Professores e alunos: tecnologia para otimizar a correção de provas

7 de janeiro de 2015
professores e alunos

Professores são, cada vez mais, exigidos por seus alunos a saber mais, a ter mais conteúdo e a passar, sempre, um ensino de qualidade. E responder a essas expectativas é uma das principais metas de vida de qualquer educador. Porém, em muitos momentos, a possibilidade de cumprir esse objetivo é barrada por tarefas usuais da profissão, como a correção de trabalhos e provas, condições sine qua non para que a avaliação semestral ou anual seja feita.

A má notícia é que trabalhos e provas sempre existirão, pelo menos até que outros métodos avaliativos sejam encontrados pelas escolas… mas a boa é que dá para usar a tecnologia com o intuito de otimizar o tempo de correção e usar boa parte do horário de trabalho pensando em novos conteúdos e técnicas para a sala de aula.

Bom, pelo menos no que concerne às provas.

professores e alunos

Um dos exemplos da tecnologia a favor do corpo docente é o Aplicativo Correção de Provas, que faz automaticamente a correção de provas objetivas via iPhone ou iPad (Clique aqui para fazer download na App Store). A iniciativa é da Starline, uma das principais empresas de tecnologia em educação do Brasil, e tem como principais vantagens a correção automática de gabaritos, criação de turmas e alunos, sincronização das notas dentro do aplicativo e, claro, a correção de diversas provas em apenas alguns segundos – o sonho de qualquer professor.

Quando o serviço é contratado por uma instituição de ensino, todo o corpo docente recebe um manual de treinamento do aplicativo, que pode ser usado para provas em qualquer série.

A melhor parte de ter o tempo de correção otimizado pelo aplicativo é reter informações importantes das provas em um curto intervalo de tempo, como quais são as questões mais erradas ou as que tiveram mais acertos – assim, dá para calibrar as próximas aulas de acordo com as necessidades da turma.

No fim das contas, o professor tem mais tempo para se especializar, entender sua turma e, claro, viver melhor. Tudo isso vai fazer com que ele se torne, cada dia mais, um profissional querido e respeitado pelo mercado.