várias tarefas foram otimizadas por sistemas digitais e automatizados. Etapas como a correção de provas, a diagramação e, inclusive, a criação de um banco de questões, são executadas com muito mais rapidez. Hoje, além de se ter acesso a um número muito maior de informações na internet, e de maneira mais fácil, existem ferramentas que oferecem esse recurso e agilizam muito a vida dos professores.

Os aplicativos e plataformas desenvolvidos neste ramo foram pensados para tornar toda a dinâmica de avaliação mais prática e ágil, desde o momento de concepção das questões, até a hora de corrigir e dar feedback aos alunos. O resultado sobre o desempenho e a produtividade dos professores é inquestionável. Consequentemente, alunos e a instituição de ensino como um todo também saem beneficiados.

E como criar um banco de questões para minhas avaliações?

É o que você deve estar se perguntando. Existem vários motivos pelos quais os professores devem estar antenados nas tecnologias educacionais, e a economia de tempo é um dos principais. Criar um banco de questões por conta própria e começando do zero

Na era do Big Data — o imenso volume de dados que é armazenado na internet — é possível buscar e encontrar bancos de questões gratuitos. Cabe ao professor avaliar a qualidade e selecionar aquelas que atendam às suas necessidades. Uma dica importante é dividir as questões por conteúdo e por níveis de dificuldade. Assim, o material se mantém organizado e o momento de elaboração será ainda mais produtivo.

No entanto, plataformas como a Prova Fácil disponibilizam aos seus usuários bancos de questões indexados às respectivas matrizes de conteúdo. O próprio aplicativo faz uma curadoria da web e filtra para sua base questões de fontes confiáveis. Além disso, o Prova Fácil oferece atendimento personalizado, bem como funcionalidades de diagramação, correção, relatórios e estatísticas das avaliações.

Benefícios que vão além do tempo

A otimização de cada etapa da concepção de uma prova é e o consequente ganho de tempo são, provavelmente, as maiores e mais óbvias vantagens ao utilizar um banco de questões pago. Mas existem vários outros benefícios que vão revolucionar a rotina dos professores.

Ao optar por esse tipo de serviço, você garante a procedência das questões, mantém seu conteúdo sempre atualizado e tem uma gestão melhor e mais completa das informações. Ainda, você acumula referências e enriquece seu repertório de sites, autores e materiais.

Se você é professor, essa é a hora de usar a tecnologia a seu favor!
Faça um teste no aplicativo do Prova Fácil
e desfrute de todas as funcionalidades que a plataforma oferece.


Veja mais

VER MAIS POSTAGENS

Pesquisa

MAIS LIDAS

Por que a transformação digital no Ensino Superior é um caminho sem volta?Importância de um software para elaborar prova nas instituições de ensinoAvaliação diagnóstica: entenda a importância para a sua instituiçãoConheça as instituições que já utilizam software para elaborar provasPor que o Prova Fácil é importante para a transformação digital na educação?Software para elaborar prova: o que é, e tudo o que ele pode fazer pela sua Instituição!

As melhores soluções para gerenciar as suas avaliações

SIGA-NOS

ASSUNTOS