Por que a gestão de provas é importante?

6 de novembro de 2014
porque a gestão de provas é importante

O professor desempenha diversas tarefas dentro de uma instituição. São muitas as atividades que esse profissional desempenha afim de proporcionar o aprendizado e desenvolvimento de seus alunos. Eles participam da formação pessoal e intelectual dos estudantes e, para que isso seja feito de forma completa, suas atividades não se limitam apenas às salas de aula.

Pesquisas, planejamentos, preparação de aulas, acompanhamento de atividades dentro e fora de sala, elaboração, aplicação, correção e revisão de provas. Essas são algumas tarefas que compõem a rotina dos professores, e dentre elas, temos as atividades relacionadas às avaliações, que formam um processo conhecido por Gestão de Provas – o tema que vamos tratar hoje e, praticamente, “dissecar” a seguir.

Desde a estruturação do sistema de ensino como ele é conhecido hoje, a Gestão de Provas é feita de forma analógica; contudo; o avanço das tecnologias vem ganhando espaço dentro das escolas e tende a revolucionar o modelo pedagógico utilizado pelos professores.

5 informações relevantes sobre Gestão de Provas:

  • Método modernizado

A Gestão de Provas, assim como os demais recursos do ensino brasileiro, precisam avançar e contar com novas tecnologias. A boa notícia é que esses avanços já começaram, com o Sistema de Gestão de Provas, onde todo o processo é automatizado e facilita a rotina dos professores.

  • Integração com gestão de conhecimento

Conciliando Gestão de Provas e Gestão do Conhecimento é possível contribuir para o melhor desenvolvimento dos alunos a partir da identificação de GAPs de aprendizado. Professores e gestores de ensino devem se informar sobre esses recursos para melhor aplicá-los em suas respectivas instituições.

  •  Biblioteca de questões

Ao usar o Sistema de Gestão de Provas é possível criar uma biblioteca de questões, o que será extremamente útil na hora de estruturar as avaliações. Através desta “biblioteca” é possível fazer uma seleção das questões pelo grau de dificuldade.

  •  Matriz de referência

Gestão de Prova conciliada ao uso da matriz de referência contribui para o trabalho dos professores na hora de avaliar o nível dos alunos. Questões bem formuladas e indexadas a uma matriz de referência são capazes de avaliar conhecimentos diversos e uma ferramenta de gestão de provas auxilia na escolha das melhores questões a se fazer para os alunos.

  •  Conteúdo assertivo e tempo otimizado

A Gestão de Conhecimento contribui para otimizar o tempo dos professores, principalmente ao contar com os recursos tecnológicos acima mencionados. Além disso, é possível contar com conteúdo mais direcionado, que vai impactar diretamente na avaliação individual dos alunos.

porque a gestão de provas é importante