fbpx
  • Posts
  • Materiais
  • Artigos
  • Cases
  • Tutoriais
Tecnologia da informação

Como utilizar o Prova Fácil para correção automática de provas?

Otimizar o trabalho dos professores e garantir tempo para realizações ações estratégicas é um dos propósitos de toda instituição de ensino. Várias ferramentas podem ser utilizadas para chegar a esse patamar. No entanto, um sistema de gestão de provas é o ideal, já que diversas atividades são executadas por essa solução.

Esse é o caso do Prova Fácil para correção automática de provas. Para você ter uma ideia da importância dessa funcionalidade, pelo menos 12% do tempo de trabalho do professor é gasto com funções que vão além de lecionar. Uma dessas atividades é justamente a verificação das avaliações e as notas dos alunos.

A questão é: como essa solução contribui para o processo? Quais benefícios oferece? Como adotar no seu dia a dia? Vamos responder essas perguntas neste artigo. Confira!

Os benefícios do Prova Fácil para correção automática de provas

A correção de avaliações por meio do Prova Fácil é feita de maneira automática pela digitalização das respostas. É possível fazer a análise de questões objetivas e discursivas. Ao mesmo tempo, a solução gera o resultado a partir dos parâmetros especificados.

A partir dos resultados, também são gerados relatórios. Eles contribuem para fazer um acompanhamento pedagógico individual, isto é, por meio das notas é possível verificar potenciais dificuldades de aprendizado e realizar um trabalho específico com aquele estudante.

Ainda existem outros benefícios ao adotar o Prova Fácil para corrigir avaliações de maneira automática. Veja quais são eles!

Economia de tempo

O professor deixa de conferir os gabaritos individuais e fazer a contagem de notas ao utilizar uma solução para correção automática. Ao digitalizar a folha de respostas ou das provas discursivas, as alternativas são verificadas e a nota é divulgada pelo próprio sistema, sem precisar de intervenção do docente.

Com isso, o docente tem mais tempo para se dedicar às aulas e ao trabalho com os alunos. O resultado é a otimização do processo de aprendizagem e de construção do conhecimento, porque as questões são reunidas e é possível fazer um comparativo entre as turmas, mesmo que sejam de anos diferentes.

Solução para o professor e para a instituição

O sistema de gestão de provas traz benefícios para o professor e para a instituição de ensino. O docente tem a chance de aplicar exercícios e avaliações de maneira constante, porque a elaboração dos exames também é facilitada. Com a correção automática, fica mais fácil rever e publicar as notas, inclusive com tempo para pensar em novas metodologias de ensino.

Para a instituição, o benefício é implementar um bom planejamento e uma logística de aplicação eficiente. Com o Prova Fácil, é possível elaborar as avaliações, fazer o ensalamento, diagramar os testes, imprimi-los já prontos e mais. Tudo isso se reflete em ganhos de produtividade e economia.

Possibilidade de auditoria enquanto corrige

O Prova Fácil oferece o recurso de auditoria de documentos, que permite identificar documentos não processados, cujos códigos de barras não foram lidos ou com marcações de alunos sem reconhecimento. Por isso, sempre que for feito o processamento, é importante fazer a auditoria para garantir que todos estejam disponíveis para correção e visualização. Caso exista um arquivo pendente, o Prova Fácil deixará disponível para revisão assim que a auditoria for realizada. Com isso, há menos chance de erros e retrabalhos, além de possibilidades mínimas de ocorrerem problemas.

Geração de relatórios que relacionam notas às informações de conteúdo e aprendizagem dos alunos

A geração de relatórios completos é outra funcionalidade do Prova Fácil. Eles evidenciam os resultados alcançados de maneira individual e por turmas. Também é possível alcançar informações personalizadas, para verificar a evolução de um estudante com o passar do tempo. Com esses dados, o professor e a própria instituição consegue executar um trabalho específico com aqueles alunos que apresentarem mais dificuldades. Além disso, são sinalizados os conteúdos com maior e menor índice de acertos por turma. Desse modo, o docente traça estratégias para reforçar o aprendizado desses conteúdos e faz um planejamento mais claro dos temas a serem abordados em sala de aula.

