• Posts
  • Materiais
  • Artigos
  • Cases
  • Tutoriais
Cases

Como um sistema de gestão agiliza o processo de avaliação do Centro Paula Souza

O Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza é uma das maiores instituições de ensino profissional da América Latina – presente em mais de 300 municípios de São Paulo. E por conta de seu tamanho, viu na tecnologia o caminho para tornar seus processos de avaliação mais ágeis e inteligentes. Mapeado este problema, a instituição investiu na contratação do SGP (Sistema de Gestão de Provas) desenvolvido pela Starline Tecnologia.

sistema de gestão responsivo

Há mais de um ano  a instituição utiliza o software de gestão de provas para a geração, aplicação e correção de avaliações em duas das suas modalidades de ensino – no EJA e no curso de Formação Pedagógica. Além disso, o Centro também utiliza o recurso de aplicação de provas online possibilitando a avaliação de professores espalhados por vários municípios paulistas.

Para o professor responsável pela aplicação das provas no curso de Formação de Docentes, Artur Jovanelli, um dos principais benefícios da prova online é a correção de questões discursivas. “Com a avaliação online temos o resultado imediato e as discursivas são corrigidas com mais facilidade pelos professores”. A mudança trouxe impactos financeiros para a instituição, já que o processo de correção pode ser redimensionado. “A correção das avaliações antes era feita manualmente em planilha e depois colocada no banco de dados para ser publicada para os alunos”, relata.

Além da leitura automática das provas, o professor também sinaliza as melhorias  em logística: “tivemos um ganho muito grande com a ferramenta. Em produtividade na correção, na alimentação do Sistema Acadêmico e em ganho financeiro, sem o deslocamento dos professores dos polos próximos que vinham até SP e agora podem fazer a mesma avaliação a distância. Em termos de funcionalidade, ela se encaixa perfeitamente no que a gente precisa”.

Os movimentos de adoção da tecnologia trazem benefícios imediatos aos professores e instituições, mas também se estendem aos alunos. Com o processo de avaliação mais ágil, os alunos (que nesse caso também são professores!) contam com a comodidade de  realizar provas a distância, além de contarem com feedbacks mais rápidos e precisos sobre seu desempenho.


Veja mais

VER MAIS POSTAGENS

Pesquisa

MAIS LIDAS

Por que a transformação digital no Ensino Superior é um caminho sem volta?Importância de um software para elaborar prova nas instituições de ensinoAvaliação diagnóstica: entenda a importância para a sua instituiçãoConheça as instituições que já utilizam software para elaborar provasPor que o Prova Fácil é importante para a transformação digital na educação?Software para elaborar prova: o que é, e tudo o que ele pode fazer pela sua Instituição!

As melhores soluções para gerenciar as suas avaliações

SIGA-NOS

ASSUNTOS