Por que manter processos seletivos online na minha empresa, mesmo com o fim da pandemia?

16 de julho de 2021
processo seletivo online empesas prova fácil

Solução, que foi muito eficiente durante a pandemia, pode continuar a ser de grande valia para as empresas.

Os processos seletivos online já existem há algum tempo, e a chegada da pandemia trouxe ainda mais holofotes para essa alternativa. A questão que fica, daqui em diante, é a seguinte: será que ainda é uma boa manter os processos seletivos virtuais?

Hoje, na data de criação deste conteúdo, a pandemia ainda está em curso, com um grande número de infectados e de pessoas que perderam a batalha para essa doença. Porém, o avanço da vacinação surge como um alento para que a sociedade possa superar essa dificuldade.

Nossas expectativas são de que possamos, enfim, voltar a viver como antes, sem tantas preocupações como temos hoje. Porém, mesmo que encontros presenciais voltem a ser seguros, nada impede que os processos seletivos pela internet sejam mantidos – pelo contrário, motivos não faltam.

Nos acompanhe na leitura para entender porque essa é uma excelente opção para a sua empresa a curto, médio e longo prazo.

Os processos seletivos online no Brasil

É um pouco difícil traçar exatamente quando iniciaram os processos seletivos online no país. Porém, fato é que isso já existe há algum tempo, pelo menos desde quando a internet se tornou mais popular.

Um exemplo claro vem de um artigo da Companhia de Estágios. Datado de 2016, ele mostra como a tecnologia é uma tendência entre os recrutadores, sendo a entrevista remota um recurso que ganha cada vez mais espaço nas grandes empresas.

Essa tendência, de fato, se confirmou. De acordo com a pesquisa “Tendências Globais de Capital Humano 2021”, da Deloitte, 73% das empresas consideram que o RH digital seja algo importante, percentual que é ainda maior quando olhamos apenas para a América Latina: 81%.

Logo, se a tecnologia já era utilizada antigamente, hoje (e daqui em diante) não seria diferente, com um cenário ainda mais favorável para tal.

Quais processos seletivos a empresa pode fazer online?

Quando pensamos em processos seletivos online, é normal remeter apenas à seleção propriamente dita. Porém, outras etapas também podem ser feitas pela internet, como as seguintes:

Processo seletivo online

Basicamente, todo o processo seletivo de uma empresa pode ser feito pela internet, desde a pesquisa por potenciais colaboradores até a conclusão.

A pesquisa pode ser feita por plataformas próprias para vagas ou por meio das redes sociais, com grande destaque para o LinkedIn.

Em seguida, o primeiro contato pode ser feito até dentro da plataforma, com os próximos passos ocorrendo por telefone, e-mail, videochamada ou todas as alternativas.

Conforme o processo seletivo avança, pode ser necessário que gestores, diretores e outros profissionais entrevistem aquele candidato, o que pode muito bem ser feito por meio de uma videochamada, com ainda mais praticidade do que ocorre com as reuniões presenciais, já que as pessoas podem estar em lugares diferentes.

Até mesmo a assinatura do contrato pode ser feita de maneira virtual, quer por assinaturas virtuais ou pela impressão, assinatura e envio da foto ou do documento escaneado ao responsável de RH.

Pesquisas de RH

Conforme o tempo passa, o setor de Recursos Humanos pode querer fazer algumas pesquisas com os colaboradores, envolvendo assuntos como comunicação organizacional, satisfação interna e a avaliação de eventos internos e externos, por exemplo.

É ainda mais fácil aplicar essas pesquisas online, já que as respostas são coletadas e podem ser tratadas com maior facilidade do que se fossem feitas manualmente.

Certificações dos colaboradores

Outro ponto importante e que não deixa de estar relacionado com os processos seletivos diz respeito às certificações pelas quais os colaboradores podem precisar passar para desenvolver melhor suas habilidades.

O próprio conteúdo muitas vezes é ministrado pela internet, por meio de plataformas de cursos online, e as provas também podem ser aplicadas da mesma forma, o que ainda permite que cada colaborador escolha o melhor dia e horário para seus estudos – desde que dentro das datas previstas, é claro.

Quais são as vantagens dos processos seletivos virtuais?

Benefícios não faltam para continuar a adotar essa alternativa – ou para que quem ainda não o fez passe a olhar para os processos seletivos online com mais carinho. Veja só:

  • Praticidade para a empresa. Ao invés de ter uma série de papéis, precisar se programar e programar a equipe para reuniões presenciais, tudo pode ser feito pela internet, o que é bem mais prático.
  • Praticidade para o candidato. Da mesma forma, a praticidade também é um ponto positivo para o candidato, que consegue se organizar melhor. Inclusive, várias profissões podem ser exercidas de casa, no modelo de Home Office, e processos seletivos online fazem total sentido neste contexto.
  • Agilidade nas respostas. Dada toda a praticidade, os candidatos tendem a responder mais rapidamente ao que forem solicitados do que se as atividades fossem feitas presencialmente, o que demanda um planejamento complexo e que nem sempre cabe na agenda.
  • Correção automatizada. Em relação às avaliações e atividades, tanto as feitas durante a seleção quanto depois que o colaborador estiver na empresa, a correção pode ser feita automaticamente, o que poupa bastante tempo e evita falhas humanas.
  • Segurança total. Mesmo sem o contato presencial, todo o processo é seguro, já que as principais ferramentas utilizadas contam com etapas avançadas de segurança, de modo a evitar o vazamento de dados e outras situações parecidas.

Prova Fácil: a solução ideal para seus processos seletivos online, mesmo depois da pandemia

Ficou claro que a teoria é muito boa, mas a prática nem sempre se mostra tão clara para quem deseja adotar os processos seletivos virtuais em sua empresa. Felizmente, o Prova Fácil Processo de Seleção une o útil ao agradável.

Com ele, torna-se possível selecionar com mais inteligência, segurança, eficiência e simplicidade. Sua empresa terá todo o auxílio tecnológico necessário para que os processos seletivos pela internet deixem de ser uma dificuldade e passem a ser uma boa solução.

Para maiores informações, você pode conferir nosso infográfico sobre como oferecer o processo seletivo ideal, que traz o que você precisa saber de maneira simples e visual e comprova como a solução é indispensável para empresas que desejam subir um degrau rumo à tecnologia.

A adoção dos processos seletivos online ganhou mais destaque com a pandemia, mas a alternativa veio para ficar. Inclusive, ainda existe tempo hábil para que as empresas que não contam com essa possibilidade passem a oferecê-la, o que certamente trará grandes benefícios a curto, médio e longo prazo!