fbpx
  • Posts
  • Materiais
  • Artigos
  • Cases
  • Tutoriais
Cases

Grupo Ilumno: mais de 1 milhão de avaliações com software de geração de provas e correção automática

Você já chegou a contar quantas provas são aplicadas na sua instituição de ensino todos os anos? Se for calcular, chegará a um número surpreendente. Um exemplo claro é o do Grupo Ilumno: mais de um milhão de avaliações com software de geração de provas e correção automática já foi administrado.

Achou o total muito grande? Esse é o resultado de quatro anos de parceria do Grupo Ilumno com o Prova Fácil. Agora, já pensou em gerar essa quantidade de avaliações de maneira manual? Considerou quanto tempo os professores da sua equipe levariam para gerar essa quantidade de testes?

É por isso que, neste post, vamos apresentar mais informações sobre o Grupo Ilumno e sua parceria com o Prova Fácil. Assim, você verá o que nossa solução pode fazer pela sua escola ou universidade. Continue lendo!

O Grupo Ilumno

O Grupo Ilumno é uma rede de universidades que abrange a América Latina e o Caribe. Entre as instituições que fazem parte estão:

  • UANE, do México;
  • Universidad San Marcos, da Costa Rica;
  • Universidad Siglo 21, da Argentina;
  • Instituto Profesional (IPP), do Chile;
  • Universidad del Istmo, do Panamá.

No Brasil, existem duas principais IES que fazem parte do Grupo Ilumno: Universidade Veiga Almeida (UVA) e Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge). Saiba mais sobre elas.

UVA

A UVA foi criada ainda na década de 1970 e foi formalizada como universidade em 1992.

Com cinco campi, a IES trabalha com várias áreas:

  • Saúde;
  • Ciências Humanas;
  • Ciências Sociais;
  • Exatas;
  • Design;
  • Negócios e Tecnologia.

Com sua atuação, a UVA conquistou reconhecimento internacional e oferece educação a preço acessível. A instituição conta com aproximadamente 35 mil estudantes e tem qualificação 4 do Ministério da Educação (MEC) em diferentes cursos ofertados.

Hoje, a UVA é a segunda maior universidade particular do estado do Rio de Janeiro, de acordo com o Índice Geral de Cursos (IGC).

Unijorge

O Unijorge iniciou em 1999, na Bahia. O objetivo sempre foi a busca por melhores oportunidades. Com esse foco, a IES chegou a cerca de 25 mil alunos. Oferece mais de 50 cursos a distância e presenciais nos níveis técnico, de bacharelado, licenciatura e pós-graduação.

Além da questão acadêmica, o intuito do Unijorge sempre foi melhorar suas práticas. Por isso, desde 2006, conta com a parceria com o Grupo Ilumno, que inseriu novas tecnologias e melhorou os sistemas de forma gradual.

Foram implementadas mensurações simples, que ajudam a IES a alcançar o topo e melhorar o processo de ensino-aprendizado. Ao mesmo tempo, a gestão foi aperfeiçoada para atender às demandas do mercado e do poder público.

A parceria com o Prova Fácil

O grande número de estudantes, como você percebeu pelos dados acima, fez o Grupo Ilumno no Brasil sentir necessidade de melhorar a aplicação das provas. Por isso, firmou parceria com o Prova Fácil em fevereiro de 2015.

Em quatro anos, já foram geradas 1.176.948 provas, sempre de acordo com os parâmetros definidos pela IES. Além disso, como o Prova Fácil é um sistema de gestão que gerencia todo o processo de avaliação, torna-se mais simples coordenar atividades essenciais à aplicação de testes presenciais e virtuais.

Por isso, os clientes que utilizam a solução — entre eles o Grupo Ilumno — já obtiveram redução de 35% nos custos operacionais, 70% no tempo gasto com correção de provas e 92% nos pedidos de revisão das avaliações.

Para entender como o Grupo Ilumno fez isso, citamos as principais funções do aplicativo utilizadas pela UVA e pelo Unijorge, que trazem eficiência ao processo avaliativo. Confira!

Banco de questões

O sistema de gestão de provas traz um banco de questões robusto e construído de acordo com a matriz de conteúdo da instituição. Com isso, os docentes do Grupo Ilumno têm a chance de aproveitar as perguntas e organizar a prova em um só lugar e de forma online.

Isso otimiza a gestão do conhecimento e deixa o profissional disponível para trabalhar em frentes mais estratégicas, como a revisão de conteúdos e a preparação de aulas mais interativas e adequadas ao chamado professor 2.0.

Workflow de revisão

O banco de questões é bastante robusto e seguro, pois é utilizado o fluxo (ou workflow) de revisão. A ideia é validar as questões a partir de todos os níveis necessários, a fim de assegurar a máxima qualidade.

Como o fluxo é personalizado conforme as necessidades da IES, o Grupo Ilumno optou por cinco estágios de revisão:

  • criação das avaliações;
  • análise técnica;
  • validação do especialista;
  • revisão linguística;
  • validação final.

Esse processo é rápido e assegura a qualidade das perguntas. Os coordenadores ainda acompanham as atividades por meio de relatórios, que armazenam os logs com todos os detalhes da revisão.

