• Posts
  • Materiais
  • Artigos
  • Cases
  • Tutoriais
Vida de professor

Novas tecnologias que otimizam o tempo do professor fora de sala de aula

Novas Tecnologias que otimizam o tempo do professor fora de sala de aula

Inserir tecnologias em sala de aula, para usá-las em benefício da Educação, não deve ser mais uma questão a ser pensada. É fato que os métodos de ensino precisam se atualizar, afinal, as mudanças mais significativas dos últimos anos são diretamente relacionadas a inovações tecnológicas.

 

Os alunos de hoje em dia têm uma realidade completamente diferente do que era há 10 anos, ou ainda menos. Em 2010, por exemplo, o WhatsApp acabava de ser criado e, no Brasil, seu uso era praticamente nulo. De lá pra cá, muita coisa mudou, certo?

 

Mas algo ainda continua como antes: as diversas tarefas que um professor tem. Preparar aulas, formular avaliações, corrigir provas e manter os alunos interessados são apenas alguns dos desafios do dia a dia dos educadores. Mas, se as tarefas continuam muitas, as formas para realizá-las foram bastante otimizadas. Graças a isso mesmo que você está pensando: as novas tecnologias.

 

Alunos, professores e escolas: todo mundo sai ganhando

Investir em tecnologias educacionais significa caminhar em concordância com o tempo em que vivemos. Preparamos os alunos, capacitamos os professores e, consequentemente, a escola alcança resultados melhores. A tecnologia inova o ambiente, a relação entre professores e estudantes e proporciona uma experiência de aprendizado muito mais enriquecedora.

 

E, veja bem, não é apenas dentro da sala de aula que as vantagens aparecem não, viu? Existem aplicativos e ferramentas que otimizam o tempo e facilitam a vida do professor também do lado de fora da escola.

 

Armazenar dados e informações, contabilizar notas, pesquisar conteúdos, comunicar-se com os alunos… tudo isso já é possível de ser realizado no mundo digital, poupando muito tempo e esforço por parte dos profissionais.

 

Novo ano letivo, novas tecnologias

Que tal iniciar o próximo ano letivo inovando? Separamos algumas dicas de ótimos (e gratuitos!) aplicativos para você começar a usar e revolucionar seu dia a dia. Confira:

 

TeacherKit

Como o nome sugere, esse é um kit com vários itens que vão facilitar a sua rotina. O TeacherKit vai fazer com que você abandone a papelada e tenha um controle online de suas turmas. O aplicativo permite a marcação de presenças, o lançamento de notas e observações de comportamento, tudo de maneira intuitiva e prática.

 

Prova Fácil

Essa plataforma vai mudar a forma como você lida com a correção de provas. De maneira automatizada e segura, as questões objetivas são corrigidas em questão de segundos. Além disso, o app apresenta outras funcionalidades, como diagramação automática, banco de questões, estatísticas de resultados, etc.

 

Google Drive

O armazenamento de dados em nuvem é um forte aliado dos professores. Essa é uma menira simples e segura de guardar, acessar e compartilhar seus dados, evitando perdas ou roubos de arquivos.

 

O Google Drive é incrível e muito útil nesse sentido. Lá, você consegue criar documentos, planilhas e apresentações, e compartilhar com grupos ou pessoas específicas, bem como editar online — de onde você estiver! — e trabalhar ao mesmo tempo que outras pessoas. Pode ser uma boa ferramenta para disponibilizar arquivos para os alunos, bem como para corrigir trabalhos.

 

Feedly

Estar antenado e atualizar os alunos com acontecimentos ao redor do mundo também é papel do professor. Ficar por dentro das notícias é muito importante, e o Feedly faz uma seleção dos assuntos mais relevantes pra você.

 

E você, já fez uso de algum desses aplicativos? Não deixe de contar pra gente nos comentários a sua experiência.  😉

Esperamos ter ajudado!


Veja mais

VER MAIS POSTAGENS

Pesquisa

MAIS LIDAS

Por que a transformação digital no Ensino Superior é um caminho sem volta?Importância de um software para elaborar prova nas instituições de ensinoAvaliação diagnóstica: entenda a importância para a sua instituiçãoConheça as instituições que já utilizam software para elaborar provasSistema de geração de provas e correção automática no movimento paperlessPor que o Prova Fácil é importante para a transformação digital na educação?

As melhores soluções para gerenciar as suas avaliações

SIGA-NOS

ASSUNTOS