Por que usar um Sistema de Gestão de Provas para diagramar Provas Online automaticamente?

Sumário

Por que usar um sistema de gestão de provas para diagramar provas online automaticamente?

A aplicação de provas em instituições de ensino é um processo que se subdivide em várias etapas, e cada uma requer um tipo de esforço diferente do professor, além de muito tempo, claro. Elaborar questões, diagramar a prova, revisar, aplicar, corrigir, dar feedback… tudo isso demanda uma dedicação que nem sempre está dentro da disponibilidade do professor.

Se considerarmos a frequência com a qual os professores avaliam seus alunos através de provas e simulados, percebemos que o tempo dedicado a isso é muito grande. A diagramação, por exemplo, é uma das etapas que mais exigem mais cuidado e tempo. Felizmente, hoje em dia já existem sistemas que são capazes de diagramar provas online, bem como cumprir outras funções, facilitando — e muito! — o dia a dia dos professores.

 

Mas, afinal, o que é diagramação?

Diagramar significa organizar um conteúdo dentro de determinado espaço, ordenando e agrupando elementos de forma coerente. É uma etapa muito importante porque, quando uma diagramação é bem feita, garante que o documento tenha escaneabilidade, ou seja, será compreendido pelos alunos e agradável visualmente.

Imagens distantes de seu texto, elementos mal distribuídos, ou questões quebradas em mais de uma página são fatores não favoráveis. Ainda, é importante pensar nas especificidades de cada público e ajustar a prova às suas necessidades.

 

E o que um Sistema de Gestão de Provas (SGP) pode fazer por mim?

Geralmente, a diagramação é um processo feito manualmente, por um designer gráfico ou pelo próprio professor. Por isso, requer bastante tempo para ser finalizado. Em um sistema como o do Prova Fácil, toda a gestão de provas e do conhecimento é feita de maneira muito mais rápida e segura.

O SGP é uma plataforma que otimiza a vida e o tempo do professor, executando tarefas de forma automatizada e agilizando todo o processo de avaliação. A diagramação é feita automaticamente, em questão de segundos, sem exigir nenhum esforço do professor.

E diagramar provas online não é a única vantagem que se ganha ao investir em um Sistema de Gestão de Provas. Todas as outras etapas podem ser facilitadas com o auxílio da tecnologia educacional. Confira outras funcionalidades:

  • Banco de questões

O Prova Fácil faz uma seleção de questões na web, a partir de fontes confiáveis, e cria um banco de questões para que você escolha quais deseja incluir em sua prova, facilitando o momento de elaboração.

  • Correção automática

Chega de se ocupar durante muito tempo para corrigir prova por prova. No Prova Fácil, você estabelece o gabarito oficial das questões e o sistema faz a correção automática pra você! Muito mais rápido e confiável, já que possíveis falhas são evitadas.

  • Criação de turmas

Você pode criar turmas específicas digitalmente! Assim, é possível organizar dados e estabelecer análises comparativas do rendimento de cada turma ou aluno.

  • Relatórios personalizados

Após a correção, o sistema gera estatísticas e relatórios personalizados para cada avaliação. Essa função é importante para melhorar a relação entre professor e alunos, detectar áreas que precisam ser mais revisadas e agilizar o feedback para a turma.

  • Segurança de dados

O acesso de cada professor é único e seguro. Além disso, todas as provas e documentos gerados são identificados por um QR Code diferente — essencial para correção e confiabilidade das informações.

Viu só? São inúmeras as vantagens de um SGP. Professores, alunos e a instituição de ensino como um todo saem beneficiados.

 

 

Compartilhe este conteúdo:

Posts relacionados:

Inscreva-se em nossa Newsletter

Toda semana dicas e conteúdos educativos da Prova Fácil para você!