Como acontece a geração de provas e correção automática-01

3 dicas para utilizar o Prova Fácil para correção automática de provas

As vantagens de usar um sistema de gestão de provas são variadas, como você pôde perceber. Para alcançar todas elas, é preciso saber usar o Prova Fácil para otimizar o trabalho do professor e corrigir as avaliações de forma automática.

Como fazer isso? Veja as dicas que ajudam a chegar lá!

1. Corrija as questões de múltipla escolha e dissertativas

As provas elaboradas com perguntas objetivas são corrigidas com facilidade. Para isso, o professor deve escolher um modelo de avaliação já formatado e definir o total de questões do teste. O gabarito oficial deve ser preenchido e servirá como base para comparação das respostas dos alunos.

Após a aplicação das provas aos estudantes, basta escanear o teste com a câmera do smartphone. Em segundos é feita a comparação com o gabarito oficial e é apresentada a nota tirada pelos alunos.

No caso das dissertativas, a prova é escaneada e enviada  para um ambiente virtual específico, em que corrigem o exame, sinalizam o que está errado e fornecem link para aperfeiçoar o aprendizado do aluno.

2. Utilize o Prova Fácil como preparação para simulados e provas

O Prova Fácil também simplifica a elaboração de testes com a seleção de questões, que seguem os parâmetros da instituição de ensino. Com esse recurso e a correção automática, os professores conseguem aplicar mais simulados e avaliações online para preparar os estudantes para vestibulares, Enem, Enade e outros testes importantes.

Esse processo pode ser feito até mesmo online. Nesse caso, os estudantes nem precisam estar no mesmo local para realizar a avaliação e os dados ajudam a verificar a assimilação do conhecimento, ou da inteligência cristalizada, como afirmam os psicólogos.

3. Adote um banco de questões inteligente para elaborar as provas

O banco de questões inteligente é estruturado diretamente no aplicativo, ou seja, no Prova Fácil. Com ele, há uma espécie de biblioteca de perguntas, que podem ser utilizadas a qualquer momento.

Além de criar provas diferentes sempre que necessário, as questões são separadas conforme seu nível de dificuldade. Assim, é possível aplicar o método Teoria de Resposta ao Item, utilizado no Enem. Ele prevê pesos diferentes para questões corretas e erradas, o que evita os famosos “chutes” — já que a perda de nota tende a ser pior que deixar sem resposta.

Com esses recursos e benefícios, fica claro que o Prova Fácil para correção automática de provas é bastante eficiente. Esse sistema permite gerenciar as avaliações e obter ganhos no processo de construção do conhecimento. Com isso, há melhoria do trabalho em sala de aula, economia de tempo e até de dinheiro para a instituição, que oferece um ensino de qualidade.

Agora que você já entende como o Prova Fácil funciona e as vantagens que pode alcançar, que tal contar com esse recurso na sua instituição de ensino? Entre em contato conosco e conheça mais funcionalidades desse sistema!

Como acontece a geração de provas e correção automática


Veja mais

Vida de professor

Conheça quais são os tipos de avaliação de aprendizagem

Quais são os tipos de avaliação da aprendizagem utilizados na sua escola? Se você responder que toda a base é feita em provas, saiba que sua instituição de ensino está…

VER MAIS POSTAGENS

Pesquisa

MAIS LIDAS

A importância da tecnologia na Educação e como ela impacta na performance​ de alunos e professoresO que é correção automática de provas?Como ter um banco de questões inteligente com o Prova Fácil?10 dicas para economizar tempo com a correção de provaComo evitar cola durante as provas? Veja 4 dicas!Como elaborar provas que realmente ajudam na aprendizagem?

As melhores soluções para gerenciar as suas avaliações

SIGA-NOS

ASSUNTOS