A importância de um sistema de prova online integrado ao seu sistema LMS

9 de julho de 2020

Integração é a chave para ganhar tempo e ter processos centralizados e organizados

O LMS é uma ferramenta essencial para quem oferece cursos na modalidade EaD, mas você sabe qual é o melhor sistema de gestão de provas para LMS?

Afinal de contas, as avaliações são parte obrigatória dos cursos a distância e devem ser realizadas seguindo critérios de segurança que só um sistema de gestão de provas pode te oferecer. 

Essa é uma questão que precisa ser analisada com calma e bastante atenção, pois ambos sistemas devem andar juntos e se complementar para que a instituição de ensino consiga oferecer uma experiência realmente satisfatória a todos os envolvidos.

Além de ser uma decisão que afeta diretamente os alunos, é preciso pensar também nos professores, coordenadores e outros profissionais, pois todos são essenciais para que o ensino a distância se torne possível.

Entenda qual é o tamanho da importância dessa integração e porque ela deve ser analisada como uma questão crítica, capaz de influenciar diretamente nos resultados obtidos pela instituição de ensino e até mesmo em como um aluno avalia sua experiência na instituição. 

O que é um LMS?

A sigla corresponde a Learning Management System, ou Sistema de Gestão de Aprendizagem, em tradução livre. Basicamente, é a ferramenta que gerencia processos de aprendizagem, como o que acontece em instituições de ensino superior que oferecem cursos na modalidade EaD.

Tecnicamente, ele pode ser responsável por várias outras atividades, como administração, documentação, rastreamento, automação e entrega de cursos educacionais e programas de treinamento, por exemplo.

O primeiro LMS inteiramente funcional de que se tem notícia foi o EKKO, desenvolvido e lançado pela norueguesa NKI Distance Education Network no ano de 1991.

De acordo com um estudo da MarketsandMarkets, estima-se que o mercado de LMS será responsável por movimentar US$ 13,4 bilhões no ano de 2020.

Como se os números já não fossem suficientemente grandes, o mesmo estudo da MarketsandMarkets estima que este mercado deve movimentar US$ 25,7 bilhões em 2020, com uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 14% entre os anos de 2020 e 2025.

Um fator que ajuda a explicar o crescimento dos LMS é que embora tenham sido originalmente desenvolvidos para o setor da educação superior, hoje eles são muito usados também no mercado corporativo.

Por que escolher um sistema de gestão de provas se o LMS pode fazer isso?

Quando perguntamos no início deste artigo sobre o melhor sistema de gestão de provas para LMS, provavelmente uma dúvida ressoou em sua mente: por que contar com outra ferramenta, se o próprio LMS faz isso?

Ainda que isso seja verdade, é importante analisar a situação de maneira panorâmica, pois essa é uma decisão que pode fazer toda a diferença na qualidade do ensino a distância.

A base de todo EaD é a organização das aulas e conteúdos através do LMS. A experiência basicamente emula o que acontece em uma instituição de ensino presencial, com salas de aula, conteúdos, turmas e docentes.

É sabido que as avaliações são parte fundamental da gestão de um EaD. Acontece que os processos avaliativos são tão complexos que merecem um sistema que se encarregue exclusivamente dessa área e possa operacionalizar fluxos importantes.

Alguns fatores que endossam essa importância são os seguintes:

Suporte a diferentes tipos de avaliação

Há vários tipos de avaliação de aprendizagem existentes, como formativa, cumulativa, diagnóstica e somativa. Cada uma delas varia em relação à aplicação e finalidades, algo que nem sempre pode ser encarado pelos LMS.

Do planejamento à aplicação, elas variam bastante e, portanto, precisam do respaldo necessário em termos de tecnologia e gerenciamento para que ofereçam os melhores resultados.

Aprovação de questões pela coordenação

Os professores devem saber como elaborar boas questões de prova, mas é essencial que os coordenadores dos cursos também participem da aprovação, de modo que as perguntas realmente estejam alinhadas com a matriz curricular.