De quebra, o sistema envia um resumo diário com as tarefas assumidas e disponíveis para os usuários criadores e revisores que têm seus e-mails cadastrados.

Correção de questões discursivas

O Prova Fácil analisa as respostas dos alunos de perguntas objetivas, mas também existe o recurso de avaliação das discursivas. Essa funcionalidade é possibilitada pelo envio de uma cópia da prova via scanner.

A leitura da prova é feita pelo próprio sistema e professores especializados fazem a correção. De quebra, realizam intervenções indicando a resposta correta e links para estudo do aluno. Com isso, há menos pedidos de revisão das provas e melhoria da construção do conhecimento por parte do estudante.

Entrega rápida de resultados aos alunos

O processo todo é mais rápido com o Prova Fácil, o que leva a resultados mais ágeis. No entanto, essa função está relacionada à divulgação das notas. A IES, como acontece com o Grupo Ilumno, tem a oportunidade de liberar o acesso do estudante ao sistema para verificar algumas questões.

Ele pode verificar o espelho da prova, o enunciado da questão, a alternativa correta e sua pontuação, conforme a IES determinar. Além disso, existe um botão de requerimento para solicitar a revisão da pergunta. Nesse processo, o estudante acompanha o status do pedido.

Outras possibilidades para o aluno é visualizar informações sobre agendamentos futuros, como disciplinas, datas de provas, horário e local de realização. As provas online agendadas e os exercícios enviados pelo professor também são acessados e executados para melhorar o processo de aprendizagem.

Descentralização de polos

A UVA e o Unijorge têm várias unidades. Eles também atuam com educação a distância (EaD) e possuem polos espalhados pelo Brasil. Com a função de descentralização de polos, cada um deles tem autonomia para criar, aplicar e corrigir provas individualmente, sempre com as mesmas diretrizes determinadas pelo Grupo Ilumno. Com isso, cada unidade faz sua própria gestão de provas.

software de geração de provas e correção automática-01

As outras funções importantes

As funcionalidades já destacadas são fundamentais, mas existem outras cinco que precisam ser indicadas. Todas elas ajudam o Grupo Ilumno a melhorar os processos de vestibular e avaliações tradicionais, durantes os semestres.

Os recursos são:

Anulação de questão

O professor pode cancelar alguma pergunta, mesmo após o processo de validação. A nota do aluno é distribuída entre as demais questões do mesmo tipo (isto é, discursiva ou objetiva) para fornecer mais segurança durante a realização.

Modelo de prova

O Prova Fácil possibilita criar provas em formato:

  • estático: o professor cria as questões ou busca em um banco parametrizado com a aplicação de filtros;
  • dinâmico: o docente tem a chance de definir diretrizes para as questões, que são selecionadas de maneira automática. Se quiser, também pode criar outras perguntas;
  • folha de resposta: a avaliação é criada fora da plataforma e o professor gera apenas o gabarito no Prova Fácil.

Busca de aluno

A função buscar por aluno permite encontrar informações de determinado estudante no sistema da instituição. A opção está disponível no menu “Correção” e a pesquisa pode ser realizada por turma, nome ou número de matrícula. Assim, o docente consegue corrigir as discursivas, fazer auditoria das questões fechadas e gerar o relatório de avaliação.

Browser travado

Esse é um navegador específico para aplicação de provas online. Com isso, a IES tem mais controle, porque o estudante está impedido de acessar recursos não autorizados e navegar na internet enquanto realiza o teste.

Bloqueio de IP

O bloqueio de IP impede que o aluno faça a prova online fora da instituição. Ele precisa entrar no ambiente específico, o que aumenta a confiabilidade dos resultados e a solidez do processo. Entre os benefícios dessa funcionalidade estão:

  • segurança, porque os computadores da IES estão preparados;
  • melhoria da logística, pois há otimização do uso das salas;
  • autonomia, já que o bloqueio é feito de forma fácil e pode ser desfeito a qualquer momento.

Como você pôde perceber, o Prova Fácil trouxe vários benefícios para a UVA e o Unijorge. É assim que o Grupo Ilumno criou mais de um milhão de avaliações com software de geração de provas e correção automática. Todos os recursos que apresentamos facilitam a gestão das avaliações e garantem um resultado mais coeso e eficiente para todos os polos.

E você, espera o que para entender melhor como o Prova Fácil ajuda sua IE a gerar mais de um milhão de provas? Entre em contato conosco e veja como nossa solução se adapta às suas necessidades!

software de geração de provas e correção automática


Veja mais

Tecnologia da informação

Como fazer a gestão do seu EaD com o Prova Fácil?

A administração de qualquer instituição de ensino depende de dados. São eles que direcionam as próximas ações, sinalizam quais práticas pedagógicas são melhores e como a atuação deve ocorrer em…

VER MAIS POSTAGENS

Pesquisa

MAIS LIDAS

Conheça quais são os tipos de avaliação de aprendizagemComo elaborar provas que realmente ajudam na aprendizagem?A importância da tecnologia na Educação e como ela impacta na performance​ de alunos e professoresComo criar um banco de questões inteligente?BNCC e as avaliações: como adaptar as rotinas?Como evitar cola durante as provas? Veja 4 dicas!

As melhores soluções para gerenciar as suas avaliações

SIGA-NOS