5 dicas acionáveis para ganhar escalabilidade em sua prova de vestibular online

7 de maio de 2021
mapa com icones de localização

O vestibular pela internet é uma tendência, e saber como oferecer essa possibilidade a mais alunos tende a trazer grandes benefícios à sua instituição.

A captação de alunos sempre foi um desafio para as instituições de ensino, o que ficou ainda mais crítico com a pandemia e seus reflexos. Felizmente, existe uma alternativa prática e que pode te ajudar a virar o jogo: a prova de vestibular online.

Dados do INEP mostram que havia pouco menos de 5,8 milhões de inscritos para o ENEM 2020, menor número desde 2010, quando foram pouco mais de 4,6 milhões. Como se não bastasse, a taxa de abstenção foi de 51,5% no primeiro dia e de 55,3% no segundo dia da prova de 2020, também de acordo com o INEP.

É inegável que a pandemia contribuiu para isso, o que nos leva a pensar que tais números não se repetiriam quando voltarmos ao “normal”. Porém, com todo o enfoque que a tecnologia ganhou dentro da educação, como vemos no Ensino Remoto e no Ensino Híbrido, as preferências devem mudar daqui em diante.

Isso significa que a sua instituição de ensino precisa não apenas investir em processos seletivos online como também saber como escalar este processo, de modo a permitir um número cada vez maior de participantes sem sacrificar a qualidade, eficiência e mensurabilidade dos processos.

Continue conosco para conferir algumas dicas imperdíveis e que podem te ajudar com essa tão desejada escalabilidade a curto, médio e longo prazo!

5 dicas para escalar sua prova de vestibular online

Um bom processo seletivo ajuda na captação de alunos, e aliar essa qualidade com um crescimento sustentável tende a trazer ótimos resultados a curto, médio e longo prazo!

#1 – Invista em Marketing Digital

Uma das grandes vantagens do vestibular pela internet é a mensurabilidade que ele oferece, já que torna-se possível analisar uma imensidão de dados. Isso também acontece com o Marketing Digital, perfeitamente alinhado com a proposta que a instituição deseja oferecer.

O processo seletivo pode ser divulgado pelas redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e afins), meios que são bastante usados pelo público, especialmente aquele que potencialmente se interessa em uma prova online.

Além disso, você também pode investir em anúncios no Google e nas redes sociais, bem como produzir conteúdos especiais para o blog e para enviar como e-mail marketing à sua base.

Conforme o processo caminha, analise quais mídias trazem os melhores resultados e invista mais nelas, o que tende a aumentar a eficiência de todo o processo.

Confira nosso Ebook “Transformação digital na educação

#2 – Analise o mercado e a região

Quando pensamos em um vestibular online, é normal associá-lo a algo que supera limites geográficos, o que de fato acontece. Porém, é fundamental olhar com carinho para a região mais próxima, que tende a concentrar um grande volume de alunos.

Ao olhar para o mercado de trabalho da região, você poderá definir quais cursos tendem a apresentar maior procura. Além disso, também é possível buscar saber a opinião do público por meio de pesquisas online, as quais podem ser divulgadas nos mesmos meios que vimos anteriormente.

#3 – Ofereça um vestibular online seguro e flexível

Ainda que a tecnologia esteja ganhando cada vez mais espaço como sustentáculo na educação, a prova de vestibular online ainda é uma novidade para muita gente. Por isso, é indispensável oferecer uma experiência completamente segura, que transpareça toda a confiança e credibilidade possíveis.

A segurança do vestibular pela internet está diretamente atrelada à reputação da instituição. Se ele for bem realizado, deve somar alguns pontos à sua imagem; caso contrário, tende a descontar pontos importantes no momento de decisão dos futuros alunos.

Outro ponto importante é a flexibilidade. Justamente por ser um vestibular online, você pode (e deve) permitir que os participantes escolham o melhor dia e horário para a realização da prova, o que já mostra uma preocupação com a rotina e as preferências pessoais de cada um.

#4 – Faça bom uso dos dados para expandir os processos seletivos

O primeiro vestibular online pode ser mais desafiador, já que a instituição não tem dados passados para saber como melhorar. Porém, como diz o ensinamento adaptado dos provérbios chineses, uma jornada de mil milhas começa com um único passo.

Em posse desses dados, a instituição poderá transformá-los em informações e insights importantes para correções e ajustes pontuais. A tendência é de que o segundo vestibular pela internet seja ainda melhor que o primeiro, e assim sucessivamente.

Além dos processos propriamente ditos, esses dados também podem orientar a instituição em relação às preferências dos alunos no que tange aos cursos e objetivos. Assim, ela poderá alinhar sua proposta ao que vem sendo solicitado pelo público.

Leia também: Como os dados podem te ajudar a expandir seu EAD

#5 – Conte com um bom software de gestão de processo seletivo

Para conseguir oferecer um vestibular online ou qualquer outro processo seletivo pela internet com qualidade, eficiência e segurança, é indispensável ter um software capaz de oferecer toda a base tecnológica necessária para tal.

É aí que entra o Prova Fácil Processo de Seleção, solução que te permite selecionar com mais inteligência e segurança, além de integrar os departamentos e todas as etapas dos processos seletivos, desde a inscrição até a correção, e gerenciar diferentes polos.

Além de gerenciar o processo de ponta a ponta, ele ainda tem sua segurança garantida, com protocolo HTTPS, senhas criptografadas, navegador seguro e browser travado, sem contar o fato de que os resultados são disponibilizados muito mais rapidamente aos participantes.

Você ainda terá uma fonte altamente valiosa de dados, capazes de te ajudar a ajustar o que é necessário e saber como melhorar nas oportunidades futuras, sem contar a excelente experiência que os alunos terão desde o primeiro contato com a instituição.

Leia também: Como fazer um processo seletivo? Veja o passo a passo completo!

Ofereça um vestibular pela internet com excelência e aumente sua captação de alunos!

Acompanhar as tendências na educação é indispensável, e a tecnologia é uma delas, inclusive com o vestibular online, que agrega praticidade, permite que os alunos escolham o melhor dia e horário para fazer suas provas e, ainda, que recebam suas notas em questão de minutos.

Ao adotar a prova de vestibular online em sua instituição de ensino, bem como qualquer outro processo seletivo pela internet, o impacto tende a ser rápido e muito positivo. Dê este passo importante e esteja em um patamar ainda mais elevado perante a concorrência!

Conheça o Prova Fácil Processo de Seleção