Ao optar pelo melhor sistema de gestão de provas para LMS, essa aprovação poderá ser feita de maneira simples, prática, eficiente e integrada a todo o processo.

Aplicação randômica com browser travado e reconhecimento facial

Uma grande dúvida entre os gestores de LMS é como evitar cola durante as provas, pois ela poderia colocar em xeque a integridade das respostas obtidas para as questões e, assim, prejudicar todo o processo avaliativo.

Com um sistema de gestão de provas, a aplicação pode ser feita de maneira randômica (questões escolhidas aleatoriamente de acordo com regras previamente definidas, como nível de dificuldade, por exemplo) e com browser travado, de modo a evitar que os alunos usem outros programas ou até mesmo comandos como Print Screen, Ctrl + C e Ctrl + V, entre outros.

É importante destacar que isso, inclusive, funciona tanto com computadores quanto com tablets iOS, o que aumenta ainda mais sua versatilidade.

Inscrição de alunos (quando necessário)

A comunicação entre o sistema de gestão de provas e o LMS deve considerar a estrutura de conteúdo das duas plataformas para garantir o alinhamento das informações. Dessa forma é possível até mesmo inscrever novos alunos nas turmas por este sistema sem que seja preciso passar por todo um processo burocrático com a equipe de TI para tal.

Abertura de requerimento para revisão por parte do aluno

Os alunos têm o direito de requisitar a revisão de determinados exercícios, como quando não concordam com a correção do professor. Nem todos os LMS permitem que isso seja feito com facilidade (ou de qualquer forma, na verdade), o que já é diferente com um sistema específico para gerenciar as avaliações.

Relatórios customizados sobre aprendizagem do aluno

Os dados na educação ajudam a conhecer melhor seus alunos, mas é muito trabalhoso obtê-los manualmente. Os sistemas de gestão de provas geram relatórios automáticos com dados relevantes, que podem ser filtrados entre alunos e turmas e ainda ter algumas opções de customização.

Com eles, é possível saber o desempenho das turmas, a progressão dos alunos, ter análises preditivas para avaliações externas, como ENEM e ENADE, e a correção TRI (Teoria de Resposta ao Item).

Tais dados possibilitam entender vários fatores adicionais sobre os alunos, até mesmo seu engajamento e risco de evasão, o que equipa a instituição com informações relevantes para suas tomadas de decisão.

Tela para correção online de questões dissertativas

O melhor sistema de gestão de provas para LMS pode ajudar até mesmo nas questões dissertativas, as quais são respondidas e corrigidas em uma tela específica dentro da plataforma, que traz mais conforto ao aluno e praticidade ao professor, o qual pode, inclusive, fazer anotações e apontamentos na resposta.

Saiba mais: Correção de questões discursivas: mais tecnologia ao processo avaliativo

Integração com os principais LMS do mercado

Por último, mas não menos importante, o melhor sistema de gestão de provas para LMS precisa ser perfeitamente integrável com os melhores LMS do mercado. Assim, as informações estarão centralizadas e não precisarão ser inseridas manualmente, o que é ótimo para economizar tempo e evitar falhas humanas.

Confira também: Como fazer avaliação no EaD? Tire suas dúvidas

Afinal, qual é o melhor sistema de gestão de provas para LMS?

Não é uma tarefa simples encontrar um sistema que esteja apto a fazer tudo isso, o que potencialmente aumentaria sua produtividade e eficiência em níveis fantásticos, além de colocar sua instituição de ensino em outro patamar.

Felizmente, a Prova Fácil tem uma solução que reúne essas e outras características, capazes de fazer com que você aprimore a criação de avaliações e faça com que todo o processo seja ainda mais inteligente e seguro.
Se você estava em busca do melhor sistema de gestão de provas para LMS, acabou de encontrar: o Prova Fácil Avaliações Regulares. Certamente, este é um investimento que trará excelentes resultados ao seu ensino a distância!