• Posts
  • Materiais
  • Artigos
  • Cases
  • Tutoriais

PRIMEIROS PASSOS PARA TER EFICIÊNCIA E CRESCER NO EAD

São inúmeras as vantagens para quem escolhe estudar a distância. No conforto de casa, por exemplo, o aluno tem acesso a conteúdos de universidades de ponta, mas que pessoalmente, por diversas razoes, não poderia usufruir. O EAD também costuma ser financeiramente mais viável, tanto do ponto de vista dos custos do programa quanto de gastos com transporte, alimentação, viagens, moradia, etc.

 

Porem, é necessário disciplina e foco para estudar a distância, assim como os cursos presenciais. Segundo o Censo EAD.br 2013, a media de evasão de cursos regulamentados totalmente à distância foi de 19,06%. Para evitar dor de cabeça, veja algumas dicas para escolher o melhor EAD:

 

1) Saiba com antecedência os materiais e programas utilizados pelo curso

Familiarize-se com as ferramentas que serão utilizadas durante as aulas e também com os materiais fornecidos para estudo. Não deixe para entender como será a dinâmica na última hora. Assim como os cursos presenciais, é preciso estar por dentro da bibliografia sugerida pela instituição.

 

2) Tenha uma rotina de estudos

Não é porque está tudo acessível no computador que o aluno pode deixar de lado a disciplina. Desenvolva uma agenda de estudo de acordo com a carga horaria do curso para nunca acumular tarefas nem conteúdos. Manter o ritmo de estudo e cumprir prazos é fundamental para o sucesso no EAD.

 

3) Crie um ambiente de trabalho

Assim como você precisara de disciplina para cumprir sua agenda de estudos, ter um ambiente adequado ajuda na concentração e exerce uma grande influência sobre seu aprendizado. busque um ambiente tranquilo, confortável, com iluminação adequada e não misture outras atividades nele. Apenas estude, deixe para comer, ver TV ou mesmo cochilar em outro lugar.

 

4) Estabeleça metas de curto, médio e longo prazo

Ao tente fazer tudo de uma vez SO. É importante traçar metas de curto, médio e longo prazo, de acordo com as necessidades. O cumprimento de algumas estará intrinsecamente ligada a outras e a conquista de cada a uma é gratificante.

 

5) Utilize-se das ferramentas disponibilizadas pelo curso para tirar dúvidas e compartilhar conhecimento

Mantenha uma rotina de contato com seu instrutor para que ele possa orientá-lo nas possíveis duvidas que venham a surgir. Ao fique acanhado de compartilhá-las nos fóruns e grupos de estudos, la também existem pessoas que podem estar pensando as mesmas coisas que você e outras disponíveis a lhe ajudar. Ao deixe de fazer também as provas simuladas para avaliar constantemente seu aprendizado.

 

6) Recompense seu esforço

Quem disse que você não pode comemorar uma meta alcançada? Sua dedicação pode e deve ser recompensada por você mesmo. Assim, sua motivação para concluir os estudos será cada vez maior e no fim do curso verá que todo esforço valeu a pena!

 

 

Banner 728 px x 90 px - Manual do Professor moderno 2


Veja mais

VER MAIS POSTAGENS

Pesquisa

MAIS LIDAS

Por que a transformação digital no Ensino Superior é um caminho sem volta?Importância de um software para elaborar prova nas instituições de ensinoAvaliação diagnóstica: entenda a importância para a sua instituiçãoConheça as instituições que já utilizam software para elaborar provasPor que o Prova Fácil é importante para a transformação digital na educação?Software para elaborar prova: o que é, e tudo o que ele pode fazer pela sua Instituição!

As melhores soluções para gerenciar as suas avaliações

SIGA-NOS

ASSUNTOS