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Revisão de prova: como reduzir o tempo de correção e otimizar o processo

Uma das principais atividades de um professor é a revisão de provas, um trabalho repetitivo, que leva tempo e consome esforços do docente. Especialmente no Ensino Superior, o tempo gasto com a correção no fluxo de avaliações é considerável, porque há muito mais alunos, especialmente quando o regime é de Educação a Distância (EaD), que conta com estudantes de todo o País.

No entanto, o tempo empregado pode ser reduzido. A ideia é usar uma solução específica, isto é, um sistema que organize e padronize o processo de avaliação. Além de facilitar o trabalho do professor, essa alternativa também contribui para a redução dos pedidos de revisão de provas.

Esse é o assunto deste artigo. Aqui, explicaremos quais etapas são necessárias para um bom processo de avaliação, o que a legislação indica sobre o assunto e como o Prova Fácil contribui para a revisão das provas aplicadas. Vamos lá?

Como funciona um bom processo de avaliação?

O ensino-aprendizagem conta com diferentes etapas. Mais que explicar o conteúdo em sala de aula, é essencial saber avaliá-lo para verificar se o aluno compreendeu o tema da disciplina e se tem capacidade para passar para a próxima etapa.

Nesse contexto, o professor precisa executar algumas atividades para garantir uma análise acertada. Entre as etapas contempladas estão:

  • planejamento do conteúdo a ser repassado em aula e abordado no teste;
  • criação de questões que constarão na prova;
  • montagem da avaliação;
  • diagramação do exame;
  • impressão do conteúdo;
  • aplicação do teste;
  • correção de perguntas e respostas;
  • lançamento de notas no sistema da instituição de ensino;
  • revisitação das notas;
  • relançamento dos resultados.

Por mais que você conheça todas essas etapas e pareça dispensável reforçar todas elas, é importante fazer esse detalhamento para perceber o tempo dispensado com a atividade. Do início ao final, esse procedimento leva dias, sendo que cada estágio exige o emprego de algumas horas de trabalho.

Por exemplo: a criação de questões pode levar até cinco horas de trabalho. A correção dos testes também leva tempo, já que vários alunos precisam ser avaliados.

Na Educação a Distância (EaD), esse processo é ainda mais demorado, porque há milhares de estudantes. Por isso, é fundamental otimizar esse processo por meio de plataformas especializadas, como o Prova Fácil.

O que diz a legislação sobre a revisão de provas?

Todo aluno tem direito à revisão, mas antes de ele fazer o pedido precisa realizar a chamada vista da prova, que contempla a apresentação do teste com comentários feitos pelo professor. Isso ocorre depois da aplicação e correção do exame.

Para que esse processo seja feito de maneira adequada, é essencial que as regras constem no regimento interno da instituição, com o propósito de que o fluxo seja executado de forma correta.

Por exemplo: algumas universidades exigem que os pedidos de revisão ou recontagem de pontos sejam feitos para a secretaria do curso. Outras requerem que a solicitação seja feita no Serviço de Atendimento ao Estudante (SAE).

De modo geral, o processo acontece da seguinte forma: o aluno tem X dias úteis para recorrer da avaliação e o procedimento deve ser feito por meio de requerimento na secretaria.

Essa diretriz pode ser seguida pela sua instituição de ensino, mas é importante que esteja disposta no regimento interno.

Como acontece o processo de revisão de provas no Prova Fácil?

O Prova Fácil é uma solução elaborada especialmente para criar, planejar, parametrizar, formatar, aplicar, corrigir e disponibilizar resultados dos testes aplicados aos alunos. O propósito é facilitar a gestão do conhecimento e trazer mais agilidade ao docente.

Esse sistema de gestão de provas trabalha com:

  • planejamento da avaliação;
  • gestão do conteúdo e banco de questões;
  • revisão e validação do conjunto de questões;
  • geração de prova;
  • logística de aplicação dos testes;
  • correção automática e divulgação dos resultados;
  • requerimento por parte do aluno;
  • gestão do conhecimento.

No que se refere à revisão, especificamente, o Prova Fácil realiza a correção automática das questões objetivas através de aplicativo ou scanner. Já as questões discursivas são inseridas em um ambiente online determinado e são enviadas por scanner.

Professores especialistas nas matérias avaliam a resposta do aluno e indicam os resultados obtidos. Ali, eles têm a oportunidade de inserir a resposta correta e direcionar os alunos a hiperlinks e referências que os façam entender melhor a resposta esperada. Essa ação é uma das mais importantes para reduzir o pedido de revisão de provas, uma vez que ele documenta para o aluno a solução da questão, tornando o entendimento sobre ela mais claro.

Ao final, a instituição também tem acesso a um relatório de desempenho geral e por estudante, o que possibilita compreender quais disciplinas são mais complexas, os temas que causam mais dúvidas e quais conteúdos precisam ser reforçados.

Vale a pena ressaltar que a correção de provas é possibilitada em cursos presenciais e a distância. Além disso, as notas são lançadas automaticamente no sistema assim que os testes forem avaliados e revisados. Com o acesso rápido aos resultados, o aluno pode também, via plataforma, realizar um requerimento (usualmente de revisão), o que agiliza o seu processo.

Outras funcionalidades relacionadas e que contribuem para os resultados positivos de gestor da instituição, alunos e professores são:

  • feedback: os estudantes têm acesso a devolutivas pedagógicas para entender suas forças, fraquezas e desempenhos;
  • auditoria: as provas são passíveis de automatização e auditoria diretamente na plataforma. Por serem nominais e possuírem QR Code, elas podem ser monitoradas, evitando problemas caso alguma desapareça, por exemplo;
  • geração de relatórios: os relatórios gerenciais ajudam a tomar decisões com base em informações e estatísticas documentadas e avaliadas;
  • logística de larga escala: a função serve para o ensalamento e organização para distribuição de testes em caso de aplicação para vários estudantes, como é o caso de seriados, simulados e vestibulares.

Case de sucesso

O Prova Fácil é utilizado por várias instituições de ensino, mas um dos principais casos de sucesso é o da PUC Minas. A universidade adota o sistema de gestão de provas para o PUC Virtual, ambiente da educação a distância.

Desde que a solução foi adotada, a instituição reduziu em 92% os pedidos de revisão. O resultado foi atingido especialmente porque os estudantes passaram a ter acesso às provas corrigidas no ambiente online, inclusive com feedback dos professores, comentários e hiperlinks.

Esse retorno contribui para a identificação de pontos fortes e fracos, conteúdos que precisam ser revisitados e onde buscar a informação correta. Com isso, o estudante é capaz de saber o que deve fazer e isso diminui os pedidos de correção de provas de maneira significativa.

Assim, fica claro que o Prova Fácil é um sistema adequado para sua instituição de ensino. Os professores têm mais tempo para cuidarem de outras atividades, focarem os trabalhos de aprendizado e reforçarem os conteúdos necessários. Para o gestor, é a oportunidade de tomar as melhores decisões e seguir no caminho certo para ter um ensino realmente de qualidade.

O que achou de saber mais sobre o Prova Fácil? Entre em contato conosco e veja como nosso sistema de gestão de provas levará sua instituição de ensino ao sucesso!


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