fbpx
  • Posts
  • Materiais
  • Artigos
  • Cases
  • Tutoriais
Posts

Revisão de prova: como reduzir o tempo de correção e otimizar o processo

Uma das principais atividades de um professor é a revisão de provas, um trabalho repetitivo, que leva tempo e consome esforços do docente. Especialmente no Ensino Superior, o tempo gasto com a correção no fluxo de avaliações é considerável, porque há muito mais alunos, especialmente quando o regime é de Educação a Distância (EaD), que conta com estudantes de todo o País.

No entanto, o tempo empregado pode ser reduzido. A ideia é usar uma solução específica, isto é, um sistema que organize e padronize o processo de avaliação. Além de facilitar o trabalho do professor, essa alternativa também contribui para a redução dos pedidos de revisão de provas.

Esse é o assunto deste artigo. Aqui, explicaremos quais etapas são necessárias para um bom processo de avaliação, o que a legislação indica sobre o assunto e como o Prova Fácil contribui para a revisão das provas aplicadas. Vamos lá?

Como funciona um bom processo de avaliação?

O ensino-aprendizagem conta com diferentes etapas. Mais que explicar o conteúdo em sala de aula, é essencial saber avaliá-lo para verificar se o aluno compreendeu o tema da disciplina e se tem capacidade para passar para a próxima etapa.

Nesse contexto, o professor precisa executar algumas atividades para garantir uma análise acertada. Entre as etapas contempladas estão:

  • planejamento do conteúdo a ser repassado em aula e abordado no teste;
  • criação de questões que constarão na prova;
  • montagem da avaliação;
  • diagramação do exame;
  • impressão do conteúdo;
  • aplicação do teste;
  • correção de perguntas e respostas;
  • lançamento de notas no sistema da instituição de ensino;
  • revisitação das notas;
  • relançamento dos resultados.

Por mais que você conheça todas essas etapas e pareça dispensável reforçar todas elas, é importante fazer esse detalhamento para perceber o tempo dispensado com a atividade. Do início ao final, esse procedimento leva dias, sendo que cada estágio exige o emprego de algumas horas de trabalho.

Por exemplo: a criação de questões pode levar até cinco horas de trabalho. A correção dos testes também leva tempo, já que vários alunos precisam ser avaliados.

Na Educação a Distância (EaD), esse processo é ainda mais demorado, porque há milhares de estudantes. Por isso, é fundamental otimizar esse processo por meio de plataformas especializadas, como o Prova Fácil.

O que diz a legislação sobre a revisão de provas?

Todo aluno tem direito à revisão, mas antes de ele fazer o pedido precisa realizar a chamada vista da prova, que contempla a apresentação do teste com comentários feitos pelo professor. Isso ocorre depois da aplicação e correção do exame.

Para que esse processo seja feito de maneira adequada, é essencial que as regras constem no regimento interno da instituição, com o propósito de que o fluxo seja executado de forma correta.

Por exemplo: algumas universidades exigem que os pedidos de revisão ou recontagem de pontos sejam feitos para a secretaria do curso. Outras requerem que a solicitação seja feita no Serviço de Atendimento ao Estudante (SAE).

De modo geral, o processo acontece da seguinte forma: o aluno tem X dias úteis para recorrer da avaliação e o procedimento deve ser feito por meio de requerimento na secretaria.

Essa diretriz pode ser seguida pela sua instituição de ensino, mas é importante que esteja disposta no regimento interno.

Como acontece o processo de revisão de provas no Prova Fácil?

O Prova Fácil é uma solução elaborada especialmente para criar, planejar, parametrizar, formatar, aplicar, corrigir e disponibilizar resultados dos testes aplicados aos alunos. O propósito é facilitar a gestão do conhecimento e trazer mais agilidade ao docente.

Esse sistema de gestão de provas trabalha com:

  • planejamento da avaliação;
  • gestão do conteúdo e banco de questões;
  • revisão e validação do conjunto de questões;
  • geração de prova;
  • logística de aplicação dos testes;
  • correção automática e divulgação dos resultados;
  • requerimento por parte do aluno;
  • gestão do conhecimento.

