Porque Aprendizagem Adaptativa?

10 de dezembro de 2014
porque aprendizagem adaptativa

Alunos interessados e participativos. Isso é o que todo professor deseja ao assumir uma turma. Mas, para ter alunos cada vez mais interessados é preciso entender suas dúvidas, seus questionamentos e, principalmente, suas principais dificuldades. Neste sentido a aprendizagem adaptativa é essencial, pois através dele o acompanhamento estudantil é feito de forma contínua e individualizada, ou seja, o ritmo de cada aluno é observado de forma isolada, sendo possível visualizar seu nível de habilidade e desenvolvimento.

Considerando que a aprendizagem adaptativa mede a variação do nível de proficiência do estudante a cada passo, os programas e sistemas tecnológicos utilizados em sua aplicação podem ser modificados conforme a evolução dos alunos, o que contribui para otimizar a aprendizagem de cada um.

porque aprendizagem adaptativa

Se você ainda tem dúvidas sobre a eficiência da aprendizagem adaptativa, conheça 5 motivos para aplicá-lo em sua escola:

  1. Através de plataformas e sistemas especializados o processo de aprendizagem dos alunos se torna mais automatizado e focado no desenvolvimento de cada um de forma individualizada.
  2. Esse modelo de ensino conta com diversos recursos tecnológicos. Saber conciliar esses recursos com as aulas ministradas pelos professores é uma excelente contribuição tanto para os resultados dos alunos quanto para o trabalho desempenhado pelos professores.
  3. Com a evolução das tecnologias, as plataformas utilizadas pelo ensino adaptativo certamente tendem a evoluir cada vez mais. Isso tornará o acompanhamento individual dos alunos cada vez mais eficiente.
  4. Os sistemas utilizados pela aprendizagem adaptativa vão se modificando e adaptando às necessidades de aprendizagem do estudante, sem deixar de considerar sempre o nível de habilidade do aluno em determinada matéria.
  5. Os estudantes têm acesso a ferramentas de aprendizado customizadas às suas necessidades, aos seus pontos fortes e fragilidades.

Estes são apenas alguns pontos que ressaltam a importância da aprendizagem adaptativa para as instituições de ensino, mas seu benefícios se estendem para além destes cinco itens. Pode-se citar também sua enorme contribuição para conectar os diversos profissionais que formam uma escola, tais como pedagogos, professores, coordenadores e psicólogos, todos trabalhando em conjunto para conhecer melhor cada um dos alunos e, consequentemente, oferecer um ensino qualificado.

Como sempre ressaltamos por aqui, para que todas essas mudanças aconteçam, é preciso ter interesse por parte dos profissionais envolvidos. A tecnologia já está à disposição das escolas, mas é preciso que as ideias sobre elas sejam discutidas e, principalmente, que as mudanças comecem a ser implantadas.