Transformação Digital das Avaliações: sua Instituição já começou?

2 de março de 2022
transformação digital nas avaliações

A digitalização trouxe diversas vantagens para a educação e nas avaliações isso não seria diferente, momento o qual toda a instituição pode ser beneficiada com recursos ágeis e otimizados.

É notório a força da tecnologia no mundo globalizado, o que só reforça que isso é uma realidade também no campo educacional, incluindo aqui o setor de avaliações.
Logo, podemos afirmar que a transformação digital das avaliações já é uma demanda emergente diante das inovações do século XXI e das demandas da geração Millennials.

Prova disso, é que conforme o relatório “Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação Inclusiva”, divulgado pela Fundação Essl, a adoção de um projeto político-pedagógico aliado à utilização de tecnologias pode ser algo transformador, desde que a subjetividade dos sujeitos seja considerada.

Sendo assim, convidamos você a acompanhar este artigo e descobrir a importância da transformação no processo avaliativo. 

O que é Transformação Digital?

A transformação digital nada mais é que a implementação de soluções digitais em problemas considerados tradicionais. 

Em se tratando da educação superior, essa digitalização tem se tornado cada vez mais notória; prova disso são o frequente uso de recursos didáticos e metodológicos e no ensino EAD e híbrido.

O que seria, então, a Transformação Digital das avaliações?

Uma vez que as avaliações são o coração de uma instituição que deseja ofertar um ensino personalizado e atualizado para seus alunos, a transformação das avaliações significa a inserção de tecnologia na aplicação de testes e exames, de forma a digitalizar todo (ou quase todo) o processo avaliativo. 

Essa personalização ocorre em prol da satisfação dos discentes.
Para alcançar tal feito, é preciso investir em uma revisão dos protocolos internos, visando a melhoria de práticas simples, como a adoção de um banco de questões para o ensino superior, entre outros aspectos. 

Quais são os principais benefícios da transformação digital das avaliações?

A transformação digital  nas avaliações oferece variadas oportunidades positivas para as instituições de educação superior.
Acompanhe alguns desses benefícios a seguir.

Segurança

Um sistema de avaliações moderno garante segurança aos processos, evitando erros no cálculo das notas e perda de materiais importantes, por exemplo. 

Além dessas vantagens, o gestor universitário pode ter mais tranquilidade na administração de processos seletivos, já que com um bom software de gestão de provas, a faculdade está preparada para atender diferentes públicos e demandas, garantindo a diversificação dos métodos e formas de aplicação.

Otimização dos processos via transformação digital das avaliações

A tecnologia facilita a aplicação de avaliações e isso ajuda na otimização dos processos de aprendizagem da organização educacional.
A princípio, a implementação de aulas virtuais já é um pontapé inicial nessa quebra de paradigmas da educação tradicional

É necessário oferecer suporte ao aluno na questão de materiais complementares, pois hoje ele não se utiliza apenas do que é oferecido em sala de aula, o que é bem positivo também. 

Assim, livros didáticos e explanação por si só já não são suficientes para os desafios da sociedade contemporânea, então não é justo deixar seus alunos de fora dessa inovação.

Aumento da satisfação e da experiência do aluno 

A transformação digital nas avaliações promove verdadeiras mudanças na satisfação dos alunos devido ao processo de ensino se tornar inovador e condizente com a realidade de cada estudante.

A motivação em atividades rotineiras tende a aumentar, haja vista a melhorias dos meios de aplicação das avaliações e do formato personalizado, adicionando qualidade à rotina operacional.
Com isso, os estudantes passam a receber conteúdos e provas mais estratégias, alinhadas ao conteúdo estudado e, é claro, tudo de maneira ágil.

Além disso, os professores ganham também agilidade e produtividade na execução das tarefas, uma vez que é possível executar atividades diferentes em menor tempo, sobrando espaço para planejar e propor exames customizados.

Flexibilidade e personalização do ensino e práticas avaliativas

Como dissemos anteriormente, a personalização garante uma identificação do aluno com a instituição, e isso ocorre porque ele consegue se sentir acolhido pela faculdade através de conteúdos e provas adaptadas ao seu processo de aprendizado próprio.

Nesse sentido, a transformação digital nas avaliações é muito útil aos aprendizes, porque os materiais e formas de acesso ao programa avaliativo é facilitado, podendo ser acessado facilmente por um sistema de avaliação digital, por exemplo.

Outro ponto relevante é a disponibilidade de notas, o que assegura transparência e rapidez à IES, conferindo uma experiência de respeito com o público discente, que pode consultar seu desempenho acadêmico sempre que precisar.

Por fim, também é válido mencionar os recursos tecnológicos que, se bem utilizados, podem beneficiar a aprendizagem através de aulas mais dinâmicas e motivadoras, possibilitando a qualidade do curso/disciplina. 

Em suma, o processo de aprendizado e avaliação da entidade de educação superior aumenta, o que é bastante valioso.

Como saber se minha instituição já deu start na transformação digital das avaliações?

Como vimos, a transformação digital nas avaliações é uma pauta importante e que precisa ser considerada pelas instituições que almejam o sucesso do ensino de seus alunos, garantindo agilidade na metodologia e melhoria da performance docente.

De fato, existem diversos recursos que podem acelerar essa transformação, como um sistema de geração de provas, que de preferência, também possua um banco de questões para o ensino superior. 

Além disso, a oferta de conteúdos  por meios não-tradicionais de ensino é uma boa oportunidade de modernizar as aulas, conferindo um “novo” modo de aprendizagem, seja ele oferecido por meio de ensino EAD ou formato híbrido.

Assim sendo, é visível que toda e qualquer empresa seja  uma escola, universidade ou loja – precisa acompanhar a transformação digital se quiser se manter competitiva no mercado. 

A nova geração de alunos é totalmente conectada ao digital, portanto inserir novos meios de aprendizagem não é uma opção, mas uma regra para o sucesso.

Mais que isso, uma atitude de resistência demonstra falta de flexibilidade, podendo gerar afastamento dos alunos e ao prejuízo comercial da marca, o que não é nada agradável, concorda?

Por tudo isso, podemos afirmar com toda certeza que as soluções da Prova Fácil são a combinação perfeita para agilizar a transformação digital das avaliações da sua IES.
Então, aproveite para dar um salto na implementação de tecnologias e garanta a satisfação dos alunos e professores!  Chegou a hora de elevar o patamar das suas avaliações usando as soluções da Prova Fácil