Tecnologia para professores na correção de provas

30 de dezembro de 2014
tecnologia para professores

Se você é professor, sabe o quão corrido é o processo de aplicação, correção e distribuição das notas de provas. Contudo, é importante ressaltar que este processo é fundamental para conhecer melhor os alunos e o desenvolvimento da turma como um todo. Preparar uma prova estratégica, bem planejada e focada na análise do desempenho de cada um é fundamental.

Lançar notas aleatórias numa planilha, apenas para passar o aluno de semestre, não é um método nada eficiente. Corrigir uma prova pode – e deve – ir muito além disso. Entender o porquê do erro do aluno, perceber suas dificuldades, entender se a prova foi feita conscientemente ou “no chute” e deixar clara a familiaridade do aluno com os assuntos abordados são alguns pontos que podem ser observados durante a correção das provas.

Mas, claro, não são os únicos.

tecnologia para professores

5 coisas importantes sobre a correção de provas

  1. A coordenação pedagógica precisa acompanhar de perto o processo de correção das provas. Assim, além do suporte aos professores, o acompanhamento ao rendimento do aluno fica muito mais incisivo. Este acompanhamento pode ser feito através de relatórios desenvolvidos pelos professores, por exemplo.
  2. Provas abertas e fechadas têm suas particularidades. Enquanto na primeira há uma oportunidade maior de perceber o entendimento do aluno sobre determinado conteúdo, as questões fechadas são mais objetivas e, portanto, dão pouca margem para uma análise mais profunda dos conhecimentos dos alunos.
  3. Conciliar o ensino adaptativo (onde o foco está em cada aluno de forma individualizada) com o processo de correção de provas é uma excelente estratégia para apresentar melhores resultados, seja no desenvolvimento dos alunos ou mesmo nos métodos de trabalho utilizados pela instituição.
  4. O uso do sistema de gestão de provas (SPG) representa um avanço significativo no processo de correção de provas. Além de otimizar o trabalho dos professores, ainda proporciona uma análise mais aprofundada dos resultados obtidos pelos alunos.
  5. A correção de provas realizada junto aos alunos é uma excelente oportunidade de gerar um debate sobre as questões e despertar interesse e credibilidade junto à turma. Proporcionar esse momento de discussão com os alunos pode resultar em mais aprendizado, interesse e engajamento com sua matéria.

Entender a importância do processo de correção de provas é o primeiro passo para alcançar melhores resultados. Os professores precisam aprender a explorar melhor este recurso, que na maioria das vezes é banalizado pelo sistema. Não se trata de corrigir por corrigir, e sim explorar o trabalho que já existe de passar por esta fase e extrair dele análises fundamentadas e significativas sobre os alunos.