Tudo sobre Aprendizagem Adaptativa que você precisa saber

24 de julho de 2014

Cada vez mais as instituições de ensino percebem que aliar a tecnologia aos processos de educação não é só possível, como também é vital. Por isso, muito se fala hoje da aprendizagem adaptativa, uma espécie de junção de conteúdos online e offline que são personalizados para os diversos alunos, conforme sua fase de aprendizado.

Para que você conheça profundamente o conceito, as maneiras de usar e os tipos de tecnologia disponíveis no mercado, o ProvaFácil  preparou um dossiê sobre o assunto. Depois de lê-lo você vai enxergar sua instituição de modo diferente, e com uma única certeza: não há como viver sem o ensino adaptativo daqui para frente.

O que é a Aprendizagem Adaptativa

A aprendizagem adaptativa é, basicamente, uma nova forma de gestão do ensino nas instituições públicas e privadas, através de uma plataforma tecnológica. Ele ajuda o corpo docente – e a direção da instituição – a perceber a fase de aprendizado de cada aluno individualmente.

Com isso, o conceito de “adaptativa” é posto em prática, com a plataforma direcionando conteúdos específicos para cada aluno, conforme seu desenvolvimento pessoal. O ensino adaptativo deve estar sempre focado em necessidades individuais do aluno, e em seus índices de aprendizagem, para fazer efeito.

Mas que fique bem claro: o ensino adaptativo não substitui, de forma alguma, o aprendizado em sala de aula – e menos ainda a gestão do tempo no ambiente presencial. Muito pelo contrário: ele auxilia os professores a gerir melhor o tempo de disseminação de conteúdo e explanação de dúvidas, já que os alunos têm muito mais espaço para aprender e mapear suas dificuldades.

Como Funciona a Aprendizagem Adaptativa

A aprendizagem adaptativa funciona em ambientes de ensino online e offline, e sua prática pode se estender a diversas atividades no dia-a-dia da instituição. Quando a diretoria escolhe uma plataforma de aprendizagem adaptativa para auxiliar seus alunos, é preciso que uma equipe de apoio formada por professores, administradores e pais seja composta. A participação de todos os agentes na educação do aluno é extremamente importante para que a aplicação do ensino adaptativo faça real diferença. O desenvolvimento de cada um, bem como o progresso da turma como um todo, deve ser sempre da ciência de todos os agentes envolvidos.

Existem ferramentas disponíveis no mercado?

tudo sobre aprendizagem adaptativa

A boa notícia vem agora: sim, existem ferramentas que possibilitam a aplicação da aprendizagem adaptativa nas instituições brasileiras. A tecnologia em volta da aprendizagem adaptativa já chegou ao Brasil, onde as empresas mais conceituadas de tecnologia promovem a prática através de softwares de fácil instalação, monitoramento e treinamento de equipes.

Se a sua instituição de ensino quer aplicar o futuro dentro da sala de aula, o ensino adaptativo é a solução – e a hora é agora. Os benefícios são inúmeros, tanto para a instituição e alunos quanto para a comunidade em que estão inseridos, já que o conhecimento é o principal objetivo da sua aplicação.