No que se refere à revisão, especificamente, o Prova Fácil realiza a correção automática das questões objetivas através de aplicativo ou scanner. Já as questões discursivas são inseridas em um ambiente online determinado e são enviadas por scanner.

Professores especialistas nas matérias avaliam a resposta do aluno e indicam os resultados obtidos. Ali, eles têm a oportunidade de inserir a resposta correta e direcionar os alunos a hiperlinks e referências que os façam entender melhor a resposta esperada. Essa ação é uma das mais importantes para reduzir o pedido de revisão de provas, uma vez que ele documenta para o aluno a solução da questão, tornando o entendimento sobre ela mais claro.

Ao final, a instituição também tem acesso a um relatório de desempenho geral e por estudante, o que possibilita compreender quais disciplinas são mais complexas, os temas que causam mais dúvidas e quais conteúdos precisam ser reforçados.

Vale a pena ressaltar que a correção de provas é possibilitada em cursos presenciais e a distância. Além disso, as notas são lançadas automaticamente no sistema assim que os testes forem avaliados e revisados. Com o acesso rápido aos resultados, o aluno pode também, via plataforma, realizar um requerimento (usualmente de revisão), o que agiliza o seu processo.

Outras funcionalidades relacionadas e que contribuem para os resultados positivos de gestor da instituição, alunos e professores são:

  • feedback: os estudantes têm acesso a devolutivas pedagógicas para entender suas forças, fraquezas e desempenhos;
  • auditoria: as provas são passíveis de automatização e auditoria diretamente na plataforma. Por serem nominais e possuírem QR Code, elas podem ser monitoradas, evitando problemas caso alguma desapareça, por exemplo;
  • geração de relatórios: os relatórios gerenciais ajudam a tomar decisões com base em informações e estatísticas documentadas e avaliadas;
  • logística de larga escala: a função serve para o ensalamento e organização para distribuição de testes em caso de aplicação para vários estudantes, como é o caso de seriados, simulados e vestibulares.

Case de sucesso

O Prova Fácil é utilizado por várias instituições de ensino, mas um dos principais casos de sucesso é o da PUC Minas. A universidade adota o sistema de gestão de provas para o PUC Virtual, ambiente da educação a distância.

Desde que a solução foi adotada, a instituição reduziu em 92% os pedidos de revisão. O resultado foi atingido especialmente porque os estudantes passaram a ter acesso às provas corrigidas no ambiente online, inclusive com feedback dos professores, comentários e hiperlinks.

Esse retorno contribui para a identificação de pontos fortes e fracos, conteúdos que precisam ser revisitados e onde buscar a informação correta. Com isso, o estudante é capaz de saber o que deve fazer e isso diminui os pedidos de correção de provas de maneira significativa.

Assim, fica claro que o Prova Fácil é um sistema adequado para sua instituição de ensino. Os professores têm mais tempo para cuidarem de outras atividades, focarem os trabalhos de aprendizado e reforçarem os conteúdos necessários. Para o gestor, é a oportunidade de tomar as melhores decisões e seguir no caminho certo para ter um ensino realmente de qualidade.

O que achou de saber mais sobre o Prova Fácil? Entre em contato conosco e veja como nosso sistema de gestão de provas levará sua instituição de ensino ao sucesso!


Veja mais

Materiais

[Checklist] da Transformação Digital na Educação

Esse post é um trecho do Checklist da Transformação digital, um material que mostra como os setores – seja da Educação Básica ou Supeior – precisam se atentar se quiser adentrar…

Materiais

[Infográfico] História das avaliações: de onde surgiram?

Esse post é um trecho do Infográfico História das Avaliações, um material que mostra um apanhado histórico das avaliações no Brasil e no mundo até a atualidade, bem como sua importância…

VER MAIS POSTAGENS

Pesquisa

MAIS LIDAS

Conheça quais são os tipos de avaliação de aprendizagemComo elaborar provas que realmente ajudam na aprendizagem?A importância da tecnologia na Educação e como ela impacta na performance​ de alunos e professoresComo criar um banco de questões inteligente?Como evitar cola durante as provas? Veja 4 dicas!O que é correção automática de provas?

As melhores soluções para gerenciar as suas avaliações

SIGA-NOS