Melhores ferramentas de tecnologia na educação no Brasil

1 de dezembro de 2014
tecnologia na educação no Brasil

Parece quase impossível falar em futuro sem pensar em novas tecnologias. Na área da educação não é diferente, e muitas vezes já trouxemos aqui no blog algumas perspectivas futuras envolvendo novas propostas e tecnologias como Big Data, aprendizagem adaptativa, plataformas adaptativas, aparelhos tecnológicos, ambientes colaborativos, etc. Afinal, quais são as principais ferramentas tecnológicas que chegaram ou estão para chegar ao Brasil?

Os avanços tecnológicos acontecem a cada instante, em todas as áreas, e as necessidades dos profissionais em terem melhores condições de trabalhar, a fim de oferecer um ensino de qualidade aos alunos, já tem feito pesquisadores olharem para esta área com mais cuidado. E não só os profissionais da educação influenciaram estas mudanças, os próprios alunos mudaram, estão mais informados e em condições de exigir mais atenção às necessidades de uma formação mais completa.

A aprendizagem adaptativa é uma tendência que já vem sendo absorvida no Brasil, e aos poucos vem contando com a tecnologia para aprimorar suas práticas e torná-las ainda mais eficazes. Conheça alguns recursos que já chegaram ou tendem a chegar no país pelos próximos anos:

Ambientes colaborativos

Totalmente ligado às práticas da aprendizagem adaptativa, trata-se de espaços online que visam contribuir para a colaboração e o trabalho em grupos. Nesse tipo de ambiente a interação acontece independente de onde os alunos estejam.

Redes

Aprimoramento dos serviços de banda larga para grandes eventos esportivos e culturais. Além do maior número de smartphones facilitando o acesso rápido, barato e fácil a todos os tipos de informação.

Aplicativos

Aplicativos que organizam informações de várias fontes possibilitando associações entre elas, e facilitando os resultados aos usuários, tudo de forma atraente e prática.

Uso de jogos no ensino

Usar jogos online nas experiências educacionais é uma tendência bem próxima. Esta prática estimula o desenvolvimento cognitivo, solução de problemas e pensamento crítico.

Geolocalização

Ainda pouco explorado na área da educação, este recurso permite determinar a localização exata de objetos físicos, além da combinação com dados sobre outros eventos, objetos ou pessoas.

Estes são apenas alguns dos recursos que os avanços tecnológicos têm, ou estão em estudo, para contribuir para uma educação cada vez mais focada nos interesses e necessidades dos alunos. Ainda há muito que evoluir, mas este é um caminho que já está sendo trilhado e que se mostra cada vez mais próximo e promissor.

tecnologia na educação no Brasil