Sistema de Gerenciamento de Provas: é seguro corrigir provas online?

10 de outubro de 2017

A tecnologia é uma aliada cada vez mais forte da educação. Aplicativos e plataformas possibilitam, hoje, uma série de funcionalidades que otimizam a organização e o tempo de realização de determinadas tarefas, especialmente para os professores. A correção de avaliações é uma das funções que exigem maior dedicação, porém, já é possível corrigir provas online e utilizar esse tempo para aplicar em outras demandas.

Sistemas de qualidade são altamente confiáveis!

Os sistemas de gerenciamento de provas potencializam a vida do professor moderno. O Prova Fácil, por exemplo, é um aplicativo que, além de corrigir questões objetivas em segundos, apresenta inúmeras outras funções pedagógicas e auxilia os educadores com relatórios e estatísticas.

Talvez haja certa desconfiança em relação ao sistema de gerenciamento de provas, mas, acredite: o processo é completamente seguro, confiável e traz uma série de vantagens — tanto para a correção em si, quanto para a produtividade do professor.

E quais vantagens são essas?

O professor é o grande beneficiado, e a economia de tempo é, possivelmente, a maior vantagem de se corrigir provas online. O período que o professor passa corrigindo as avaliações, uma por uma — em casa e em sala de aula —, pode ser dedicado a, por exemplo, criar conteúdos mais atrativos, planejar um número maior de aulas, aprimorar seus conhecimentos ou, até mesmo, ter mais tempo livre para suas tarefas pessoais.

Cada professor tem seu próprio acesso ao sistema, que consegue corrigir as provas muito mais rápida e precisamente. A correção automática tem possibilidade nula de erros, já que é feita a partir de um gabarito já estabelecido pelo educador.

Além disso, essa metodologia é prática: chega de carregar um grande volume de papel para baixo e para cima. Ou seja, é um auxílio eficiente que atua em vários níveis, evitando que os profissionais se sobrecarreguem ainda mais durante o período de avaliações.

Os alunos também se beneficiam!

Com a automatização da correção, os resultados podem ser disponibilizados imediatamente para os alunos, que não ficam ansiosos e já podem se dedicar aos conteúdos que julgarem mais essenciais. Consequentemente, a revisão do professor junto aos estudantes também se dá mais instantaneamente, aumentando as chances de aprendizagem e absorção dos conhecimentos.

Isso beneficia tanto cada aluno individualmente, quanto o rendimento da turma como um todo. Os relatórios gerados em aplicativos como o Prova Fácil permitem análises comparativas de cada aluno em relação à classe inteira, bem como a evolução desses resultados.

Com a instituição não é diferente!

Como você deve ter percebido até aqui, não apenas os professores desfrutam dos benefícios de se corrigir provas online. Isso porque um aplicativo de correção automatizada pode aproximar coordenadores e orientadores de seus alunos, melhorando as relações e conexões feitas dentro da instituição de ensino.

Com feedbacks personalizados, é possível verificar em quais pontos cada estudante precisa de maior atenção, de forma a estabelecer um acompanhamento pedagógico mais aproximado e assertivo. Ainda, há uma economia financeira: com uma correção mais ágil e melhoria do desempenho dos alunos, a escola terá de pagar menos horas extras.

Portanto, são várias as vantagens de se adotar um sistema de gestão de provas e, sem dúvidas, o resultado sobre a qualidade do ensino será positivo.